sábado, 18 de dezembro de 2010

Mil estorias para encantar





Um excelente projecto para crianças e adultos.
Nesta vida tão "acelerada", em que não há espaço para a reflexão e que as inquietações materiais se sobrepõem ao prazer das coisas simples, a leitura de pequenas histórias, repassadas de humanidade e de beleza, podem ajudar de uma forma significativa para um alargar de horizontes que a sociedade tem restringido às superficialidades e preocupações do dia-a-dia.
Da constatação deste facto, nasceu o Projecto “Mil Histórias para Encantar” com a finalidade de fazer chegar às crianças e adultos histórias capazes de proporcionar momentos de diálogo, de reflexão e de sonho, que tão necessários se tornam para as libertar espiritualmente.
Infelizmente as portas não se têm aberto ao Projecto, da forma que se desejava, mas a persistência e o gosto pelas crianças e contar histórias fala mais alto.

Cortejo de Pais Natal pelas ruas da Baixa

Políticos/Chefes de Estado Europeus -estas "criaturas" é que nos vão tirar da crise ?!


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Olhares...

Ultima grande obra de Carlos Encarnação na Baixa de Coimbra

Dois imóveis, propriedade da autarquia, localizados na Baixa, na freguesia de São Bartolomeu, uns na Rua das Azeiteiras e outro na Travessa das Canivetas, tiveram de inscrição uma verba cabimentada de 10 euros para reabilitação na discussão das Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Coimbra. De salientar que um deles sofreu uma derrocada. Ver aqui. E aqui.
Segundo Carlos Clemente, presidente da junta de freguesia da Junta de São Bartolomeu, “fiquei sem palavras. Como é que é possível? Interpelei o vereador Paulo Leitão: 10 euros? Essa importância dá para dois tijolos, sem colocação, porque a mão-de-obra custa muito mais do que isso. Se os imóveis fossem de um particular, invectivei o vereador, o procedimento da edilidade não seria esse, de certeza absoluta. Teria coimas em cima de coimas e prazos para intervenção na sua propriedade. Se assim não fosse, naturalmente, no limite, teria um processo de posse administrativa. No caso, sendo a dona dos prédios a Câmara Municipal, já pode haver adiamentos e prorrogação nos prazos de reconstrução? Isto é o quê? Onde é que estamos? A autarquia quer saber da Baixa, da minha freguesia, para alguma coisa?
Mas para outras rubricas, para outras iniciativas, já há dinheiro com fartura!?
Perante a minha indignação o vereador Paulo Leitão afirmou que iria levar o assunto ao vereador da habitação. Espero bem que Francisco Queirós, o vereador do pelouro da habitação, reconsidere”, enfatiza Carlos Clemente.
Texto do Blogue Questões Nacionais

Pode ler mais sobre este assunto aqui.

 

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O PREÇO DAS MULTAS

As 20 verdades


1.Para evitar filhos, faça amor com a cunhada. Só nascem sobrinhos...

2. Todos os cogumelos são comestíveis. Alguns só uma vez...
3.Seja bom com os seus filhos. São eles que vão escolher o seu asilo.
4. Nasci careca, nu e sem dentes. O que vier, é lucro!
5.Amigos vêm e vão, inimigos acumulam...
6.Se o amor é cego, o que é preciso é apalpar...
7.Se a mulher fosse boa, Deus tinha uma. E se fosse de confiança, o Diabo não tinha cornos...
8. Sabem porque é o pão se queima, o leite entorna, e a mulher engravida? Porque não se tira a tempo...
9.Alguns homens amam tanto as suas mulheres, que para não as gastarem, preferem usar as dos amigos...
10. Pior que uma pedra no sapato só um grão de areia no preservativo...
11.E se um dia te sentires inútil ou deprimido, lembra-te só disto: Já houve um dia em que foste o espermatozóide mais rápido do grupo!!!
12. Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia...
13.Os chefes são como as nuvens, quando desaparecem fica um dia lindo...
14. O que leva os homens a perseguir mulheres com quem não tencionam casar? O mesmo impulso que leva os cães a perseguir carros que não tencionam conduzir...
15.É melhor abrir um email com vírus, que uma carta com antrax!
16. As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis!
17.O teu futuro depende dos teus sonhos. Não percas tempo... Vai dormir!
18. O amor é como a gripe, apanha-se na rua, resolve-se na cama...
19.Os Homens mentiam bem menos, se as Mulheres não perguntassem tanto!
20. Mais vale ter mau hálito, que não ter hálito nenhum!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jantar Solidário da Freguesia São Bartolomeu

Abertura do portão da EB1 São Bartolomeu

Recebi hoje um “documento” enviado pelos representantes dos encarregados de educação da Escola EB1 S. Bartolomeu, onde dizem que no passado dia 6 de Dezembro assinaram um protocolo de colaboração e responsabilidade com o Agrupamento de Escolas Silva Gaio e a Junta de Freguesia, que vai permitir que a partir do dia 3 de Janeiro de 2011, a abertura matinal do portão da Escola passe a ser dez minutos antes do toque da entrada e será garantida por um encarregado de educação.
O mesmo “documento” também afirma que os Encarregados de Educação serão os responsáveis naqueles dez minutos “pela manutenção/conservação e eventual reparação, caso haja danos, dos equipamentos existentes no espaço de acolhimento da escola, bem como pela segurança” dos seus educandos.
Vamos agora ao que me levou a voltar a este assunto.
A minha rebeldia e persistência acerca deste assunto (abertura do portão dez minutos mais cedo), acabou por dar frutos, mesmo sendo criticado por um dos representantes dos encarregados de educação, que ficou chateado de eu ter ido para a comunicação social sem falar com outros pais (o que não é verdade), que lhe causei alguns “prejuízos” pois andava a trabalhar no assunto e como trabalha num jornal local tinha outros meios para se conseguir abrir o portão.
Pois bem, este assunto tem quatro anos e só agora vai ficar resolvido parcialmente até ao final do ano lectivo, sim parcialmente, pois o problema de fundo vai manter-se.
Aproveito para dizer que os representantes dos encarregados de educação foram convocados para a dita reunião, até ai nada de anormal. Mas deviam de reunir com todos os pais e não decidirem fazer “protocolos” sem ouvir os restantes interessados, pois assim acabaram por fazer o mesmo do que me “acusaram”, não se deve cuspir para o ar.
Este protocolo parte da minha rebeldia e da boa vontade da Junta de Freguesia na qualidade do amigo e Presidente Clemente, mas não deixa de ser um protocolo sem valor jurídico de alguma espécie, pois nenhum pai ou encarregado de educação pode ser responsabilizado pela segurança do seu educando dentro do estabelecimento de ensino, não podem ser responsáveis por algum tipo de manutenção/conservação ou reparação.
Tudo isto atrás está salvaguardado pelo Seguro escolar, não existe “ protocolo” que possa substituir a Lei, nem existe protocolo algum com valor jurídico que possa ter validade num contexto de” ilicitude”.
Uma coisa é um encarregado de educação abrir o portão e vigiar a entrada dez minutos mais cedo e um funcionário da escola garantir a vigilância dos alunos, outra coisa é os pais “usurparem” funções de forma protocolar.
Deixo aqui uma pergunta que espero que não aconteça, mas que poderá acontecer.
Se os pais e encarregados de educação estiverem com os seus educandos dentro da escola debaixo do telheiro num dia de chuva, e por muito azar, o telheiro cair e ferir alunos e encarregados de educação?
Quero aqui mais uma vez agradecer ao Presidente Clemente da Junta de Freguesia São Bartolomeu a sua disponibilidade para a resolução deste caso.

Noite Solidária. Casa dos Pobres de Coimbra

Eurábia. Futuro da Europa a partir de 2030?

(Foto da Web)
Eurábia é um neologismo assentado na previsão duma Europa onde a cultura dominante não seja a ocidental, e sim a islâmica, e na qual a imigração multiplique os adeptos desta religião. Este conceito foi desenvolvido por Bat Ye’or e popularizado recentemente por Oriana Fallaci.
Segundo esta teoria, esta nova Europa teria começado a se desenhar após a crise do petróleo dos anos 1970, que teria obrigado os governantes europeus a fazer concessões aos países extractores árabes. Estas concessões incluiriam:
Uma política exterior conciliada com os países árabes, em oposição aos Estados Unidos da América e Israel.
A entrada da Turquia na União Europeia.
A abertura à imigração procedente dos países muçulmanos.
O repúdio à menção das raízes cristãs da Europa na Constituição Europeia.
A defesa da compatibilidade entre o Islão e a democracia.
A idealização de certos períodos da história europeia, como Al-Andalus, enquanto se repudia a Reconquista ou a Colonização da América.
A adopção do relativismo cultural, com a aceitação da poligamia.
Islão na Europa

██ <1%

██ 1%-2% (Itália, Noruega, Grécia)

██ 2%-3% (Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Reino Unido)

██ 3%-4% (Alemanha, Suécia, Sérvia)

██ 4%-5% (Bélgica, Áustria, Suíça)

██ 5%-10% (Holanda, França)

██ 10%-20% (Rússia, Bulgária, Montenegro, Chipre)

██ 20%-40% (Macedónia)

██ 40%-60% (Bósnia e Herzegovina)

██ 60%-80% (Albânia)

██ 80%-95% (Kosovo)

██ > 95% (Turquia)

Fonte: http://pt.wikipedia.org
 

Este país não é para corruptos


"Este país não é para corruptos

Em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer
... Que Portugal é um país livre de corrupção sabe toda a gente que tenha lido a notícia da absolvição de Domingos Névoa. O tribunal deu como provado que o arguido tinha oferecido 200 mil euros para que um titular de cargo político lhe fizesse um favor, mas absolveu-o por considerar que o político não tinha os poderes necessários para responder ao pedido. Ou seja, foi oferecido um suborno, mas a um destinatário inadequado. E, para o tribunal, quem tenta corromper a pessoa errada não é corrupto- é só parvo. A sentença, infelizmente, não esclarece se o raciocínio é válido para outros crimes: se, por exemplo, quem tenta assassinar a pessoa errada não é assassino, mas apenas incompetente; ou se quem tenta assaltar o banco errado não é ladrão, mas sim distraído. Neste último caso a prática de irregularidades é extraordinariamente difícil, uma vez que mesmo quem assalta o banco certo só é ladrão se não for administrador.
O hipotético suborno de Domingos Névoa estava ferido de irregularidade, e por isso não podia aspirar a receber o nobre título de suborno. O que se passou foi, no fundo, uma ilegalidade ilegal. O que, surpreendentemente, é legal. Significa isto que, em Portugal, há que ser especialmente talentoso para corromper. Não é corrupto quem quer. É preciso saber fazer as coisas bem feitas e seguir a tramitação apropriada. Não é acto que se pratique à balda, caso contrário o tribunal rejeita as pretensões do candidato. "Tenha paciência", dizem os juízes. "Tente outra vez. Isto não é corrupção que se apresente."

(Recebido por e-mail)

Porque tenho memória!

Há que admitir… o homem tinha consciência de si próprio e das suas grandes limitações!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Não é portugues!!!!!

Pagamento de Passagens na Ex-SCUT de Alfena
Exmos. Senhores,
Sendo morador em Alfena e trabalhando no Porto, utilizo, como sempre utilizei, o seguinte trajecto: Porto-VCI-A3-A42-Alfena, sendo o regresso feito em sentido inverso utilizando as mesmas vias.
Não vou dissertar agora no facto de que Vas. Exas. me estão a cobrar a utilização de uma via que foi construída com os meus impostos e com as verbas provenientes da União Europeia, porque esse infelizmente é assunto ultrapassado pelas Leis abusivas deste País.
Vas. Exas. em conluio com os *(des)*governantes deste País, não prestam nenhum serviço... disponibilizam uma determinada estrutura (estradas) que caso queiramos utilizar terão que ser pagas, mas como vocês, pobrezinhos, ganham pouco e não têm dinheiro para criar postos de trabalho, não disponibilizam nenhum funcionário para receber o que devo no fim da utilização desses serviços...
Assim, de acordo com a leitura sobre as diversas formas de pagamento, cheguei à conclusão de que não vou comprar nenhum dos dispositivos que Vas. Exas. têm(??) à venda, nomeadamente o DECP, o DEM ou o DT, uma vez que tal não faz sentido!
Desgraçadamente, mesmo que quisesse adquirir uma dessas máquinas registradoras, as mesmas encontram-se esgotadíssimas.... porque se calhar vos dá jeito cobrar os "serviços administrativos" que são um autêntico
roubo.
Então EU é que compro o dispositivo da v/ cobrança?? Isso tem tanta lógica como ir a um café, pedir umas águas que custam 0,80 e cobrarem-me 0,90 sendo que os 10 cêntimos a mais são como contribuição para o café ter comprado a sua máquina registadora..... NÃO FAZ SENTIDO!!!
Atentem nesta "JÓIA" exemplificativa de autêntica extorsão: No trajecto A3-Alfena, utilizando cerca de um quilómetro da A42.... o valor da passagem são 0,20  e o valor do serviço administrativo são.... 0,30 !!!!!! É para RIR???? então o custo administrativo é superior ao custo do Serviço??? Vão gozar com o c..........lho!!!!!!
Posso realmente fazer o pagamento postecipado, conforme foi divulgado por Vas. Exas., mas.... dou o exemplo concreto de um pagamento que efectuei e do qual junto cópia: No passado dia 21-10-2010 fui a uma Payshop e o recibo total foi de 5,02 Euros... sendo que esta verba diz respeito às parcelas de2,60  de custos de portagem e... 2,42  de CUSTOS ADMINISTRATIVOS!!!!! 93% de aumento!!!!!
AINDA POR CIMA, O REFERIDO RECIBO NÃO IDENTIFICA OS LOCAIS EXACTOS DAS
PASSAGENS NEM AS HORAS... NADA! Como eu utilizo uma viatura da Empresa onde trabalho, acabo por não ter forma de justificar se os recibos são referentes a utilizações particulares ou em serviço da Empresa....
Verifico ainda que, quando termino a passagem das Ex-Scut, no respectivo local, não tendo ninguém para me cobrar a passagem, nem sequer tenho UM LIVRO DE RECLAMAÇÕES!!!!!
Não me venham dizer que tal livro está ao meu dispôr na VIA VERDE ou em qualquer uma das Lojas existentes neste País..... Porque qualquer Empresa onde eu vá, tem Livro de Reclamações nas suas filiais, não me mandam para a SEDE a reclamar....
Tenho o Direito de reclamar no local onde me foi prestado o Serviço, não sou obrigado a deslocar-me para o fazer!!!!!
Ainda por cima, com tantos nomes nas estradas, nem sei se estou a utilizar um serviço da Ascendi, da Brisa ou de qualquer um dos outros Exploradores de cidadãos deste País.... pelo que nesses casos podiam sempre dizer "Ah! coisa e tal.... a sua reclamação não é para a Brisa... é para a Ascendi.... ou é para não sei quem.... olhe, pague e não bufe...."
Face ao exposto, considerando que a inexistência do Livro de Reclamações no Local onde o Serviço me é prestado; considerando tambérm que não tenho que suportar os custos das v/ máquinas de registos; considerando ainda um abuso que seja eu a pagar uma comissão de 93% ao payshop que se substitui a vocês para efectuarem a v/ cobrança que, lembro, não fizeram porque não estavam presentes no respectivo local quando eu passei e quis pagar....
Vou continuar a utilizar a ex-scut em questão, sendo certo que aguardarei que no respectivo local esteja alguém da v/ Empresa! se isso não acontecer, QUERO utilizar o respectivo Livro de Reclamações (podem pendurar no último poste antes da saída para Alfena, é uma sugestão...). CERTO mesmo, é que não pagarei mais *multas* (custos administrativos, comissão do Payshop, ou outro nome que lhe queiram dar), por não efectuar o pagamento atempadamente por
CULPA VOSSA!!!
MALDITOS PORTUGUESES, REBANHO DE CORDEIROS: NINGUÉM TEM UNS PNEUS QUE ME EMPRESTE PARA QUEIMAR NA SAÍDA DAS SCUT'S????? NINGUÉM RECLAMA? TODOS FALAM E NO ENTANTO PAGAM E CALAM??? PORTUGAL TEM MESMO O QU MERECE...
Dava-lhes os meus cumprimentos,* mas só se fosse ao murro, seus f.d.p.*
*Manuel Monteiro Matos*
(Recebido por e-mail)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Queres mais motivos para VOTARES EM BRANCO?

ATENÇÃO!
ISTO SÃO ORDENADOS MENSAIS!
REPASSEM PARA TODOS OS VOSSOS CONTACTOS E SE CRIE UM MOVIMENTO NACIONAL QUE PRESSIONE O GOVERNO, ATRAVÉS DE AGRAVAMENTO DE IMPOSTOS, A CORRIGIR ESTA SITUAÇÃO DE TREMENDA INJUSTIÇA! O GOVERNO JÁ FEZ ALGUMA COISA NESSE SENTIDO, É CERTO, QUE, TODAVIA PARECE REVELAR-SE INSUFICIENTE!
ISTO É UMA AFRONTA AOS MILHÕES DE PORTUGUESES QUE SE DEBATEM COM MUITAS DIFICULDADES PARA SOBREVIVER, PARA NÃO FALAR NOS MISERÁVEIS QUE POR AÍ HÁ!
O MAL E PORTUGAL E DO MUNDO, CRIADO PELO SISTEMA CAPITALISTA, TAL COMO TEM SIDO GERIDO, RESULTA DISTO MESMO, DAS ENORMÍSSIMAS DESIGUALDADES SOCIAIS.
EM PAÍSES COMO A DINAMARCA, SUÉCIA, NORUEGA FINLÂNDIA, POR EXEMPLO, ONDE FOI APLICADA LOGO NO APÓS A II GUERRA MUNDIAL UMA POLÍTICA DE MAIOR JUSTIÇA SOCIAL, NÃO SE VERIFICAM SITUAÇÕES COMO ESTAS, PORQUÊ?
PORQUE, ENQUANTO QUE UM GESTOR PÚBLICO NESSES PAÍSES RECEBE CERCA DE 50% MENOS DE SALÁRIO QUE OS GESTORES PORTUGUESES, AO CONTRÁRIO, O SALÁRIO MÍNIMO NESSES MESMOS PAÍSES, TRIPLICA O SALÁRIO MÍNIMO QUE É PRATICADO EM PORTUGAL.É TÃO SIMPLES QUANTO ISTO.
TOMEMOS, TODOS, CONSCIÊNCIA DESTA SITUAÇÃO QUE NOS DEVIA ENVERGONHAR A TODOS!
Eu nunca voto em branco, nem faço parte da abstenção, voto sempre não permito que decidam por mim.
(Recebido por e-mail)


O maior site de poucas vergonhas de Portugal

Para aceder ao site clique em cima das palavras a vermelho!

Caixas Multibanco

Europa vista por 1 português

Aux armes citoyens !!

(recebido por e-mail)

Esta semana dedicada aos cães; bem, a um em particular...

Ele avisou... mas ninguém acreditou.......