sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paula Teixeira da Cruz a Ministra (da Justiça) sem carros que investiu forte no BCP

Fotografia do Google imagens

Paula Teixeira da Cruz comprou milhares de acções do BCP a mais de 2 euros por título. Hoje valem menos 90%

Paula Teixeira da Cruz é uma mulher conhecida pelo arrojo. Isso mesmo demonstra a declaração de rendimentos ontem entregue no Tribunal Constitucional.

Talvez por influência do ex-marido, ex-presidente do BCP, ou por iniciativa própria, mas o grosso dos seus investimentos são em acções, com um peso substancial dos títulos deste banco.
Na conta que detém no BCP, 61,7% do investimento é em acções do banco, em dois lotes distintos, um comprado a 2,42 euros por acção e outro por 2,33. O total investido atinge os 376 mil euros quando ontem, as mesmas acções foram transaccionadas a 0,26 euros - uma desvalorização de quase 90%. Tem ainda 1388 acções da EDP, compradas a 2,45 euros.
A ministra da Justiça será também um dos portugueses interessados na revisão da lei do arrendamento. No IRS, categoria B, que anexou ao processo entregue no TC, declara 7356 euros em rendas anuais, divididas em três parcelas: uma de 1752,7 euros, outra de 2672 e finalmente uma de 2932. Todas certamente celebradas noutros tempos. Mesmo assim, a ex--presidente da assembleia municipal de Lisboa tem um património assinalável. No BCP os depósitos à ordem atingem os 62 815 euros, representando 10,2% do total, os títulos a 419 231 euros, correspondentes a 68,5%, e finalmente 129 mil em fundos de investimento, num total de cerca de 611 mil euros.
A ministra declara ainda seguros pessoais no montante de 226,7 mil euros e seguros patrimoniais e de responsabilidade que atingem os 493,6 mil euros. Conta ainda com um assinalável património imobiliário de uma herança indivisa, espalhado por Albufeira, Porto, Lisboa e Avis.
No Deutsche Bank, os investimentos são mais defensivos. A conta à ordem representa 51% do total, correspondente a 101,6 mil euros, e os investimentos em obrigações e fundos totalizam os outros 49%. Finalmente, o BES é o parente pobre: os depósitos ascendem a apenas 3809 euros.
A ida para o governo vai provocar-lhe um rombo no orçamento mensal. Um ministro não ganha hoje mais de 5 mil euros limpos por mês, enquanto no ano passado, só em prestações de serviços, a advogada declarou 236,3 mil euros, para um lucro tributável de 107,3 mil euros, sem prejuízos fiscais.
Paula Teixeira da Cruz não tem automóveis, mas detém uma participação na Octum, Canalizações e Construções Turísticas do Algarve, com sede em Areias de São João, onde também é dona de alguns prédios, em conjunto com dois irmãos, e faz parte de outra sociedade, a Augusto Teixeira da Cruz Lda. Actualmente vive num andar em Lisboa, que ainda está a pagar ao banco.
O seu braço-direito, Fernando Santo, responsável pela gestão do vastíssimo património do Ministério da Justiça, ainda não entregou declaração. Mas como o exemplo vem de cima, esta deve seguir dentro de momentos



por Margarida Bon de Sousa, Publicado em 12 de Agosto de 2011

Fonte: http://www.ionline.pt/conteudo/142784-a-ministra-sem-carros-que-investiu-forte-no-bcp
Recebido por mail

Sem comentários: