sábado, 24 de dezembro de 2011

Um bom Natal de 2011


Poema de Natal
Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.
Vinícius de Moraes

Resistência ao tempo e às alturas

Os guardiões da Praça Velha




Cozinha Económica encerrada a 26 de Dezembro de 2011


Ao ler esta noticia no Facebook que foi publicada no Diário de Coimbra, pode conferir aqui sobre a Cozinha Económica, tenho de realçar o enormíssimo trabalho que a mesma presta a quem mais necessita, mas não posso mais uma vez deixar passar em branco que não concordo que a Cozinha Económica se encontre encerrada no próximo dia 26 de Dezembro conforme se pode confirmar no aviso na porta da Instituição.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço....


Deputados de férias até 3 de Janeiro 
Lá ficarem de férias não me espanta, pois têm a faca e o queijo na mão, o Zé Povinho que se esfole a trabalhar. O que me chateia, é que agora, têm uns dias para pensar, que "novas" vão inventar, para mais nos entalar! 
Como estes estão sempre de férias, os outros portugueses vão perder três dias de férias para estes engordarem. Num estudo, com estes cortes e aumentos de 30 minutos um trabalhador vai trabalhar mais 3 meses, maravilha...

Criatividade natalícia


Pai Natal radical

Um Pai Natal da dimensão da baixa

Contrastes da baixa


Dedico a uma pessoa muito especial que hoje está muito triste...


O Teu Olhar

Passam no teu olhar nobres cortejos,
Frotas, pendões ao vento sobranceiros,

Lindos versos de antigos romanceiros,

Céus do Oriente, em brasa, como beijos,

Mares onde não cabem teus desejos;

Passam no teu olhar mundos inteiros,

Todo um povo de heróis e marinheiros,

Lanças nuas em rútilos lampejos;

Passam lendas e sonhos e milagres!

Passa a Índia, a visão do Infante em Sagres,

Em centelhas de crença e de certeza!

E ao sentir-se tão grande, ao ver-te assim,

Amor, julgo trazer dentro de mim

Um pedaço da terra portuguesa!

Florbela Espanca, in "A Mensageira das Violetas"

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A boa nova do fontenário do Largo da Sé Velha. Para mim é uma vitória...




Conforme trouxe a publico neste blogue no dia 1 de Abril de 2011, pode conferir clicando aqui  e em artigos de opinião nos jornais locais (alguns não foram publicados), com muita satisfação que hoje li nos jornais locais que o fontenário já esta no devido lugar. Até ai nada tenho a dizer a não ser o de ficar bastante satisfeito com tal acontecimento, já aos órgãos de comunicação social local tenho a dizer que não custa nada fazer referencia a quem trouxe este assunto à praça publica, pois muita gente comentava o desaparecimento do fontenário mas em conversas de café e de entrada da porta, na pratica ninguém tinha tomado a iniciativa de tornar o assunto publico. Telefonar a pedir informações sobre noticias publicadas no blogue é fácil e bem mais cómodo, mas nas hora de referenciar a origem da noticia já não convém muito! Os blogues não fazem concorrência aos jornais, aliás podem ser um bom complemento caso ambas as partes cumpram com a sua parte.

Luís Castanheira, 17 anos e 6 meses de prisão. Nenhuma pena de cadeia é justa para uma injustiça de um crime como este.

Foto da web
“O tribunal não dá como provada a premeditação, de facto, mas dá como provados alguns factos que implicariam, em tese, essa mesma premeditação, como, por exemplo, ter estacionado longe de casa, ter entrado descalço, etc. Mas a pena é pesada, ainda assim, 17 anos e meio, porque o tribunal considera que matou de forma traiçoeira e não mostrou, em tribunal, arrependimento convincente.”
Sobre este caso nada mais vou ortografar, não existe castigo nenhum justo para um crime de homicídio, ainda para mais contra uma mãe seja ela adotiva ou biológica.
Vou ficar com muitas interrogações, quem se quiser debruçar sobre elas pode ser que chegue a uma outra conclusão.
-  Estava mais alguém de férias no apartamento da Figueira da Foz?
- Por que razão o Luís Castanheira deitou a roupa fora, a carteira da mãe e só levou a faca do crime para o apartamento da Figueira?
- O que teria acontecido caso a Policia Judiciaria não tivesse sido tão rápida a atuar e a considera-lo o principal suspeito?

Questões Nacionais o Blogue do ano da Cidade de Coimbra

A minha escolha foi fácil, não é por ser amigo do Luís Quintans que escolhi o seu blogue mas sim por considerar que presta um serviço publico e dá notícias sobre Coimbra que a comunicação social local não dá mesmo que para isso tenha de prejudicar muitas vezes a sua atividade profissional.

A mais bela árvore de Natal do mundo... :-)

Quem será a personalidade política do ano em Coimbra para os leitores do “In “dependente por Coimbra”?

A decisão não foi exclusiva minha mas sim de varias conversas que tive ao longo do ano com vários amigos e conhecidos que são leitores do meu blogue aos quais agradeço desde já seguirem o que publico.
As escolhas recaíram quase na totalidade sobre Carlos Cidade e Helena Freitas, tendo um deles ficado com um voto a menos, eu na qualidade de gestor do blogue decidi empatar a votação por serem duas pessoas que admiro tanto a nível pessoal e politico.

Quem será a personalidade do ano da baixa de Coimbra?



Eu já escolhi a personalidade do ano da baixa de Coimbra para o ano de 2011,foi uma escolha pessoal entre três personalidades da baixa. Todas elas fazem o seu melhor para dinamizar a baixa e o seu comércio embora de forma bem destinta.
Para a semana irei divulgar a personalidade vencedora.

Concorrentes:

- António Luis Quintans
- Hilda Pinto
- Armindo Gaspar
- Carlos Clemente

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amanhã é o dia do juízo final do Luís Castanheira apesar dos possíveis recursos

Fotografia da Web

 Amanhã pelas 15 horas vai ser traçado o futuro do Luís Castanheira no caso do assassinato da sua mãe, com este pequeno texto não estou a julgar o Luís nem quem o defende, simplesmente dou a minha opinião pessoal acerca deste assunto.
Seja qual for a sua pena, será sempre uma pena injusta, não existe justiça pela prática de homicídio e muito menos quando se trata de uma mãe seja ela adotiva ou biológica.
Dito isto ao Luís desejo-lhe um bom Natal junto da sua nova “família “e boa sorte para aguentar o que é estar verdadeiramente numa prisão após a audiência final que em nada tem haver quando se está em prisão preventiva.

Um esclarecimento sobre a não presença da Junta de São Bartolomeu na Festa de Natal da EB1 de São Bartolomeu

Este ano como é habitual a Junta de Freguesia não distribuiu os presentes de natal na festa que se realiza no Inatel, porque não foi convidada pela Escola EB1 de São Bartolomeu.
Mas como a Junta está sempre atenta comprou os brinquedos para todas as crianças e no final da Festa de Natal fez a entrega dos mesmos à porta da Junta de Freguesia.
Este esclarecimento é para todos os pais e encarregados de educação ficarem a saber a verdade e não como foi dito no final da Festa que este ano a Junta tinha mandado um oficio a dizer que entregava os brinquedos na Escola.

Festa de natal dos alunos da EB1 São Bartolomeu. (Vídeo)


Um regresso inesperado dos 5 de Portugal