sábado, 10 de março de 2012

Aldrábia


Alguém me sabe dizer se ACIC ainda existe ?


Chafariz de Chelo :Obra prometida e não realizada. Será para as próximas eleições?




Pode ler mais sobre este assunto clicando :

Um pouco da minha agricultura biológica de fim-de-semana











Concordo e defendo inteiramente este comentário sobre o futuro do comércio da baixa


Este comentário foi retirado do Blogue http://questoesnacionais.blogspot.com/


Carlos deixou um novo comentário na sua mensagem "LEIA O DESPERTAR":



 "Apesar dos tempos difíceis, se calhar esta é a melhor altura para mudar as mentalidades. Os comerciantes não podem ficar agarrados ao passado, têm que se adaptar à nova realidade.
É fundamental alterarem os horários de funcionamento dos estabelecimentos. A maior parte das pessoas saem do emprego depois das 18h, por isso não têm tempo para fazerem compras na Baixa, porque as lojas fecham às 19h. Estas são as pessoas que passaram a comprar nos centro comerciais, onde podem andar a fazer compras com calma e nos horários que têm mais disponibilidade (depois das 19h e aos fins-de-semana).
Ainda no outro dia andei na Baixa, a um Sábado à tarde. É triste ver que apenas uma dúzia de lojas estavam abertas, a maioria eram lojas dos chineses (porque será? têm olho para o negócio). Apesar disso, havia pessoas a passear, a Brasileira estava cheia, assim com as esplanadas da Portagem.
Era bom que fosse possível, depois das 19h, fazer compras na Baixa e depois ir jantar a um dos belos restaurante, ou vice versa.
E podiam aproveitar os eventos que ocorrem na cidade. Por exemplo, no fim-de-semana do concerto da Madonna, no Estádio de Coimbra, a cidade vai estar cheia de turistas. É uma boa oportunidade de negócio, e seria um dia excelente para realizaram a campanha “O Comércio vem para a Rua”, uma feira de artesanato ou até uma noite branca no dia antes do concerto, etc." 

Hoje foi dia de semear batatas enquanto outros dormem e as compram nos Hiper-mercados





Apesar de as minhas origens serem citadinas , sempre gostei de trabalhar no campo.
Aprendi, contudo, que a batata é um tubérculo e reconheço, sem dificuldade, um batatal ao longe, pela folhagem e pela flor.
Este ano, no início de Março, decidi aventurar-me pelo mundo da agricultura, semeando 20 quilogramas de batata de semente, no quintal atrás da casa.
O trabalho de cavar a terra e de semear as  batatas foi quase todo feito pelos meus vizinhos e familiares, para o próximo fim-de-semana vamos ajudar outro vizinho que as vá semear.
Reparei que a floraçao dos lírios já está bem avançada.
A conjugação de diferentes tonalidades de verde primaveril com o azul aristocrático da flor proporcionou-me uma agradável e tonificante visão que espero desfrutar mais vezes.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Na Praça 8 de Maio, aliás na "Praça 8 de Março"








Uma proposta futurista para o Mercado D. Pedro V que publiquei a 4 de Março de 2011


Clique para ler a minha proposta:

A TI, MULHER!...




A ti, Mulher...

Que nasceste para amar e ser amada,

Criada para dar vida à própria vida

... E que és tantas vezes maltratada

Nesta sociedade louca, corroída…

A ti, Mulher…

Que negados vês ainda alguns direitos

E te oprimem da suma liberdade,

Como se fosses serva fiel da sociedade

Neste mundo sujo em preconceitos…

A ti, Mulher…

Que pela natureza és bênção querida…

E em teu peito tens o leito e dás guarida

À ternura, ao carinho e ao amor…

A ti, Mulher…

Quero exaltar o teu real valor…

Não hoje simplesmente, aqui, agora!

Mas…que o Dia da Mulher – o seja sempre:

- Hoje, amanhã, e a toda a hora,

E te libertes das garras do furor

Desta sociedade incompetente e corrompida!

A ti, mulher…

Baixa, alta, branca, negra, magra, obesa…

Flor, fruto e semente que dá vida à própria vida;

Que és do carinho e do amor rainha de beleza,

Obra-prima da própria Natureza…

Mulher, filha, esposa, mãe ou avó querida…

A ti, Mulher…

E sem favor … Eu quero exaltar

Nos versos que declamo em teu louvor:

Curvo-me perante ti, Mulher, por seres quem és!

Deixo estes humildes versos a teus pés!

E neles… em cada palavra uma flor!


Fernando Reis Costa

quarta-feira, 7 de março de 2012

Unicamente falta de civismo





A responsabilidade a quem a tem, estas fotografias foram tiradas durante a manhã e tarde de hoje na baixa e na Praça da Republica.
Tenho criticado e muita os serviços responsáveis da CMC pela falha na recolha do lixo, mas desta vez  as varias pequenas lixeiras  espalhadas pelas mais diversas ruas de Coimbra são da inteira responsabilidade e falta de civismo das pessoas. É incrível como depositam sacos com lixo ao lado dos contentores que estão vazios às horas que não existe recolha.

Desleixo das entidades responsáveis...



Uma harmoniosa obra da CM de Coimbra.

Actualmente



 Antes 



Tenho por hábito, fazer critica construtiva ao funcionamento da cidade de Coimbra, nada me move contra o actual Executivo da Câmara Municipal de Coimbra ou contra a coligação PSD/CDS/PPM juntamente com a CDU.
Toda a critica construtiva que faço, só tem o objectivo dar o meu humilde contributo para melhorar o funcionamento da nossa cidade de Coimbra.
Também sei elogiar publicamente as obras de relevo que são feitas pela Câmara Municipal, pena que não tenha motivos para o fazer mais vezes.
Neste caso especifico quero salientar a magnifica obra que está a decorrer na Avenida Sá da Bandeira, onde estão a harmonizar as cantarias em volta das árvores que aformoseiam a Avenida.

terça-feira, 6 de março de 2012

O Elevador do desprezo.








Hoje resolvi subir a rua paralela ao Mercado Municipal D. Pedro V, para matar saudades de quando caminhava por ali quase diariamente.
Olhei para a esquerda e vi um matagal enorme nos “jardins” do Arquivo Municipal, fiquei com duvidas se ainda estaria a funcionar ou se já tinha sido encerrado, mas uns metros mais à frente constatei que se encontra aberto. Olhei para a direita e verifico toda área circundante a uma das saídas do Elevador do Mercado, está completamente ao abandono, porta do elevador grafitada, um enorme matagal, lixo amontoado, um desprezo total pelos utentes do Elevador e uma enorme desconsideração pelo património e cidade de Coimbra.