sábado, 20 de abril de 2013

Um esclarecimento em relação ao Parque Infantil de Chelo





Toda a gente sabe que sou contra este Parque Infantil, porque defendo que devia ser construído no mesmo local um Parque Geriátrico que tanto dava para os adultos como para as crianças.Mas como a opção politica do actual executivo da Junta de Freguesia de Lorvão optou pela construção deste Parque Infantil acrescentando um baloiço Geriátrico, só temos todos de o preservar e utilizar da forma mais correcta.
Mas o que me leva a escrever mais uma vez sobre este assunto é o seguinte ;
Hoje de manhã fui buscar o meu pai aos Cuidados Continuados a Penacova, encontrei um amigo em Lorvão e parei para beber café, por coincidência também chegou o tesoureiro da Junta de Lorvão, que por sinal é de outra cor politica do restante executivo e eu como sou amigo dele disse-lhe: " Então pá, os Parque Infantil em Chelo já abriu sem ter o dístico igual ao Parque Infantil de Lorvão onde está mencionado a entidade responsável, a entidade fiscalizadora, numero de emergência médica, e não se esqueçam que é obrigatório seguro e  se alguém se aleija o Mauro( Presidente da Junta está metido num molho de trabalhos).
O tesoureiro disse mais ou menos nestas palavras, " não está nada", eu respondi ai está sim, podes acreditar que está aberto e na minha forma de ver é ilegal. E que ontem quando cheguei a Chelo, andavam já lá crianças e que estava lá o Júlio. E o tesoureiro disse algo no género, " tenho de passar lá para ver isso". Eu acrescentei que haviam lá falhas graves , como um poste da Telecom dentro do recinto dos baloiços e num dos sítios não existe protecção mas sim uma parede em cimento a poucos centímetros do escorrega. Agora até posso acrescentar, também existem candeeiros com a base com parafusos com cerca de 3 centímetros salientes( mais logo mostro fotografias a comprovar) e existe uma casa em degradação que em caso de ruir mete em risco o Parque Infantil.
Voltando ao tema que me levou a escrever este esclarecimento, ao fim de almoço fui interpelado bruscamente pelo Julio ( Presidente da Assembleia Geral) que não tinha nada de falar no nome dele, ao qual respondi que não falei no nome dele, etc etc...
Ele afirmava que lhe tinham telefonado a dizer que eu ando a comentar que ele fez a inauguração do Parque Infantil, eu mais uma vez neguei ter dito que ele fez inauguração, até porque ele nem pertence ao Executivo da Junta, sendo só o Presidente da Assembleia, trocamos alguns minutos de conversa, que não vou divulgar o seu conteúdo e tudo ficou esclarecido.
Para terminar quero que fique bem esclarecido que nunca disse que o Presidente da Assembleia fez a Inauguração do Parque Infantil, para mim nem pode ser inaugurado sem estar homologado, mas disse que estava aberto ao publico e que vi lá crianças e o Júlio, que é bem diferente .
Só sou responsável pelo que digo e escrevo e não pelo que os outros interpretam.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Esplanada do Cartola cresce, e a outras?

Fotografia de osexoeacidade.com

Assim que a chuva parou de cair e os dias começaram a ser mais solarengos, tenho assistido ao “crescimento” quase diário da esplanada do Cartola. Crescimento esse que já ultrapassa em muito a frente do referido café, estendendo-se literalmente até às extremidades, impossibilitando a passagem dos peões.

Segundo sei, na baixa as esplanadas estão obrigadas a um número máximo de mesas, a uma área de ocupação do espaço público e as mesas, cadeiras e chapéus não podem ter publicidade. Gostava de saber se existe regime de excepção para o Cartola?

Uma reflexão mais refinada sobre as noites da Rua Venâncio Rodrigues.


Ontem escrevi um texto com o título “ O desassossego das noites na Rua Venâncio Rodrigues”, mas resolvi após refletir mais uns instantes proceder a uma reformulação do testo e deixo abaixo a nova versão mais elaborada e com algumas questões que gostava de ser esclarecido.

Muitas ocorrências brotam na Rua Venâncio Rodrigues mais conhecida, entre os jovens, pela rua do NB Coimbra.
O referido Bar é frequentado, na sua maioria, por jovens estudantes universitários, com idade própria de serem rebeldes, de terem o sangue na guelra, de consumirem em excesso bebidas alcoólicas “explosivas” à saída do Bar deixando espalhado pelos passeios, garrafas de vidro, copos, garrafas de plástico com restos de vinho e de outras misturas, mas nem tudo isto poderá servir de desculpa para tudo de mal que vem acontecendo nesta artéria e áreas circundantes.
Eu e não só temos escrito e refletido sobre este assunto, mas ninguém com responsabilidades na sociedade conimbricense demonstrou, até ao presente, iniciativa ou capacidade para acabar, de uma vez por todas, com estes sucessivos comportamentos anti-sociais.
Quase de forma diária, mas com maior relevância nas madrugadas de terça, quinta-feira, e sábado podemos verificar, dezenas de garrafas de vidro espalhadas nos passeios, debaixo dos carros, vidros partidos, pedras e sinais de trânsito arrancados dos passeios, zonas completamente cheias de urina, vomitado e até de dejetos.
Não será da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra o licenciamento deste tipo de estabelecimento?
Não será da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra proceder à limpeza e lavagem dos passeios e da estrada?
Defendo uma articulação eficaz entre a Polícia Segurança Pública e a Polícia Municipal e um maior patrulhamento destas duas entidades bem como à urgente intervenção da Câmara Municipal de Coimbra em relação ao licenciamento, que não deveria exceder as 4 horas, até porque os veículos de recolha do lixo passam antes dessa hora.
A este propósito e já que o encerramento daquele espaço ocorre posteriormente à passagem daqueles funcionários camarários, não competiria ao Bar a responsabilidade da limpeza dos espaços circundantes como o fazem no interior?
Estive no local a observar atentamente os estragos na via pública ocorridos na noite de 17 para 18 de Abril e reparei que o referido bar tem para a Rua Venâncio Rodrigues 4 portas de saída de emergência pelo que, em meu entender, essas mesmas portas não poderiam/deveriam ser utilizadas como entrada. Gostaria de vir a ser esclarecido porque, se nenhuma entidade o fizer, concluirei que esta minha observação será pertinente e ao mesmo tempo preocupante demonstrando-se, desde logo, uma falha dos serviços de fiscalização.
Por outro lado, os moradores têm vindo a ser obrigados a suportar o barulho, a observarem os vidros das suas janelas e portas um alvo privilegiado dos vómitos e dejetos, do movimento de passantes na rua, alguns deles completamente embriagados, que se deslocam em direção aos seus carros estacionados, muitas vezes em segunda fila e em cima dos passeios sem nunca serem incomodados pelas forças policiais ou por usarem, não raras vezes, a calçada à portuguesa como arma de arremesso durante a exteriorização dos seus comportamentos anti-sociais.
Não existirá também aqui uma quota-parte de responsabilidade da Junta de Freguesia da Sé Nova? Não deveria também ela dar o seu contributo para que os seus eleitores não tenham de passar por estas situações desagradáveis, designadamente, para os idosos e para quem trabalha e que, no seu trajeto diário, terá de percorrer a artéria completamente suja e ter de se desviar de “objetos estranhos” ou mesmo em relação aos turistas que durante o dia se deslocam em direção à universidade? É assim que queremos cativar e promover o turismo para a cidade? Foi por esta razão que se promoveu a candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial da UNESCO?
No meu entender, a Câmara Municipal deveria limitar o horário de funcionamento do Bar até às quatro da manhã (cumpridos escrupulosamente, sob pena de pesadas coimas), à semelhança de outros bares (julgo que estes espaços é até às 4h), visto ser uma zona residencial e de se encontrar, também, na zona da Instituição Policia Judiciária que para a maioria dos cidadãos continua a ser uma instituição credível e que não merecerá conviver quase diariamente com toda a má educação e rebeldia referida anteriormente.
Sei que é difícil “combater” os interesses instalados, mas eles nunca, mas nunca, deverão estar acima dos órgãos de decisão do Estado e do próprio cidadão comum.
Haja coragem.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O desassossego das noites na Rua Venâncio Rodrigues







Muitos acontecimentos florescem na Rua Venâncio Rodrigues, mais conhecida entre os jovens pela rua do NB Coimbra.
O NB é frequentado na sua maioria por jovens, a sua maioria estudantes universitários, com idade própria de serem rebeldes, de terem o sangue na guelra, de consumirem bastantes bebidas alcoólicas explosivas, mas isso não serve de desculpa para tudo.
Muito se tem escrito sobre este assunto, mas ninguém com responsabilidades na sociedade para poder intervir o faz, para acabar de uma vez por todas com estes sucessivos comportamentos anti-sociais. Quase de forma diária, mas com mais relevância nas madrugadas de terça e quinta feira, podemos verificar, dezenas de garrafas de vidro espalhadas nos passeios, debaixo dos carros, vidros partidos, pedras arrancadas dos passeios, sinais de transito arrancados, zonas completamente cheias de urina, de vomitado e até de dejectos.
Não é da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra o licenciamento?
Não é da responsabilidade da Câmara municipal de Coimbra proceder à limpeza e lavagem dos passeios e da estrada?
A Junta de Freguesia da Sé nova nada diz ou faz em relação a este assunto?
Defendo uma articulação e patrulhamento mais apertado da Polícia de Segurança Pública e Polícia Municipal, e uma urgente intervenção da Câmara Municipal de Coimbra em relação ao licenciamento, que não deve exceder as 4 da madrugada, até porque os veículos de recolha do lixo passam antes dessa hora.
Estive no local a observar atentamente os estragos da noite de 17 de Abril na via publica e reparei que o referido bar tem para a Rua Venâncio Rodrigues 4 portas de saída de emergência, logo essas mesmas portas não podem no meu entender ser utilizadas como entrada pelo bar em questão. A ser correcta esta minha observação denota que existe uma falha dos serviços de fiscalização.
Por outro lado, os moradores e não só, são obrigados a suportar o barulho do movimento de passantes na rua, alguns deles completamente embriagados, que se deslocam nos seus carros estacionados em segunda fila e em cima dos passeios sem serem incomodados pelas forças policiais, os vidros das suas janelas e portas a serem o alvo privilegiado dos vómitos e dejectos e nem a calçada à portuguesa escapa, servindo na maioria das vezes de arma de arremesso durante a exteriorização dos seus comportamentos anti-sociais.
No meu entender, a Câmara Municipal deve limitar o horário de funcionamento do NB até às quatro da manhã, vista ser uma zona residencial e de se encontrar na zona a Policia Judiciária de Coimbra. E deviam limitar o trânsito na Rua Venâncio Rodrigues exclusivamente a moradores, veículos de emergência médica e das forças policiais das 20h00 até ás 8h00.
Sei que é difícil “combater” os interesses instalados, mas eles não estão acima dos órgãos de decisão do Estado.
Haja coragem.

Enviei este texto para:

Comando da Policia de Segurança Publica de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra

Junta de Freguesia da Sé Nova


Assim se faz politica local de proximidade a pensar nas pessoas .

terça-feira, 16 de abril de 2013

Hospital Pediátrico e a falta de transportes públicos

Como é do conhecimento de toda a gente, estamos muito mal servidos de transportes públicos para o Hospital Pediátrico, os poucos autocarros dos SMTUC que se deslocam ao Hospital, ainda diminuem quando existem férias escolares.
Já que a Câmara Municipal não se resolve em solucionar o problema, que é, colocar em “marcha” um autocarro específico a fazer o trajecto da baixa para o Hospital Pediátrico, ao menos que construa/licencie uma Praça de Táxis.
As crianças, Coimbra e o Hospital Pediátrico merecem mais respeito pelos iluminados que governam a nossa cidade.

domingo, 14 de abril de 2013

Chafariz de Chelo. Eu bem disse em Maio de 2011.

Eu bem escrevi a 29-05-2011, repito de 2011 que o Chafariz só ia ser arranjado a meses das eleições. Hoje posso garantir esta minha afirmação já que andam no local a retirar medidas para avançar com a obra. Já agora quero ver se a requalificação do Chafariz, vai levar uma árvore e um banco de jardim ( pode ser mesmo um daqueles que desapareceram do passeio das laranjeiras) e lhe dão o nome de Canto ou Recanto do Fernando Calhau.

Chelo : A quem compete limpar as valetas e bermas da estrada ? Eu sei, e tu sabes?