sábado, 14 de abril de 2012

O adeus do Hospital Psiquiátrico do Lorvão


(Texto publicado in "Diário As Beiras", a 14/03/2012)

"REQUIEM PELO HOSPITAL DO LORVÃO

Ao contrário do que sucedeu noutros casos, a esperada notícia não mereceu  honras de primeira página, tão só uma fugaz nota de rodapé : o Lorvão vai fechar, de vez. Esvaído há 4 anos atrás aquando da deslocalização das unidades de tratamento dos doentes em crise psicopatológica, o Lorvão vegetou, ferido na sua identidade como um dos maiores hospitais psiquiátricos portugueses agora remetido a lugar de secundária ordem, sem presente nem futuro. Mas com um passado que atesta a sua dignidade.

Ao longo de cinco décadas, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão prestou assistência às populações pobres de uma vasta área geográfica, gente simples que sabia da sua disponibilidade quando os cansaços afogavam a vontade, quando as mãos calejadas deixavam de cavar a esperança. Muitas vezes foi o refúgio, o momento necessário para respirar fundo, o desabafo terapêutico da calmaria de novos (re)equilíbrios capazes de afrontar as dificuldades. Foram muitos os trabalhadores que passaram pelo Lorvão, que ali cresceram pessoal e profissionalmente, nos bons como nos maus momentos, nas alegrias como nas tristezas. Foi o esforço de todos nós que moldou a instituição única que era o Lorvão. Às vezes com uma lágrima escondida, muitas vezes a preocupação levada para casa, inquietamente participámos da vida daqueles Homens e Mulheres, partilhámos os seus desassossegos chorados, as suas vidas magoadas.

Foi com o esforço de todos que, repito, o Lorvão era único, também na sua relação com a comunidade envolvente. Com defeitos e insuficiências, seguramente. E, absolutamente, com notáveis qualidades que a comparação com outros fez brilhar e continuará a evidenciar. Não merecia o maltrato néscio provindo da ignorância, a violenta agressão à sua dignidade, o desrespeito farisaico ao caminho trilhado. Um indivíduo com responsabilidades institucionais chegou mesmo a dizer, do alto da sua soberba e ignorância, que “não se deveria chamar áquilo um hospital”, referindo-se ao Hospital do Lorvão. Nunca nos conheceu (porque não quis), não sabia de nada (nem sabe, e adivinhamos que nunca saberá...), para além dos caminhos tortuosos do poder, dos fins atingidos pela bajulação salivosa. Mas não se inibiu de denegrir uma instituição infinitamente mais digna e útil do que ele, não se coibiu de nos insultar, a todos nós que fizemos o Lorvão. 

O Lorvão acaba sem uma devida palavra oficial de homenagem. Mas na memória carinhosa de quem por lá passou, técnicos e doentes, será sempre o lugar especial do cenário da construção de quem somos. E disto muito poucas instituições se podem orgulhar.

Paulo Henrique Figueiredo
(ex) Responsável pelo Serviço de Psicologia Clínica do Hospital Psiquiátrico do Lorvão"

Texto retirado do FACEBOOK

Um estojo de "canetas" para a Ministra Assunção Cristas

A ministra que comece por dar o exemplo e se agarre ao verbo eu já faço a minha parte mas ela aposto que pensa que as batatas nascem nos hipermercados .

Qual vai ser o produto final destas pequenas cavacas de choupo ? Alguém quer adivinhas?



O cozer da broa da forma tradicional em Chelo - Lorvão










A História nas histórias...










quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Espanha quer criminalizar convocação de manifestações violentas pela Internet"


Qual é a diferença desta noticia e da outra em que o Irão vai criar a sua própria internet? Tirem as vossas conclusões! Mas não chamem aos outros ditadores, sem 1º olharmos para nosso umbigo! O que temos feito pela dita democracia? Só palavras? E os actos!
Estamos a caminhar para novas ditaduras na velha Europa e praticamente ninguém se está a aperceber... ACORDEM!
Isto só demonstra que começam a temer as pessoas...é a nossa oportunidade!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Apoio Carlos Cidade pela sua ética, moral, dignidade...


Eu apoio Carlos Cidade na sua candidatura à Concelhia do Partido Socialista, porque acima de tudo acredito em pessoas e em projectos.

Acredito e apoio o Carlos Cidade porque gosto de pessoas com empenho, com enorme capacidade de trabalho e que valorizem politica de proximidade com os cidadãos.

Apoio Carlos Cidade pela sua ética, moral, dignidade e pela sua capacidade de combate para voltar a fazer de Coimbra a cidade que merecemos.

SMTUC: e o guarda-chuva abriu!

Conforme prometi ontem num outro artigo sobre os SMTUC, hoje publico a fotografia onde tive que abrir o guarda-chuva dentro do autocarro que faz o itinerário 25.

Onde está o respeito por quem paga os títulos de transporte?

terça-feira, 10 de abril de 2012

Chapéus há muitos caro Presidente e caro Delegado …




Lá continuo com o meu feitio ou com a mania de reparar nas coisas que não estão bem!
Pelas 12h35 apanhei o autocarro dos SMTUC em frente ao TAGV como faço todos os dias e sentei-me, mas foram poucos segundos, estava a chover em cima de mim, olhei para cima e a agua caia como se fosse na rua vinda de uma coluna de som. Não cria acreditar mas é verdade.
Onde está o respeito por quem paga os títulos de transporte?

Nota : Assim que receba via email a fotografia tirado por um colega meu que também estava dentro do autocarro publicarei para confirmarem como estava de guarda-chuva aberto para não me molhar.

Uma consulta de rotina no Hospital Pediátrico...





Hoje, fui com a minha filha mais nova a uma consulta de rotina ao Hospital Pediátrico de Coimbra, atendimento excelente por parte de todos os profissionais de saúde como vem sendo habito.
O pior estava para vir, sai da consulta pelas 10h15, cheguei á paragem do autocarro dos SMTUC pelas 10h25 e o primeiro autocarro que passou para transportar os passageiros para o centro da Cidade simplesmente foi pelas 11h23.
é inadmissível cerca de 60 minutos à espera de um autocarro para transportar quem se tem de deslocar ao Hospital Pediátrico, quando à pouco tempo li nos jornais locais que tinha sido reforçada a oferta de autocarros dos SMTUC para o HPC. Pelos vistos só foi fogo de artificio ou mais uma manobra de diversão para não se falar dos SMTUC pelos mais variados motivos.

Os carenciados não comem o ano inteiro ?



Não está em causa o bom trabalho que a Cozinha Económica presta aos mais carenciados, está em causa na minha perspectiva a falta de cuidado para com mais necessitados e utentes da Cozinha Económica em épocas festivas e em épocas de tolerância de ponto.
Este ano mais uma vez a Cozinha Económica encerrou na quinta-feira à noite e só voltou a abrir portas na terça-feira deixando sem comer uma refeição digna muitíssimas pessoas em época de bastante crise não só económica mas também e já alimentar. 
Sei que a Cozinha Económica é uma IPSS, mas isso não pode ser impedimento de estar aberta o ano inteiro todos os dias, nem que em épocas especiais só tenha uma refeição diária. Existe muita gente no fundo de desemprego, muita gente a receber o Rendimento Social de Inserção, muita gente a querer fazer voluntariado e muita gente que podia fazer serviço cívico em prol da sociedade.
Gostava que alguém que leia este meu desabafo que se lembre que os mais carenciados também precisam de se alimentar o ano inteiro.


Pedido de ajuda...

Fotografia retirado do perfil do Facebook

ESTOU DE RASTOS !!!


Este sábado de madrugada assaltaram-me o carro no Parque Verde de Coimbra e levaram -me as lentes fotográficas todas , são mais de 10 mil euros de prejuízo !!!
Estou completamente revoltado , desorientado e impotente com mais esta adversidade que a vida me reservou , depois de tanto trabalho , empe...nho e paixão por esta profissão uma pessoa fica completamente sem saber o que fazer num momento destes ...

Levaram-me o seguinte material :
lente 70-200 mm , 2,8
lente 70-200 mm , 3,5 - 5,6
lente 50 mm 1,8
lente 300 mm 2,8

Vários cartões de memória , pilhas , um casaco vermelho ( para a malta de Coimbra que sabe qual é ) e a carteira com os documentos todos !!!
Vou ter de ir buscar energias e força para voltar a erguer-me , desta grande tragédia , mas a vida é feita da superação destes obstáculos e enquanto tiver saúde não vou baixar os braços !!!
Se alguém viu alguma coisa nessa noite ou sabe de alguém que tente vender este material avisem por favor e partilhem !!!

Obrigado !!!