Abertura do procedimento de classificação do edifício da Estação
Nova, sito em Coimbra, na Avenida de Emídio Navarro,
freguesia de São Bartolomeu, concelho e distrito de Coimbra
1 — Nos termos do n.º 2 do artigo 9.º do Decreto -Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, faço público que, por meu despacho de 8 de Novembro de 2011, exarado sobre informação da Direcção Regional de Cultura do Centro, determinei a abertura do procedimento administrativo relativo à classificação do edifício da Estação Nova, sito em Coimbra, na Avenida de Emídio Navarro, freguesia de São Bartolomeu, concelho e distrito de Coimbra.
2 — A decisão de abertura do procedimento de classificação em causa teve por fundamento o facto deste edifício ser um dos únicos exemplares da “Arquitectura do Ferro” existente em Coimbra, um projecto de 1923 assinado pela dupla de arquitectos Cotinelli Telmo e Luís Cunha num esforço de modernização estética e funcional dos equipamentos públicos da cidade. Acresce o forte impacto sócio -económico que a construção desta estação ferroviária, designada então por Estação Velha, assim como do ramal de ligação à Estação Nova, inevitavelmente acarretou.
De indubitável valia histórico -artística, a este edifício estão associados ainda os critérios de integridade e de autenticidade.
Anúncio n.º 18099/2011. D.R. n.º 233, Série II de 2011-12-06
Sem comentários:
Enviar um comentário