quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ratos turistas invadem a Praça do Comercio.


Antes de mais quero dizer que os ratos, em geral, têm hábitos nocturnos. Eles só saem à luz do dia quando sua população aumenta tanto que a comida disponível é insuficiente para alimentar a colónia toda.
Na semana passada pela hora de almoço, observei um desses turistas (rato) a passear entre as duas esplanadas da Praça do Comercio, não dei muita relevância ao sucedido por pensar que era um turista perdido pela baixa de Coimbra, até porque tinha ouvido uma conversa uns dias antes que uma empresa do norte tinha ganho o concurso para a desratização e que já se tinham iniciado a mesma, embora nunca os tenha visto pela baixa.
Ontem ao fim do dia, em mais uma das minhas voltas pelas ruas e ruelas das baixa, parei para conversar com uns comerciantes da Praça do Comercio, e veio à baila o assunto dos ratos a passear na Praça. Um funcionário de um dos cafés, o Vítor Silva do Café Praça Velha, disse-me que tinha acabado de matar dois ratos á vassourada e que os tinha colocado num dos caixotes do lixo. Lembrei-me logo da semana passada, afinal o turista não andava perdido mas sim fazia parte de uma colónia.
Fui ter com o meu amigo Luís Quintans, do Blogue Questões Nacionais, e contei-lhe da invasão dos turistas de 4 patas e resolvemos ir fotografar os ditos ratos.
Enquanto o Luís Quintans fazia a sua reportagem, dirigi-me à Junta de Freguesia de São Bartolomeu, onde sou Vogal, e informei o Presidente Clemente da “invasão” da Praça Velha, mostrei-lhe algumas fotografias que tirei. O Presidente Clemente nesse preciso momento escreveu um ofício a informar a Câmara Municipal de Coimbra.
Segundo o testemunho de alguns comerciantes, existem ratos das mais diversas dimensões a passearem na Praça do Comercio, a entrarem e a saírem das frestas.
Pelo que sei, este problema não está a acontecer só na baixa mas também na zona da alta da cidade.


Sem comentários: