sábado, 4 de fevereiro de 2012

Feira de antiguidades de Santa Clara


Esta feira foi criada para quem quisesse vender o que tinha na garagem e já não precisava. Agora já junta muitas pessoas e variados artigos. Mas tem sempre artigos bonitos e interessantes

Caro Presidente Barbosa de Melo...




Ontem fui com uma das minhas filhas ao Hospital Pediátrico em Coimbra.
Estive 48 minutos à espera de um autocarro para a baixa, nem passou o 7 nem o 7T, simplesmente passou o 35 que fica junto do Hospital Novo.
Aumentarem o preço dos bilhetes, reduzirem autocarros é uma maravilha mas melhorar os serviços aos seus utentes/utilizadores é algo que não faz parte dos planos dos SMTUC.
Já agora não se esqueçam de uma casa de banho publica junto da paragem do autocarro porque o tempo de espera é imenso e nem toda a gente aguenta cerca de uma hora para satisfazer as suas necessidades fisiológicas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Um bom atendimento no Hospital Pediatrico de Coimbra

Hoje tive de ir ás urgências com a minha filha mais velha ao HPC e não posso deixar passar em claro o excelente atendimento por parte do pessoal de enfermagem e principalmente do médico que a atendeu.
Quando a minha filha teve alta das urgências fiz questão de deixar um elogio ao médico em causa na caixa de sugestões.

Reponham a Ferrovia entre Coimbra e Serpins






quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A ser verdade é inadmissível

Fotografia da Web

No dia 2 de Setembro de 2011 li uma notícia onde fonte do Ministério da Educação anunciou o encerramento das Direcções Regionais de educação (DRE) e nomeou novos dirigentes interinos até final do ano 2012 data onde o processo de extinção das Direcções Regionais de Educação deve estar concluído com o pretexto de facilitar a comunicação entre as Escolas e o Ministério da Educação e Ciência.
Até aqui concorde ou não nada de novo.
Mas hoje tive conhecimento que mesmo em processo de extinção a Direcção Regional de Educação do Centro adquiriu uma nova viatura para juntar a frota já existente.
Isto a ser verdade é mais uma das vergonhas a que se assiste nesta quintinha chamada Portugal, já não chega roubar os abonos de família para ejectar esse dinheiro no BPN para agora comprar viaturas novas para Direcções Regionais a extinguir.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Uma das mais duras verdades! - A PSP registou, durante o ano passado, 2.872 casos de idosos encontrados mortos em casa


"O distrito de Lisboa é o que regista mais casos - 1.299, cerca de 45% do total. Apesar dos números registados na capital, a PSP de Lisboa tem actualmente 259 equipas de proximidade e apoio a vítimas no terreno, que têm sinalizados quase quatro mil idosos em risco.
Depois de Lisboa, segue-se o distrito do Porto, com 414 casos, a ilha da Madeira, com 232, e Setúbal, com 220 casos. Os restantes distritos não chegam a um número com três dígitos. Ainda assim, destaque para Coimbra, com 99, Aveiro, com 90, e Braga, com 76 casos..."


Já muito se tem falado sobre velhice, idosos abandonados, como infelizmente esta semana tem sido noticiado quase de forma diária que no dia de hoje trouxe ao conhecimento publico os dados da PSP do ano de 2011.
Não é assunto novo e, de uma forma ou de outra, todos tomamos conhecimento (mais ou menos de perto) com a situação, mas nada tem sido feito no apoio da qualidade de vida e dignidade da população”aprisionada” (aproximadamente 30% unifamiliares) no centro histórico da nossa cidade. Fomos crianças. Crescemos. Mas a vida corre veloz e de repente, já somos velhos. Alguns conseguem manter com garra alguma mobilidade, outros não evitam a total dependência de cuidados de saúde e higiene. É destes últimos que pretendo falar um pouco, hoje. Quando a idade vai avançando e as maleitas acabam por assolar à porta, normalmente junta-se a família se há bens a dividir. E “aqueles” que pensam ser beneficiados esquecem-se de que o presente leva a um futuro imprevisível, movido por estas mesmas decisões. E esta é a base dos cabos dos trabalhos vindouros. Pois se na época o idoso ainda é útil e toma conta dos netos, vai passando a ferro a sua roupa e a dos demais, vai “alinhavando” o jantar (mesmo sendo fardo…) lá se vai aguentando, até porque dá uma ajudita. Mas, irremediavelmente e obrigatoriamente os idosos passam a “velhos” e depois a entrevados. E, ironicamente, os até então velozes anos, passam a morosos e aborrecidos. E é a partir dessa época que deixa de ser pai, mãe, avô ou avó, para passar a usar o rótulo “incómodo e imprestável” e, dia após dia, vai ocupando um espaço no tempo diário e nocturno com quem coabita em tarefas de higiene e alimentação. Há famílias e famílias, entenda-se. Umas unem-se em esforços e, com discernimento e boa vontade, se vão revezando e reconhecendo que quem tomou conta foi sacrificando a sua vida pessoal e merece ajuda. É justo que os familiares se unam e ajudem de forma acolhedora os idosos para que estes possam viver e não sejam prisioneiros na sua própria casa e que só sintam vida durante breves minutos com a” família de acolhimento”. – É justo que se possam divertir. Muito justo mesmo! Lamento se estou a ser injusto ou cruel com alguém que se identifique. Apenas falo do que me toca, do que conheço. Cada caso é um caso! Esses idosos estão identificados, que se tem feito para lhes dar vida a vida? Com excepção da dita “família de acolhimento” que se paga para que o pobre senhor(a) tenha duas vezes por dia apoio ao domicílio, com troca de roupa, alimentação, isto sete dias na semana. Os nossos idosos continuam aprisionados e lá esperam novamente que amanheça bem rápido para voltarem a ter um olá, um simples bom dia da “família de acolhimento”, é assim que se resume a vida de quem deu vida e tem ainda muita vida. Esta na hora de todos juntos darmos a vida que merecem.
Mas assim, NÃO!

Coimbra - A cidade depois do jantar

Efeito TDT

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A INTERNET NUNCA SUBSTITUIRÁ O JORNAL



O jornal impresso nunca poderá ser substituído pela internet.

Veja porque:

Para que serve o jornal:

USO DOMÉSTICO:
Amadurecer banana, abacate...
Recolher lixo.
Limpar vidros.
Dobradinho, serve para alinhar os pés da mesa.
Embrulhar louças na mudança.
Cobrir o chão para pintar parede
Recolher a sujeira do cachorro.
Forrar a gaiola do passarinho.
Cobrir os móveis e o piso antes de pintar a casa.
Evitar que entre água por baixo da porta.
Proteger o piso da garagem quando o carro está vazando óleo.
Matar moscas, baratas e demais insetos.
Na época da crise econômica, usá-lo como papel higiênico,
Para amenizar o frio colocando-o entre o lençol e o colchão
Forrar o chão para o cachorro fazer xixi.

USO EDUCATIVO:
Bater no chão perto do cachorro quando ele faz xixi dentro de casa.
Fazer barquinhos de papel.
Arrancar um pedacinho em branco para anotar número de telefone.

USOS COMERCIAIS:
Alargar o sapato.
Rechear bolsas para conservar a forma.
Embrulhar o saco plastico com peixes.
Embrulhar pregos na loja de produtos para construção.
Fazer um chapeuzinho para o pintor ou para o pedreiro.
Cortar moldes para o alfaiate ou para a costureira.
Embrulhar quadros.
Embrulhar flores.

USO FESTIVO:
Acender a churrasqueira.
Rechear a caixa de presente-surpresa.

OUTROS USOS:
Para os seqüestradores e psicopatas usarem suas letras nas cartas.
Fazer bolinhas para jogar nos companheiros de classe.
Fazer uma capinha para o machado ou foice.
Fazer proteção na cabeça para não estragar a chapinha do cabelo quando estiver garoando.
Nos filmes, para os bandidos esconderem o revólver.
Para esconder-se atrás dele quando não quiser que te vejam.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PERFUMARIA PÉTALA ASSALTADA - SOCORRO PARA UM HOMEM BOM



"Esta noite, cerca das 05h00 da manhã, a perfumaria Pétala, na Rua Visconde da Luz, foi assaltada. No tempo de pouco mais de um minuto dois indivíduos encapuzados, depois de terem estilhaçado as duas portas de vidro de acesso, limparam as prateleiras com os perfumes de marcas mais caras.
Ainda não contabilizados mas os valores rondarão para cima de 30 mil euros. No chão, num cenário apocalíptico, são visíveis os estragos, com frascos sem tampa e milhares de vidros estilhaçados."

"Há uns anos para cá, com a queda abrupta das vendas no comércio tradicional, o Armindo, a par com os seus rendimentos, começou a cair a pique. Há cerca de duas semanas o Armindo e a sua família, numa palmada fria e inconsequente do destino que só quem a leva consegue avaliar, viu ser-lhe confiscada a sua habitação pelo banco.
Vamos ajudar o Armindo Gaspar?"

Partes de dois textos do Luis Quintans do Blogue Questões Nacionais

domingo, 29 de janeiro de 2012

Relógio Telemóvel com GPS e SOS p/ idosas crianças c/ necessidades especiais localização

Fotografia da Web

As últimas notícias acerca da morte de vários idosos que moram sozinhos ou isolados deixa-me bastante preocupado e pensativo.
Não sei se é possível concretizar um pensamento que me ocorreu, se por ventura já está em prática em outros países mais desenvolvidos e preocupados com os seus idosos.
Do mesmo modo que existem pulseiras eletrónicas para presos, poderia se implementar um programa de pulseiras SOS para idosos, que com um simples clique acionasse um pedido de socorro para a força policial mais perto da sua residência e tivesse um Relógio de Batimento Cardíaco que assim que atingisse alguma alteração significativa enviasse um SMS para as forças policiais e bombeiros.
Existe um relógio telemóvel que com as devidas alterações seria muito útil para que os acontecimentos dos últimos dias não se repitam de forma tão sistemática.
O Governo tem a obrigação de criar um projeto ou mecanismos para a comparticipação deste relógio telemóvel.

Relógio Telemóvel com GPS e SOS p/ idosas crianças c/ necessidades especiais localização
Descrição- Função principal: GPS SOS Telemóvel Relógio

- Programável até 3 números e chama bastando pressionando um único botão.

- Atende automaticamente o numero programado em silêncio e permite ouvir tudo num raio de 10 a 15 metros.

- Envia longitude e latitude para o número programado ao pressionar o botão de SOS.

- O número autorizado e programado pode pedir a posição latitude e longitude.

- Quad band: SIM

- Ecrã: LCD 1.5 polegadas

- Touchscreen: Não

- Método de carregamento: Transformador USB / Conexão USB ao PC

- Temperatura de trabalho: -20 a 65 graus Celsius

- Umidade de trabalho: 5% - 95%

- Temperatura de armazenamento: -45 a 90 graus Celsius

- Teclas: - ON / OFF - SOS - Chamada 1 - Chamada 2 - GPS

- Visor: Data & Hora - Longitude Latitude - Velocidade - Ângulo

- Tempo de conversação: Até 2,5 horas

- Tempo de espera: Até 80 horas

- Comprimento Bracelete: - 202 (mm)

- Dimensões: 60 x 45 x 18 (mm)

- Característica de chamada: Nos dois sentidos

Acessórios:

2 x Baterias

1 x Carregador

1 x Cabo de dados USB

1 x Auricular

1 x Manual do Utilizador

Arroz de pato com sumo de laranja natural cozinhado pelo primo Jacinto Neves



Por Aveiro...