sábado, 13 de outubro de 2012

Insegurança na Baixa: Um apelo ao novo Comandante da PSP de Coimbra




Nos últimos 10 dias, tem-se assistido a uma vaga de roubos por esticão na baixa de Coimbra onde as vítimas são todas idosas do sexo feminino.
No dia 3 de Outubro, uma moradora de 80 anos de idade do Terreiro do Mendonça no coração da baixa de Coimbra, fui vítima de um roubo por esticão por um individuo, dos muitos delinquentes que ultimamente invadem algumas ruas da baixa, onde ficou sem a carteira com 100 euros e teve de ser internada no hospital para ser submetida a uma intervenção cirúrgica porque no decorrer do assalto ao tentar-se defender foi empurrada e fez uma fatura exposta num dos braços.
No último feriado de 5 de Outubro, mais uma moradora do Beco de Santa Maria foi vítima de um roubo por esticão e teve de receber assistência hospitalar mas não ficou internada.
No dia 12 de Outubro, mais uma senhora idosa ficou sem a carteira no Beco da Boa União, junto a Largo do Romal e uma senhora foi assaltada à porta de um supermercado junto à Estação da CP também na baixa da cidade.
Estes são os casos que tenho conhecimento, acredito que existem muitos mais que não são do conhecimento público, porque os idosos que são assaltados têm medo de denunciar por morarem sozinhos. Tenho conhecimento e já presenciei, homens de meia-idade que são assaltados por prostitutas/toxicodependentes e pelos seus companheiros e que não apresentam queixa por vergonha.
Era de bom grado uma maior atenção por parte do novo Comandante da PSP de Coimbra, já que a baixa é quase unicamente habitada por idosos, alguns deles residem completamente sozinhos, onde a única “companhia” que lhes assiste é a Junta de Freguesia.
Os elementos da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia, não são agentes da PSP, não podem andar a fazer policiamento de proximidade nas ruas e becos da baixa de forma diária.
Caso o novo Comandante da PSP o deseje, estou à inteira disposição para lhe informar pessoalmente, quais as zonas mais críticas neste momento na baixa de Coimbra e dizer-lhe, os motivos desses locais, serem agora muito mais perigosas não só para os moradores mas também por quem lá passa.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Carta aberta ao Ministro da Educação e Ciência, Nuno Paulo Sousa de Arrobas Crato

Fotografia retirada de : portugal.gov.pt

Na qualidade de pai e Encarregado de Educação, de uma aluna que frequenta a turma do 10º Ano do Curso Profissional Técnico de Apoia à Infância na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, no ano lectivo 2011/2012, venho junto de V. Exs  expor e requerer a V. preciosa atenção e intervenção, pelos factos que se expõem e requerem:

1- A minha filha, que frequenta a Turma 3 do 10º Ano, do Curso Profissional Técnico de Apoia Á Infância, turma essa constituída com 30 alunos, são cidadãos de plenos direitos deste país, são crianças que na sua maioria provêm das mais variadas Escolas do Concelho e algumas delas de muito longe.
A turma é composta por alunos referenciados por terem ritmos de aprendizagem diferente dos restantes alunos da Turma, pelas suas condições cognitivas, sofrendo na sua alma todas as consequências dessa diferença, sofrimento esse que se alarga a nós Pais e Encarregados de Educação, com toda a consciência que temos dessa diferença e do amor que lhes sentimos.
Os Serviços de Psicologia e Orientação e Educação Especial, com base no processo individual dos alunos, informaram o Conselho de Turma das problemáticas de cinco alunas abrangidas pelo Decreto-Lei 3/2008 e respectivas medidas do Regime Educativo Especial e uma aluna abrangida no ponto5.4 do Despacho nº 13170/2009 de 4 de Junho.
É do nosso entender e do superior interesse da criança/aluno que seja cumprido o disposto no Decreto-Lei 9815-A/2012, os números 26;26.1 e 26.3. e no Despacho nº 13170/2009 de 4 de Junho.
A caracterização da turma com base na recolha de dados dos processos entregues na secretaria, é constituída por 30 alunos, 29 raparigas e um rapaz, com idades compreendidas entre os 15 anos completos até dezembro de 2012 e os 21 anos de idade.
Os alunos da turma proveem de outros Cursos; Ciências da Tecnologia, Línguas e Humanidades, Cursos de Educação e Formação, Curso Técnico de Pintura Artísticas e Cerâmica, Curso Praticas de Acão Educativa, Curso de Cozinha, Curso de Serviço de Bar e uma aluna com dificuldades de aprendizagem e com problemas familiares graves, que auferiu de um programa adaptado durante o 3º Ciclo do Ensino Básico e uma outra aluna tem dificuldades atribuídas.

2- O perfil de desempenho do Técnico de Apoio à Infância, leia-se o profissional qualificado apto a: prestar diariamente cuidados do tipo maternal à criança, respondendo às suas necessidades individuais; desenvolver comportamentos que fomentem a aquisição de hábitos de autonomia, independência e autoconfiança por parte da criança; colaborar com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas e outras atividades que fomentem e promovam os processos de socialização; apoiar e desenvolver atividades educacionais em internatos, amas, em outras estruturas de apoio escolar e familiar entre outras funções que fazem parte do perfil de desempenho do Técnico de Apoio à Infância.

3- É do meu conhecimento que o Conselho de Turma já reuniu e está legitimamente preocupado com a impossibilidade de gerir conteúdos, atividades, tarefas, materiais bem como as diversas aprendizagens, nomeadamente em disciplinas de caracter pratico/técnico e/ou laboratorial, incluindo a língua estrangeira.
O Conselho de Turma fez chegar ao conhecimento dos pais e encarregados de educação a sua legítima preocupação em termos didático-pedagógico e a sua perplexidade perante o não cumprimento legal a quando da constituição da turma.

 4- Na qualidade de pai e Encarregado de Educação decidi fazer esta exposição e requerer ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação e Ciência, Nuno Paulo Sousa de Arrobas Crato  que faça cumprir a Lei, em virtude de já ter sido feita uma exposição por parte do Agrupamento e ter sido indeferida pela Diretora Regional de Educação do Centro.
Oportunamente os pais vão requerer ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação e Ciência o cumprimento legal aquando da constituição da turma e solicitam com caracter de urgência a divisão/reformulação da mesma, já que existem vários professores com horário zero(0) na Escola.
Na perspetiva da DREC, o que se pode esperar para os nossos filhos, é a marginalização da de alguns alunos perante a turma, a estagnação escolar, a interrupção da sua aprendizagem e inevitavelmente o abandono escolar, a curto médio prazo.
Considero assim que estão a ser violados as legítimas expectativas dos nossos filhos e os direitos fundamentais dos nossos filhos, nomeadamente o direito à educação, ao desenvolvimento intelectual, moral e social requeridos pela sua particular condição e que lhes permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade e tornarem-se membros ativos e uteis à sociedade.
Razão que me leva a exigir às entidades competentes o rigoroso cumprimento da Lei e dos direitos dos nossos filhos, e a apelar a V. Exa todo o empenho para que tais direitos sejam observados por quem tem que o fazer, com a intervenção junto da tutela, para que se proceda com caracter de urgência a divisão/reformulação da mesma, já que existem vários professores com horários zero (0) na Escola e que lhes sejam ministrados os programas que, em cumprimento desses objetivos, se achem mais adequados.

Jorge Manuel da Fonseca Neves

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É assim mesmo Presidente!

Se o próximo passo for de não organizar as próximas Eleições Autárquicas, pode contar com o meu apoio.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que fazem estes cabos eléctricos a passar no interior de uma Escola?





Hoje fui a uma reunião na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento Escolas Coimbra Centro, que só engloba 31 escolas.
Enquanto espera pela hora de reunião, dei uma volta pelo interior da escola, e no campo de jogos deparei-me com um amontoado de cabos eléctricos suspensos por cima do campo de jogos e outras áreas da escola . Segui os ditos cabos de uma ponta até à outra e foi fácil verificar que os mesmos pertencem aos SMTUC e servem como fonte de alimentação para os tróleis.
No meu entender estes cabos representam perigo para os alunos e para a própria escola e deve ser encontrada uma solução técnica para os retirar.

Uma boa opção a baixo custo


Ainda na semana passada alertei aqui no blogue


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Contrastes urbanos !




Quem diria...Para mim não é surpresa!

(...) a demolição dos prédios que existiam neste espaço levou ao aumento do consumo e trafico de estupefacientes nas ruas da baixa de Coimbra.
Os prédios tinham de ser demolidos mas a vigilância nas ruas devia ter sido aumentada e ser uma vigilância de proximidade.

Um lamento com todo o sentido


A natureza é bela


Ideal Republicano em Penacova


INSEGURANÇA E LIXO NAS MANHÃS DE QUARTA E SEXTA FEIRA


PENACOVA DE LUTO


É preciso meter a freguesia de São Bartolomeu a mexer


Nem devia ter sido convidado nem devia ter aceite


Artigo publicado há 140 anos!


domingo, 7 de outubro de 2012

Pedido de ajuda e divulgação. ROUBO DE CARRO no Parque Verde do Mondego


No dia 5 de Outubro foi roubado ao fim da tarde no Parque Verde em Coimbra, um Fiat Uno TD de 1993,   Matricula: 02-28-CC, igual ao da fotografia.
Se o virem ou tiverem alguma informação acerca do mesmo, por favor contactem as autoridades competentes.

"PSD diz que António Costa devia ter pedido desculpa aos portugueses e não a Cavaco pelo episódio da bandeira"

Imagem retirada da Internet

Não vejo o PSD a pedir ao Governo que peça desculpa aos portugueses pelos crimes que estão a cometer ao povo!
O PSD está simplesmente à procura de uns momentos de protagonismo gratuito e saloio.