segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Desejamos a toda a família e amigos um Bom Ano de 2013.


Ex-futuro Parque Infantil de Chelo. Tudo dito sem dizer nada...

Fotografia do ex-futuro Parque Infantil de Chelo.


Fazer ou mandar fazer a contar com o ovo no rabo da galinha por vezes tem frutos amargos.
Depois só lanço confusão e sou argumentista. Ou sei mais do que pensam e escrevo o que não estavam habituados a que fosse escrito, mas o tempo do fascismo já terminou mesmo que o Primeiro-Ministro ande a ler livros do Salazar.
Aguardemos próximos desenvolvimentos enquanto outros vão aguardar por outra coisa, mas não digam que não alertei. 

Existe uma grande diferença entre um Parque Infantil numa localidade que já não existe Pré-Escola e Escola Primária e um Parque Geriátrico onde existe muitos idosos.

Passeio das Laranjeiras em Chelo : Não tenho argumentos mas mais uma vez alertei!






Pode ler mais acerca deste assunto clicando aqui:

http://independentepelafreguesia.blogspot.pt/2012/05/obras-de-requalificacao-de-um-passeio.html

Quero mais uma vez que fique bem claro que este meu artigo nada tem haver com quem executou a obra, como alguns maus argumentistas tentam fazer transparecer e tentam iludir as pessoas que faço critica a quem a quem executa as obras. A minha critica construtiva ou alertas são para quem as manda executar da forma que as manda e não para quem as executa da forma que as executa, que fique bem claro para depois não virem reagir às criticas que faço sem saberem do que falam mas sim porque lhes pediram para reagirem.
 Vamos ao que interessa, era mais que previsível que o pavimento ia começar a rebentar num curto espaço de tempo, as Tílias que se encontram no meio do passeio não são árvores de jardim  e as suas raízes são fortes e por norma "buscam" a superfície rebentando com todo o tipo de pavimento que seja colocado.
No meu entender ao requalificarem o passeio, deviam o ter alargado conforme já escrevi acerca disso e aproveitavam para substituir as Tílias.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

As minhas Boas Festas enquanto deputado de freguesia


Ex. Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu


Assunto: Mensagem de Natal e de votos de um Bom Ano Novo

Enquanto Vogal da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu, desejo a todos as maiores felicidades e faço votos para que mantenham a capacidade de enfrentar com coragem e determinação eventuais contrariedades que vos surjam, que espero sejam poucas.
No próximo ano de 2013 vai fechar-se um ciclo na minha vida, o de deputado de freguesia.
E ao longo de todos os muitos anos em que venho exercendo os cargos para os quais a maioria de Quero agradecer a todos que me ajudaram a ser eleito, onde eu sempre tentei dar o melhor de mim, valorizando a lealdade, a fraternidade, igualdade e solidariedade ao longo de todos estes meses.

Infelizmente, vivemos tempos muito difíceis e conturbados. Nesta época do ano, que deveria ser de paz e alegria plena para todos, muitos são aqueles que terão por companhia a amargura, gerada pela incerteza no futuro, e mesmo o desespero, fruto das duras adversidades.
A nível da “luta” das freguesias, quero que fique bem claro que defendi e sempre defenderei contra tudo e todos pela manutenção da freguesia que me viu nascer, crescer, que é a nossa Freguesia de São Bartolomeu e como cidadão e deputado de freguesia nunca deixarei que seja retirada a dignidade como ser humano a algum cidadão comum da nossa freguesia. Tentarei sempre transmitir-lhes fé e esperança num futuro melhor.
Sei bem, que estes valores que defendo são partilhados por todo o executivo da Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia, que todos juntos, cada um com o seu papel e à sua maneira, tentamos uma actuação de proximidade, desempenhamos um papel ímpar na resolução e sinalização dos problemas sentidos pelas populações da nossa área de influência.

Esta poderá ter sido a minha ultima mensagem de Natal e de votos de um bom Ano Novo como deputado de freguesia da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu, uma vez que foi votada favoravelmente na Assembleia da Republica a reorganização administrativa pelos dois partidos da maioria parlamentar (PSD e CDS), que aponta para a União das Freguesias da Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu.

Para terminar e apesar das incertezas em relação à nossa Freguesia, reitero os meus votos de fé e esperança no futuro, desejando a todos Boas Festas.

Um abraço amigo do Vogal Independente da Assembleia de Freguesia

Jorge Neves

27-12-2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bom Natal !


Chove. É dia de Natal.
Lá para o Norte é melhor:
Há a neve que faz mal,
E o frio que ainda é pior.

E toda a gente é contente
Porque é dia de o ficar.
Chove no Natal presente.
Antes isso que nevar.

Pois apesar de ser esse
O Natal da convenção,
Quando o corpo me arrefece
Tenho o frio e Natal não.

Deixo sentir a quem quadra
E o Natal a quem o fez,
Pois se escrevo ainda outra quadra
Fico gelado dos pés.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Acabadas de arrancar...


Um amanhecer em Chelo










domingo, 23 de dezembro de 2012

Uma reflexão sobre o Futsal de UPCC


Não era para escrever nada sobre este assunto porque nem sou associado, mas a pedido de “várias famílias  aqui deixo a minha reflexão sobre o estado do futsal em Chelo.

O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, assim diz o ditado.
Não era para existir futsal em Chelo este ano segundo já ouvi dizer, acabou a secção de futsal passando o mesmo a ficar a cargo da direcção do UPCC, também segundo ouvi dizer.
Não sei se é bom ou menos bom ou até mesmo mau, mas é o que existe.
Eu pessoalmente defendo que o futsal deve ter uma secção autônoma dentro do UPCC da mesma forma que o Rancho também teu, mas isto é o que eu penso e nada mais que isso.
Para mim o futsal sénior em Chelo devia ter sido suspenso durante três anos e apostarem exclusivamente nas camadas de formação e futsal feminino.
Como tudo o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita,  a aposta nas camadas jovens resume-se a uma única equipa de formação, deixou-se fugir para os outros clubes os melhores jogadores, o UPCC ficou sem quantidade e qualidade para assegurar o futuro do futsal sénior  mas esta minha reflexão tem o valor que tem e falo como observador sem ter o conhecimento real do que verdadeiramente se passa no interior do UPCC, mas não devo estar muito longe da realidade.
Desde Setembro que tenho assistido como espectador aos desenvolvimentos do futsal em Chelo, com passagens do género  “ treino ou treinas tu”, “eu fui convidado por fulano e tu por Sicrano , “se ele for o treinador o meu filho não joga, se o outro for o treinador não vale a pena porque não chega ao fim”, uma coisa é certa eu estava presente quando um treinador foi convidado para assumir uma equipa, e no meu entender quem o convidou fez muito bem, porque teve um excelente desempenho na época anterior como treinador trazendo um titulo para o UPCC, pena o clube não ter assegurado esses mesmos jogadores para dar continuidade ao projecto.
No futsal sénior  tudo na mesma como na época passada, com a particularidade de terem perdido um ou dois elementos de valor e de terem um plantel muito reduzido conforme se vem a provar neste momento devido ao número de lesões e de castigos.
Se o treinador podia fazer mais? Se calhar podia, mas fazer omeletes sem ovos não é possível  Muito pessoalmente, não sei como o treinador tem paciência e a coragem de continuar à frente da equipa, eu já tinha batido com a porta há muito.
Dizem que existe indisciplina no balneário  desorganização no UPCC e em relação a isso não posso opinar muito, porque gosto de escrever do que sei na realidade. Que existe muita indisciplina dentro do campo de jogo, isso existe, mas do que vi, essa indisciplina deve-se ao querer ganhar, ao calor do jogo e aos erros da arbitragem que quase sempre prejudicam o UPCC.
No último mês a equipa sénior de futsal praticamente esta reduzida a 6 jogadores, castigos e lesões são mais que muitos, os motivos todos os sabem e sobre isso não me vou alongar.
Mas posso dizer que em relação a esse motivo, a solução não era fácil de ser tomada, pelos vistos foi uma solução encontrada pelos jogadores e a direcção pouco ou nada podia fazer.
Se é a direcção que manda, se é os jogadores que mandam, se é os jogadores-directores que mandam ou se devia ser o treinador a mandar, nada vou acrescentar, os protagonistas se quiserem acrescentar algo a esta minha reflexão que o façam.
Em conclusão eu defendo aqui o que defendo publicamente em conversas, está na hora de apostar nas camadas de formação e suspender o futsal sénior durante três anos e reaparecer depois com uma equipa sénior formada nas camadas jovens do UPCC.

Festa em Grada - Barcouço em honra de Santo António


Concerto de Natal na Igreja Matriz de Penacova


Almoço Natal do Núcleo do Sporting de Penacova


Capela de Chelo: Cantares Solidários. Dia 29-12-2012


sábado, 22 de dezembro de 2012

É criminoso o que estão a fazer às crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais

No dia 22 de Dezembro denunciei no blogue e no Facebook, enviei exposição para todos os Grupos Parlamentares, para o Presidente da Republica,Ministro da Educação, Confederação das Associações de Pais e para outros Organismos nacionais e Internacionais a descriminação que os alunos com NEE iam estar sujeitos a partir deste ano lectivo ao terem de realizar exames nacionais nas mesmas condições que os restantes alunos.
Hoje tive a confirmação que o Governo tinha recuado nessa intenção para bem dos alunos e para descanso dos pais e professores.
Penso que o meu pequeno contributo ao denunciar este caso ajudou a que a justiça fosse reposta e os alunos com NEE já não vão ser descriminados.
Também posso adiantar que este recuo do Governo se deve à insistência do Grupo Parlamentar do PS que já tinha pedido a revogação do Despacho Normativo.


O Despacho Normativo nº 24-A de 2012 é criminoso para com as crianças/alunos com Necessidades Educativas Especiais.
É urgente todos os Pais e Encarregados de Educação de alunos de NEE se unirem para este Despacho Normativo ser revogado. Este Despacho obriga os alunos com NEE a realizarem exames nacionais em pé de igualdade com os restantes alunos, não respeitando os seus tempos, as suas limitações e o seu método de aprendizagem que é muito diferente dos restantes alunos.
No meu caso em concreto, a minha filha que é uma aluna que frequenta a 4ª Classe e é aluna de NEE desde a 1ª Classe, com um currículo adaptado e muito individualizado, com medidas educativas delineadas no seu PEI e com adaptações em todas as fichas de avaliação, este ano vai ser obrigada a realizar exames nacionais juntamente com os outros alunos da 4ª Classe.
Gostava de ver as Associações de Pais e os partidos políticos da oposição do actual Governo a levantarem esta questão e a elevarem o superior interesse da criança ao limite.


Chelo : Zé da Gaita e o seu novo hotel de 4 rodas




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal ou época de hipocrisia? Pense nisto!


Natal é um acontecimento tão vulgar, tão papagueado, apelante, mas ainda assim parece ser um assunto bastante difícil de se comentar e carregado de enorme hipocrisia.
Talvez esse bloqueio ocorra por que é difícil fugir aos clichés natalinos culturais, pecuniários e religiosos, já tão misturados e já tão enraizados. Ceia de Natal, árvore de Natal, prendas fúteis, peru, bacalhau, bolo-rei e missa do galo.
Por outro lado, talvez seja difícil escriturar sobre o Natal, por ser tão desigual o conceito de Natal de cada um. Para muitos um Natal feliz seria tão simples como ter um pedaço de pão e água para a ceia, ver a sua doença curada ou ter um tecto para dormir, para outros o grande feliz Natal que eles esperam talvez seja um pouco de paz e para alguns um natal feliz seria viajar e fugir de todos os estereótipos capitalistas.
O importante é fazer acontecer o Natal, não só esta época do ano, mas sim durante o ano inteiro. Que esta época seja um momento de reflexão, de reencontros, de fraternidade, de solidariedade e de paz.
Fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar o Natal do outro um momento feliz.

Pense nisto e tenha um feliz Natal durante o ano inteiro.