sábado, 17 de julho de 2010

"Boa-Bay-Ela em Festa"

A mostra “Boa-Bay-Ela em Festa” trata-se de um projecto desenvolvido e realizado pela Real República Boa-Bay-Ela e que irá decorrer entre os dias 19 e 24 de Julho.
Pretende-se que seja uma mostra onde estejam envolvidas as várias Repúblicas de Coimbra, procurando unificar vontade...s numa “Festa” que poderá ser precursora de muitas.
Tendo como cenário a República Boa-Bay-Ela e a cidade de Coimbra esta mostra irá abrir as portas da casa à cidade e aos seus habitantes. Tem também o objectivo trazer à República Boa-Bay-Ela antigos habitantes da casa, dando a oportunidade de voltar a sentir Coimbra e a República onde viveram durante o seu período de estudos num ambiente de festa e alegria.
Irão decorrer exposições de pintura e fotografia, concertos, espectáculos etnográficos, cinema ao ar livre, debates, workshops e muito, muito, mais!
Actividades permanentes
Exposição de Pintura da autoria do artista plástico Eduardo Lóio (antigo Republico) intitulada de “Faces”.
Exposição de Fotografia da autoria de Henrique Patrício, dedicada ao tema: “Repúblicas de Coimbra”
Durante a “Boa-Bay-Ela em Festa” a casa irá estar aberta à cidade de Coimbra, estando reservadas Visitas Guiadas, pela história da casa que se funde com a de Coimbra, a cada um que a visitar!
Emissão em directo da Rádio Universidade de Coimbra.
Jantares temáticos com a presença de Convidados Especiais.
Dia 19 de Julho
ABERTURA OFICIAL da mostra “Boa-Bay-Ela em Festa”.
Actuação do grupo de Pauliteiros do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC).
WORKSHOP de Judo promovido por João Cunha Brito
Dia 20 de JulhoConversa com Elísio Estanque e José Soeiro dedicada ao tema “A apatia estudantil na actualidade”
Dia 21 de Julho
De forma a aproveitar o bom tempo que já se faz sentir, no dia 21 haverá Cinema ao ar livre. Este será projectado no jardim situado em frente à Escola Secundária José Falcão.
18h00 – Inicio do Picnic.
21h00 – Projecção Filme 1 – Roleta Russa (cada um leva um filme que será escolhido à sorte na altura). Tipo de Filme: Documentário.
Após um intervalo de 15m terá o inicio a Projecção do filme 2. Tipo de Filme: Animação / Comédia
Dia 22 de Julho
Instalação Sonora do projecto “Ninjas!” liderada por Bruno Silva da Republica da Praça.
Sessão de Poesia – A declamação de poesia estará ao encargo de actuais ou antigos repúblicos ou comensais, e está aberta a quem queira participar, trazendo o seu poema preferido.
Dia 23 de Julho
Actuação dos AJM Collective composta por actuais e antigos elementos de Repúblicas de Coimbra.
Dia 24 de Julho
Festa de ENCERRAMENTO da mostra “Boa-Bay-Ela em Festa”
Actuação do Grupo Musical "Alheiras Primorosas", nascido no seio do GEFAC.

"TUK TUC" - Em Coimbra

(Foto do blogue Questões Nacionais)
É um triciclo com cabine para transporte de dois ou três passageiros muito utilizado em grandes cidades da Índia e do sudeste asiático, nas quais o trânsito é muito congestionado.Existe a motor e a pedal.
Já anda a circular nas ruas de Coimbra.

Esquerda traiu projeto original do socialismo.

Fonte: Kaosenlared.net) Ao avaliar a crise internacional e as propostas da esquerda frente à catástrofe que se forma no mundo contemporâneo, Eric Toussaint apresenta duas esquerdas diferentes e diz que ambas propõem rumos distintos para resolver o emaranhado que se formou nos últimos anos.
Uma, explica, ainda se preocupa com o socialismo e com as questões ecológicas, fala em ecosocialismo, se manifesta através dos movimentos sociais, e luta para por em prática “soluções anticapitalistas, feministas e anti-racistas” .
Na outra frente, está a esquerda social liberal ou social democrata, presente em governos como Barack Obama, Lula, Gordon Brown, Zapatero. Esses, afirma, além de investirem num modelo econômico neoliberal, são incapazes de perceber a amplitude da crise ecológica, “reforçam o modo de produção produtivista colocando talvez um pouquinho da cor verde sem, de forma alguma, adotar as medidas radicais que se impõem”.
A crise civilizatória por qual passa a humanidade atualmente é também, para o economista francês, reflexo da história da esquerda social democrata que “adaptou-se à sociedade capitalista”.
Em entrevista especial concedida por telefone à IHU o­n-Line, Toussaint diz que, além de não se respeitar a “verdadeira democracia baseada na auto-gestão”, “a crise profunda da esquerda está ligada, de certa forma, a uma deformação das propostas dos socialistas, dos comunistas como Karl Marx e Friedrich Engels”.
Ao defender o socialismo do século XXI, ele ressalta que ele não deve reproduzir o que foi colocado em prática no século XX, mas, sim, “ser uma resposta profundamente democrática e auto gerenciável às experiências negativas do passado”.
Questionado sobre a possibilidade de construir uma proposta mais radical que leve ao fim do capitalismo, ele é incisivo: “Isso implica em profundas mobilizações sociais para recolocar em pauta um verdadeiro processo revolucionário como o que triunfou há 50 anos em Cuba, em 01 de janeiro de 1959”. E enfatiza: “É preciso uma nova política anticapitalista, socialista e revolucionária que deve incluir uma dimensão feminista, ecologista, internacionalista, anti-racista. É preciso que estas diferentes dimensões sejam integradas de maneira coerente no que está em jogo no socialismo do século XXI.”
Eric Toussaint é doutor em Ciências Políticas, pela Universidade de Liége, Bélgica, e pela Universidade de Paris VIII, França. É autor de A bolsa ou a vida (São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2002).

Confira a entrevista aqui:

Daqui a uns anos os actuais alunos do básico e secundário


Matemática - 13 x 7 = 28

Demissão geral na Maternidade Bissaya Barreto

(Foto do blogue forumcoimbra.com)
Directora clínica e três chefes de serviço atacam desinvestimento na unidade

A direcção clínica e os três directores de serviço da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, pediram a demissão em bloco na sequência de várias decisões do conselho de administração. Atrasos no acesso a materiais, a ausência de obras na unidade e o cancelamento da construção de um centro de medicina da reprodução, com as consequências que têm na qualidade do atendimento, foram as razões reveladas ao DN para os pedidos de demissão.
Os pedidos de demissão, que foram transmitidos nos últimos dias aos administradores do Centro Hospitalar de Coimbra, já são do conhecimento da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Sérgio Esperança, dirigente do sindicato, disse ao DN que estava preocupado com a situação. "Vamos pedir explicações para estas demissões. Estamos a falar da directora clínica e dos directores dos serviços de ginecologia, obstetrícia e neonatologia, que são pessoas que têm toda a confiança dos médicos". Em relação aos utentes, teme que "se prejudique a assistência. Esta é uma das duas unidades mais diferenciadas do centro".
Um especialista que não quis ser identificado referiu ao DN que "há uma insatisfação global do corpo clínico. Desistiu-se das obras das estruturas que estavam aprovadas há anos e que são urgentes. O edifício tem 30 anos. E se isso não afecta a qualidade clínica, afecta indirectamente a qualidade dos cuidados aos utentes", refere.
Já em relação ao centro de procriação medicamente assistida (PMA), "transmitiram-nos que ia ficar no hospital pediátrico, quando já tínhamos comprado o material e projectos com dois anos", lamenta. A administração justifica a transferência com "o atraso na conclusão do projecto existente", reinstalando-o no novo hospital pediátrico a título provisório", e antecipando a criação do novo centro de PMA "com custos controlados num cenário de crise".
Diariamente, de acordo com fontes do hospital e do sindicato, há problemas com o acesso a material. "O material não tem sido substituído com a rapidez necessária. Só agora vão lançar um concurso para a aquisição de material, o que ainda vai demorar", exemplifica outro médico do serviço.
Isso aconteceu com a unidade da neonatologia. Houve problemas com as incubadoras, por isso a unidade ficou algum tempo sem receber bebés prematuros", diz Sérgio Esperança. A administração do Centro Hospitalar de Coimbra nega que haja desinvestimento na área, "considerando que o novo hospital pediátrico terá uma das melhores unidades de cuidados intensivos, preparada para responder à região", apesar de admitir que a maternidade precisa de obras. As unidades "tendem para se complementar e integrar os recursos".
As demissões foram "expressão individual e colectiva de uma profunda tristeza e o defraudar de mais um projecto de requalificação da unidade". Mas a administração diz que "não afectará a qualidade da prestação assistencial".
Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1620328&seccao=Centro

Ligação ferroviária interrompida entre Coimbra e Coimbra B

Segundo o Jornal de Noticias,
"A ligação ferroviária entre as estações de Coimbra e Coimbra B está interrompida desde as 00.30 horas de hoje, sábado, por razões de segurança, não havendo previsão do restabelecimento da circulação, informou a Refer.
Em comunicado, a Refer - Rede Ferroviária Nacional explica que a Estradas de Portugal solicitou-lhe o "encerramento do tráfego ferroviário" naquele local, devido a uma "intervenção de urgência num pilar de suporte do tabuleiro da Ponte Açude", junto à linha de comboio.
A estação de Coimbra é ponto de partida e chegada de comboios de longo curso e tem uma ligação à subestação urbana de Coimbra B.
Esta ligação vai estar interrompida "até estarem garantidas as condições de segurança" para a circulação de comboios, indicou a Refer.
A "intervenção de urgência da Estradas de Portugal obriga, para uma maior celeridade dos trabalhos, ao corte de tensão e à ocupação da linha férrea para montagem de suporte provisório de acesso à frente de obra", adianta a nota da empresa."
Deixo aqui uma pequena correcção à notícia do JN;
Os comboios de longo curso param em Coimbra B, tendo depois ligação para a estação de Coimbra. Na notícia está ao contrário.





Por fim Sábado...

...dia de um churrasco.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lua

A Lua observada da minha janela.

Portugal daqui a 2 anos!?

(Foto da Web)
Um menino regressa da escola cansado e faminto e, pergunta à mãe:
'Mamã, que há de comer?'
'Nada, meu filho.'
O menino olha para o papagaio, que têm na gaiola, e pergunta:
'Mamã, porque não há papagaio com arroz?'
'Porque não há arroz.'
E papagaio no forno?'
'Não há gás.'
'E papagaio no grelhador eléctrico?'
'Não há electricidade.'
'E papagaio frito?'
'Não há azeite.'
E o papagaio contentíssimo gritava:
-'VIVA O SÓCRATES !!! VIVA O SÓCRATES'

A Revolta das couves... Portugal no seu melhor!!!

Em Várzea de Meruge, Seia, Serra da Estrela, a população cansou-se de pedir ao presidente da Junta que reparasse o piso de uma rua.
Vai daí, decidiu plantar couves nos buracos... e agradecer ao presidente e ao seu padrinho em S.Bento.
Nunca a frase «atirou com o carro para as couves» fez tanto sentido...
Vale a pena ver as imagens. É ainda curto, mas é um sinal de que o povo está aí, já se ouvem ao longe os tambores... um dia a paciência acaba...

"Imagine(m)", por Mário Crespo...

Pode ser que se crie uma corrente de indignação e desencadeie uma petição à AR!!!
Um dia destes o homem poderá estar sem emprego... mas coragem de opinião tem-na!
E só podemos concordar com ele!

Imaginem

00h30m
Imaginem que todos os gestores públicos das 77 empresas do Estado decidiam voluntariamente baixar os seus vencimentos e prémios em dez por cento.
Imaginem que decidiam fazer isso independentemente dos resultados. Se os resultados fossem bons as reduções contribuíam para a produtividade. Se fossem maus ajudavam em muito na recuperação.
Imaginem que os gestores públicos optavam por carros dez por cento mais baratos e que reduziam as suas dotações de combustível em dez por cento.
Imaginem que as suas despesas de representação diminuíam dez por cento também. Que retiravam dez por cento ao que debitam regularmente nos cartões de crédito das empresas.
Imaginem ainda que os carros pagos pelo Estado para funções do Estado tinham ESTADO escrito na porta.
Imaginem que só eram usados em funções do Estado.
Imaginem que dispensavam dez por cento dos assessores e consultores e passavam a utilizar a prata da casa para o serviço público.
Imaginem que gastavam dez por cento menos em pacotes de rescisão para quem trabalha e não se quer reformar.
Imaginem que os gestores públicos do passado, que são os pensionistas milionários do presente, se inspiravam nisto e aceitavam uma redução de dez por cento nas suas pensões. Em todas as suas pensões.
Eles acumulam várias. Não era nada de muito dramático.
Ainda ficavam, todos, muito acima dos mil contos por mês.
Imaginem que o faziam, por ética ou por vergonha. Imaginem que o faziam por consciência.
Imaginem o efeito que isto teria no défice das contas públicas.
Imaginem os postos de trabalho que se mantinham e os que se criavam.
Imaginem os lugares a aumentar nas faculdades, nas escolas, nas creches e nos lares.
Imaginem este dinheiro a ser usado em tribunais para reduzir dez por cento o tempo de espera por uma sentença.
Ou no posto de saúde para esperarmos menos dez por cento do tempo por uma consulta ou por uma operação às cataratas.
Imaginem remédios dez por cento mais baratos.
Imaginem dentistas incluídos no serviço nacional de saúde.
Imaginem a segurança que os municípios podiam comprar com esses dinheiros.
Imaginem uma Polícia dez por cento mais bem paga, dez por cento mais bem equipada e mais motivada.
Imaginem as pensões que se podiam actualizar.
Imaginem todo esse dinheiro bem gerido.
Imaginem IRC, IRS e IVA a descerem dez por cento também e a economia a soltar-se à velocidade de mais dez por cento em fábricas, lojas, ateliers, teatros, cinemas, estúdios, cafés, restaurantes e jardins.
Imaginem que o inédito acto de gestão de Fernando Pinto, da TAP, de baixar dez por cento as remunerações do seu Conselho de Administração nesta altura de crise na TAP, no país e no Mundo é seguido pelas outras setenta e sete empresas públicas em Portugal.
Imaginem que a histórica decisão de Fernando Pinto de reduzir em dez por cento os prémios de gestão, independentemente dos resultados serem bons ou maus, é seguida pelas outras empresas públicas.
Imaginem que é seguida por aquelas que distribuem prémios quando dão prejuízo.
Imaginem que país podíamos ser se o fizéssemos.
Imaginem que País seremos se não o fizermos.

A culpa afinal ... é dos professores de Educação Física!!!

Assim vai o ensino em Portugal...
Não faltará muito para escreverem:

" DE: encarregado de educação
PARA: professora
MENSAGEM: o meu educando não leva livros porque não lhe apetece ter aulas.
ASSINATURA: o Papá "
Entretanto, quando já pensava que nada me poderia surpreender...


Quando chegar o dia (porque chegará...) em que os professores escreverem na caderneta:

"Srs. Enc. de Educ., informo que não preparei e não dei as aulas que devia, porque estava muito cansado de "recuperar os alunos cansados" para estes acompanharem os outros."
Será que também poderão finalizar com... "Grato pela V/ compreensão"???!!!
Com esta atitude perante a escola e, se 'quem sair aos seus não degenerar', a nossa próxima geração promete (ai se promete!)!...


A vida sem Engenheiros...


Sem Engenheiros Eletrotécnicos:
Sem Engenheiros Mecânicos:

Sem Engenheiros Civis:

Sem Engenheiros de Telecomunicações:
Sem Engenheiros Informáticos:
Sem Engenheiros Aeronáuticos:

S i m p l e s m e n t e S e m E n g e n h e i r o s . . .

Estou farto de Engenheiros...





Catedráticos arrasam professor de Sócrates

(Foto da Web)
"Numa tarde de Julho, Sócrates passeava pelos campos, absorto em pensamentos.
Eis que vê uma figueira e, à sombra da figueira, um burro deitado.
Parou, olhando.
Mas quem fora e o que dissera? Ainda agora lhe ocorrera...
Olhou, de novo, para a figueira. Olhou para o burro. Olhou para o sol imenso.
Abanou a cabeça e sentou-se num muro, escondendo-a entre os joelhos"
De
JOSÉ ALBERTO OLIVEIRA (1952)
Bestiário

Estado corta apoios a refeições nos ATL - JN

( Foto: resistir.info/portugal/varela_gomes_abr05.html)

NOTICIA AQUI:
O meu comentário à noticia:
O problema é mais complexo do que é mencionado na notícia. O estado quer é que as crianças (neste caso os pais) adiram "à força", às actividades de enriquecimento curricular. E depois das 17H30? Quem é que fica com os nossos filhos (as)? Nem todos os pais trabalham em horário de expediente e a 5 minutos da escola!!!! Estão a tirar todos os apoios aos ATL's!!!!!! Isto é uma vergonha!!!! Será que nem as crianças vão escapar ao "PEC"?!

Mas isto é uma afronta. Então os fulanos compram carros novos e é tudo do bom e do melhor e agora tiram o almoço às crianças que se calhar no caso de algumas é a única refeição decente que comem durante o dia. Eu estou disponível para ir à luta! Será que não existe nenhum movimento que consiga reunir os portugueses para acabar com esta pouca-vergonha? O PR faz orelhas moucas ao que se está a passar. O PM só quer encher o saco dele e dos amigos. Preocupam-se com as leis dos homossexuais (quando a liberdade de escolha é de cada um) e afins mas com as crianças "tá bem ó tá quieto! Deixo aqui o meu grito de revolta contra todas as injustiças que se estão a cometer em nome da treta do PEC. PEC para os políticos e para os grandes gestores.
Em jeito de conclusão, posso afirmar que existem determinadas frases que falam por si e definem o Estado na Nação. Está na hora de fazer-mos sofrer este Governo da mesma forma que está a fazer sofrer o povo, já que a sua “arrogância” e sede de poder não o leva a sair pelos seus próprios pés.
Basta Sr. Sócrates.

COIMBRA no seu melhor !

Marcaram uma época...
COIMBRA no seu melhor !
Quem não se lembra???

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Para Relaxar...

Jornal LE COURRIER, da Suíça, com a visão deles sobre o emprego em Portugal.

Jornal LE COURRIER, da Suíça, com a visão deles sobre o emprego em Portugal.
Interessante saber como somos vistos lá fora.
Não percebo porque é que os jornais portugueses não vêm o mesmo, estando mais perto. Talvez possam transcrever...

Portugal enfrenta décadas de austeridade e pode sair do euro

"Financial Times diz que risco de ruptura no euro é sério e que deve ser criado um mecanismo para sair da união monetária. "O aspecto mais significativo da crise da zona euro é que o risco de ruptura do bloco já não é igual a zero. A possibilidade de um membro sair [da união monetária] é reconhecida pelos apoiantes do euro e poderá ter ajudado a suster a evolução dos ‘spreads' das obrigações", lê-se num artigo de opinião do FT publicado no "LEX Column".
E uma vez que "Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha - os principais beneficiários do euro - enfrentam décadas de austeridade para conseguirem recuperar os níveis de competitividade perdidos" poderá "chegar o tempo em que algum deles vai decidir que estar no euro já não compensa".
O problema, nota o FT, é que no quadro institucional actual não está previsto qualquer mecanismo formal que permita a um país deixar de usar o euro para regressar à sua divisa original. Esse mecanismo, escreve, "tem de ser inventado" e os políticos, recomenda, "devem estar preparados para esta situação".
O FT aponta ainda o dedo à Grécia, "o país menos integrado da UE" que pode ser o primeiro a sair do euro. A hostilidade de alguns dos seus pares europeus pode mesmo impulsionar a sua retirada. "É o elo mais fraco", sublinha o jornal.
Portugal pode sair do euro?
Esta segunda-feira, o presidente da República respondeu às declarações do Nobel da Economia, Paul Krugman, que disse que a Grécia poderia vir a sair da zona euro, arrastando consigo Portugal e outros países da eurolândia.
"Não acredito que Portugal alguma vez saia da zona euro", disse Cavaco Silva em reacção às declarações de Paul Krugman.
"Eu estudei muito a zona euro, tenho livros publicados sobre a zona euro, eu não acredito que Portugal alguma vez saia da zona euro, nem acredito que a Grécia venha a sair", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, quando questionado sobre as declarações de Paul Krugman, prémio Nobel da Economia.
Numa entrevista publicada no El País, Paul Krugman disse acreditar que "há uma possibilidade plausível de a Grécia ser forçada a sair do euro" e considerou que isso contagiaria todos os outros países da zona euro, com especial incidência para Portugal."
A minha opinião sobre este tema não deixa de ser transversal às politicas e aos políticos das ultimas décadas.
Dentro ou fora do Euro, Portugal não tem solução enquanto não for criada uma Lei que responsabilize os detentores de cargos políticos pelos danos colaterais e profundos que infligem aos cidadãos Portugueses e ao país. Talvez assim Portugal assuma de uma vez por todas o que deve ser o dever de governar e ter que prestar contas ao povo e ao país pela má governação e pelas más políticas que são adoptadas e que sofrem de uma impunidade total, que tem levado Portugal para o abismo. Até lá é só conversa da treta que nos leva ao desastre final da bancarrota e da perda de soberania nacional do território. Cada país tem o que merece, mas o povo português pelo que tem sofrido merece melhor sorte e melhores políticos.

Nem os saldos salvam o comércio tradicional da Baixinha?

(Foto da Web)
É a altura para esgotar os restos da última colecção e preparar as prateleiras para a fase seguinte. Hoje, já não é nada disso, os saldos tornaram-se na esperança dos comerciantes, não só da última colecção, mas sim, das últimas colecções e, mesmo assim, nem nesta altura se vê o sorriso aberto na boca dos comerciantes da Baixa, onde a desmotivação é generalizada.
Há acusações para todos os sabores!
Não há estacionamento, a caça à multa, mais parece perseguição.
Há casas velhas que podem sofrer derrocadas a qualquer momento. Tudo isto e muitos outros problemas, acarreta desânimo, frustração e contagia a ânimo dos comerciantes que entram numa rotina individualista que não ajuda nada. Para deteriorar o cenário instalaram-se cá, nos últimos anos, várias grandes superfícies e, parece que a maldição ainda não chegou ao fim. Enquanto há dinheiro, gasta-se nas grandes superfícies, quando acaba, vai-se ao comércio local, onde ainda é possível, comprar agora e pagar depois.
O País está todo em saldos ou estará em saldo?



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Afinal sempre houve resposta para o "porquê?" das crianças

A melhor resposta para dar às crianças quando mandamos fazer qualquer  coisa e nos perguntam PORQUÊ mãe/pai…
MÃE: VAI JÁ ARRUMAR O TEU QUARTO!
FILHO: Não vou!
MÃE: Tens de ir! Eu estou a mandar!
FILHO: E porque é que tenho de fazer tudo o que tu dizes?
MÃE: Está no Código Civil Português, ARTIGO 128º .
(ARTIGO 128º – Dever de obediência)
Em tudo o quanto não seja ilícito ou imoral, devem os menores não emancipados obedecer a seus pais ou tutor e cumprir os seus preceitos.

Noite de Fados de Coimbra em São Bartolomeu

Mais um Evento organizado pela Junta de Freguesia São Bartolomeu.
A Junta Freguesia com este "andamento", ainda corre o risco de asumir a Presidencia da Região de Turismo do Centro.

Pensamento de 1931!

Não entendo porque é que o Socialismo não morreu logo ali, em 1931.
Foi pena!
Pensamento divulgado em 1931 por Adrian Rogers
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade.
Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.
O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém.
Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."
Adrian Rogers, 1931

Organograma

Eu nunca vi um organograma descrito de forma tão clara.


Quando indivíduos de alto nível olhar para baixo, vêem apenas merda;
Quando indivíduos de nível inferior olhar para cima, eles vêem apenas idiotas!

SAL E PIMENTA - Vale a pena ler!

Avaliação a Matemática

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sei-te de cor - ACMN

Quiosque dos SMTUC na Praça da Republica

No dia de hoje, como os restantes dias da semana, apanho o autocarro em frente à PSP na Baixa, com destino à Rua Castro Matoso. Na paragem da Praça da Republica, mais precisamente em frente ao TAGV, entrou uma senhora que pediu um bilhete de autocarro ao motorista, até aqui nada de anormal. O motorista gentilmente disse à senhora para se deslocar à Loja dos SMTUC, que se situa no passeio oposto, que ficava muito mais barato comprar um bilhete de 3 viagens que um bilhete dentro do autocarro, mais uma vez nada de anormal e devo realçar o profissionalismo do motorista. Para espanto do motorista, a senhora respondeu, que já tinha ido ao Quiosque e que o mesmo se encontrava encerrado desde o dia 12 deste mês até 31 de Agosto, o motorista ainda mais surpreendido ficou, abanando mesmo a cabeça em sinal de desagrado pela situação, que tanto prejudica os utentes no carregamento dos passes mensais como na compra dos bilhetes pré-comprados, como os motoristas que na traseira da referida Loja, têm uma casa de banho de serviço, que nunca é demais realçar que foi uma luta justa que travaram para o conseguirem.
Em suma, esta medida, de encerrar temporariamente a Loja dos SMTUC na Praça da Republica, obrigando os utentes a deslocarem-se à Loja junto do Mercado e os motoristas em serviço a andarem apertados para satisfazerem as suas necessidades fisiológicas durante mais uns longos minutos, de muito mau gosto e falta de respeito para com tudo e todos.
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Coimbra coordene o Sr. Director dos SMTUC ou vice-versa, o povo agradece e Coimbra também.

Despedida eterna

(Foto da Web)
Zé Luís: começámos esta tua última viagem (tu gostavas de viagens) na cama 56 dos serviços de cirurgia 1 do Hospital de Santa Maria. Lia-te poesia e um dia parámos neste poema da Sophia de Mello Breyner:
”Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A Força dos teus sonhos é tão forte,
Que tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos ficam vazias”.
Assim foi.
No teu visionário e intenso mundo, a voracidade de um cancro traiçoeiro não te consumiu a alegria, a coragem, a liberdade.
Entraste pela morte dentro de olhos abertos. O mundo que habitavas era rico de ideias, de sonhos, de projectos, de honradez e carinho.
Percebemos o que ia acontecer quando no fundo do teu olhar sorridente brilhava uma estrela de tristeza. Quando te deixava ao fim do dia na cama 56 e te trazia no coração enquanto descia a Alameda da Cidade
Universitária a respirar o teu ar da Universidade, das aulas e dos alunos que adoravas, do futuro em que acreditavas sempre.
Foste intolerável com a corrupção, com os cobardes e oportunistas. Não suportavas facilidades. Resististe à sordidez, à subserviência, à canalhice disfarçada de respeitabilidade e morreste como sempre viveste - livre.
Uma palavra para aqueles que te acompanharam nesta última viagem: para os melhores médicos do mundo, para as melhores equipas de enfermagem e de apoio, num exemplo de inexcedível dedicação ao serviço médico público. Vivi com emoção diária o carinho com que te cuidaram.
Uma palavra de gratidão sentida para o Professor Luis Costa e para o Paulo Costa. E para um velho amigo de sempre o Miguel.
Também para Laura e para o Jorge e para a minha mãe e toda a família que nunca te deixou.
Por fim uma palavra para aqueles amigos que inventaram uma barricada contra a morte no serviço de cirurgia 1, cama 56, e te ajudaram a escrever, a pensar, a continuar a trabalhar: o João Gama, o João Pereira e senhor Albuquerque, cada um à sua maneira.Suspiraste nos meus braços pela última vez cerca da 1,15 da madrugada do dia 14 de Maio.
Vai faltar-me a tua mão a agarrar na minha enquanto passeávamos e conversávamos.
Provavelmente uma saudade ridícula, perante a força do exemplo e da obra que nos deixaste e me foi trazido por todos aqueles que te homenagearam – a quem deixo a tua eterna gratidão.
Tenham a coragem de continuar.
[16.05.2010 - Maria José Morgado]
(Recebido por mail)

Petição contra a paralisação e/ou adiamentos no Metro Mondego.

(Foto da Web)
Assine aqui:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

listen-beyonce

Sonho Selvagem...

abriu na Baixa de Coimbra.
(Foto do Blogue Questões Nacionais)

Para recordar

Viva a Rainha

Adivinha da semana


0- Tem um processo em curso de investigação

1- Negou coisas que o seu chefe disse
2- Esteve muito ligado ao PSD
3- Sabe fazer umas cantarolas
4- Também sabe jogar golfe
5- Desde há uns meses nunca mais se ouviu falar dele

De quem falamos ????
(...ver resposta abaixo ...)

Resposta:
 Dias Loureiro!...
A viver actualmente à grande e à fartazana em Cabo Verde.
É o dono do maior Resort Turistico da Ilha do Sal...
(... é aquela ilha, daquele país africano onde o BPN criou umas "sucursais" e um banco mais ou menos virtual, com que se faziam umas operações de lavagem e fugas ao fisco, etc, etc...)
PS: Alguém dá por ele na nossa imprensa? O que nos leva a pensar tal esquecimento..? Como vêem é fácil fazer esquecer um roubo superior a mais de 4 mil milhões de euros, quando se tem amigos...por todo o lado...
(Recebido por mail)

A nossa Maria merece...

(Foto retirada :intimista.blogspot.com)
INFORMAÇÃO A TODOS OS PORTUGUESES.AFINAL OS NOSSOS JOVENS TÊM MÉRITO...OU NÃO?

ADIDA EM LONDRES

A nossa Maria merece...
De acordo Com O Correio da Manhã, Maria Monteiro, filha do antigo Ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vai para a Embaixada portuguesa em Londres.
Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado.
Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas.
As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos.
Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros.
É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita na potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda.
A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 1ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos.
O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais.
Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos.
A nossa Maria merece.
Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 Portugueses com um salário de 500 Euros a descontarem à taxa de 20%.
Novamente, a nossa Maria merece!
Merece, em nome do Progresso, do grande Choque Tecnológico!
VIVA o P.S. de Sócrates! VIVA!
(Recebido por mail)