quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quem vence que governe . Quem não vence que esteja atento.

O que eu desejava era uma coisa, outra coisa é a realidade e por isso quem vence é quem tem de governar.

Isto de conversas e negociações a nada vai levar, não existe possibilidade de qualquer acordo nesta altura, as posições estão extremadas. Não obstante o PS ser o partido que teve a maioria de votos, o PR entregou o governo ao PSD (não convocou o CDS pois não). No lugar do PS, abstinha-me quer no programa do governo quer no Orçamento de Estado para 2016 com o seguinte argumento: Nós PS achamos que o programa deste governo bem como o OE vai continuar a levar o País para o caos e os portugueses para a miséria, mas como nada se pode fazer neste momento, vamos deixar os portugueses perceberem quem na realidade vocês são. Se falharem (como acreditamos que falhem) proporemos junto do novo Presidente da Republica, um governo de coligação com o BE e o PCP para formarmos um novo Governo. Portanto, não nos podem acusar de estarmos a boicotar a vossa governação.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Desabafo da alma já que quem não deve favores políticos não teme!


Se a vitória da coligação me surpreendeu? Claro que não, um grupo bem restrito de amigos pode o confirmar.
Se me empenhei na campanha? Claro que sim. Adoro fazer política de proximidade, de escutar as pessoas, de as esclarecer e informar.
Se sou do PS? Sou socialista sim.
Se sou apoiante de António Costa? Claro que não, sou apoiante de Seguro, o que não significa ser contra António Costa.
Se os portugueses vão ter o que merecem? Claro que vão, e desta vez não tenho disponibilidade para ouvir as suas lamurias.
O partido Socialista perdeu, a Coligação PSD/CDS-PP venceu, mas será que podem cantar vitoria ou para passarem à fase seguinte dependem do PS? Claro que dependem e disso não tenham a menor duvida. Quem vence que governe, mas neste caso em concreto vai precisar de outros para governar, e espero muito sinceramente que o PS esta firme, não aposte no “nim” porque corre o risco de continuar a ver o eleitorado a fugir para o Bloco de Esquerda.
Duvidas que a subida do Bloco se deve a militantes/simpatizantes do PS? Não tenham, mas também podem ter a certeza que esses militantes e simpatizantes não votaram no Bloco mas sim na Catarina Martins, porque a observam como um líder, um verdadeiro líder de esquerda.
Nas muitas conversas que tive durante a campanha eleitoral, muitos militantes e simpatizantes, afirmaram que não iam votar no PS porque tinham receio que António Costa fizesse a Portugal o que fez a Seguro, e ai não tive argumentos para os contradizer, porque também é o mesmo sentimento, mas votei PS.
Se internamente pode ficar tudo como está após esta derrota e tendo como base o que se passou com a pequena vitória de Seguro nas eleições europeias? Claro que não pode, mas tudo a seu tempo. Março é o tempo certo, e Maio o mês ideal …
Só espero que o PS faça política de esquerda e não estenda a passadeira a este governo fascista.
Continuarei este desabafo em outra altura.