sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festas de Chelo e o seu lado solidário para com os Bombeiros de Penacova

Festas de Chelo : Para além dos donativos recolhidos no decorrer da Festa da Nossa Senhora do Livramento, a Comissão de Festas(só mulheres) de 2013 vai doar 10% dos lucros aos Bombeiros de Penacova que ficaram sem duas viaturas no incêndio florestal da Carvoeira.
Um exemplo a ser seguido por todas as Comissões de Festas do Concelho de Penacova.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comissão da Festa de Chelo faz peditório para ajudar Bombeiros de Penacova

A Comissão da Festa de Chelo apela a todos que participam nos festejos da Nossa Senhora do Livramento em Chelo, que façam um donativo para ajudar os Bombeiros de Penacova nesta altura difícil do ano em que os incêndios florestais no Concelho não têm dado tréguas, e que levou ao incêndio de duas das suas viaturas no incêndio desta semana na Carvoeira no Concelho de Penacova.

Algumas imagens da Festa de Chelo









Rui Batista candidato do PS à Junta de Lorvão em convívio com amigos na Festa em Chelo



Carta a ser enviado ao Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência no dia 19/8/2013

Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência

Assunto: Abertura/validação de uma turma do 5º Ano na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

Os Pais e Encarregados de Educação, reuniram no dia 19 de Agosto de 2013 pelas 11hoo na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento Escolas Coimbra Centro e decidiram por unanimidade que os alunos não serão colocados em outra escola seja ela do Agrupamento, no caso em concreto do Pólo Silva Gaio ou fora do Agrupamento.
Esta decisão foi tomada após termos a confirmação que a Escola Jaime Cortesão reúne todas as condições de segurança para o funcionamento da turma do 5º ano, existem meios humanos a nível de professores e de Assistentes Operacionais.
Não aceitamos que os nossos filhos sejam tratados como uma bola de pingue-pongue, e lamentamos vivamente a maneira que a Direcção – Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção de Serviços da Região Centro está a dar a este assunto.
Algumas das crianças já sentem um enorme desgaste psicológico e os pais começam a ficar indignados com a incerteza quanto ao novo ano lectivo.
Queremos afirmar que nada temos contra o pólo Silva Gaio, que pertence também ao Agrupamento, que tem umas boas condições físicas, mas sim a sua localização geográfica, que se situa na outra margem do Rio Mondego, afastado de qualquer uma das escolas primarias do Agrupamento, a falta de transportes públicos para a Escola Silva Gaio, o completo estado de abandono do trajecto pedonal da baixa da cidade para a Escola, cheia de arvores de grande porte que tapam a iluminação publica, não existe protecção lateral a separar o passeio do Rio Mondego, por ser uma zona de trafico e consumo de droga, por ser uma zona de prostituição masculina e feminina, porque os pais residem e trabalham na baixa de Coimbra mais precisamente na margem direita, estes problemas todos não se põe aos alunos da margem esquerda que frequentam os Polo Silva Gaio.
Os Pais e Encarregados de educação decidiram por unanimidade no dia da abertura do ano lectivo, apresentarem-se com os alunos na Escola Jaime Cortesão, exista turma ou não, para dar início ao ano lectivo 2013/2014 e tentaram mobilizar os restantes pais do Agrupamento bem como toda a comunidade escolar e civil e daremos conhecimento aos Órgãos de Comunicação Social.
Coimbra, 19 de Agosto de 2013

Atenciosamente

Agradecimento à Comissão de Festas( só mulheres), de Chelo em Honra Nossa Senhora do Livramento 2013


A Comissão de Festas, este ano foi assegurada exclusivamente pelas mulheres da nossa terra. Parabéns e obrigado por não deixarem morrer as tradições. Foi uma lambada de luva branca para algumas pessoas.
Não me recordo de um arraial com tanta gente, muitas delas participaram nas festas pela primeira vez, muitos jovens dos mais variados locais do concelho marcaram presença.
Apesar da incerteza e das críticas a quem organiza a Festa de Chelo, quando chegou o dia 14 de Agosto a participação foi em massa, o convívio falou mais alto. Os emigrantes este ano são menos mas os imigrantes este ano apostaram forte nas suas origens e trouxeram amigos.
Em Agosto existe festa em Chelo com o seu ponto alto a 15 de Agosto com a tradicional Procissão.
 Vestem-se as melhores roupas; enfeita-se o recinto; come-se a chanfana; há música; há missa solene e procissão.
A tradicional Festa em Honra da Nossa Senhora do Livramento encontra-se enraizada, cresce dentro de nós a necessidade impetuosa de avivar a memória, de reviver o passado no presente.
Mas as Comissões de Festas estão sempre dispostas a procurar memorias do passado mais longínquo para abrilhantar a Festa do presente
É no recinto da Festa que todos os momentos mágicos se presenteiam.
Este ano até mesmo os mais críticos e sépticos tiveram de se render à boa organização das mulheres de Chelo.
Os festejos terminam no dia 15 com a missa solene e Procissão em Honra da Nossa Senhora do Livramento e à noite com mais um bailarico.

Obrigado à Comissão de Festas constituída unicamente pelas mulheres da nossa terra, que com muito esforço, dedicação e empenho, nos proporcionou estes dois dias de festa, de amizade e diversão.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resultado reunião com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro

Exmo. Sr. Ministro da Educação 

Assunto: Abertura/validação de uma turma do 5º Ano na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
Jorge Manuel da Fonseca Neves, Representante dos Pais e Encarregados de Educação e uma delegação de Pais e Encarregados de Educação, reuniu hoje dia 13 de Agosto de 2013 pelas 15h07 após cerca de hora de espera para que fossemos recebidos na Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro vêm por este meio informar o digníssimo Ministro da Educação e Ciência e solicitar que interceda junto do Ministério para a validação da Turma em causa, já que fomos informados pela Técnica Ana Paula Sousa da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro, que a validação da turma só depende do Despacho de aprovação do Ministério da Educação.
Lamentamos profundamente a maneira que este assunto está a ser tratado, provocando um enorme desgaste emocional nas crianças e nos pais, com a incerteza quanto ao novo ano lectivo.
A nossa Sede de Agrupamento, Escola Jaime Cortesão, garante aos pais e às crianças todas as condições para o bom funcionamento da turma do 5º ano.
A escola possui uma localização privilegiada, no centro da cidade, onde trabalha a maioria dos pais dessas crianças, é a única escola pública da margem direita, onde funciona as Escolas Primárias do Agrupamento, que pode assegurar a continuidade dos alunos no Agrupamento e os seus estudos.
Os pais e encarregados de educação decidiram por unanimidade no dia da abertura do ano lectivo, apresentarem-se com os alunos na Escola Jaime Cortesão, exista turma ou não, para dar início ao ano lectivo 2013/2014.

Atenciosamente
Jorge Manuel da Fonseca Neves
Representante dos Pais e Encarregados de Educação


Coimbra, 13 de Agosto de 2013

Carta/Requerimento à Directora da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro.

Jorge Manuel da Fonseca Neves, Representante dos Pais e Encarregados de Educação e uma delegação de Pais e Encarregados de Educação, exigem a abertura/validação de uma turma do 5º Ano na Escola Jaime Cortesão, Sede do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, conforme estava previsto e chegou a estar validada.
Lamentamos profundamente a maneira como a Senhora Directora da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro, tratou este assunto, não tendo em conta o superior interesse das crianças/alunos, lamentamos que tenham validado a turma e passados poucos dias a tenham invalidado com a simples justificação que se tratou de um erro. Os pais foram informados que a turma tinha sido validada e alguns providenciaram a compra dos manuais escolares, e mesmo que os pais não tivessem sido informados da validação da turma, todos estavam a contar com o funcionamento da turma do 5º ano na Escola Jaime Cortesão foi essa a condição dos alunos se manterem no Agrupamento e não se transferirem para o Ensino privado, sem esquecer que existiram quatro (4) transferências de alunos do Agrupamento Martim de Freitas para a turma do 5º ano da Escola Jaime Cortesão, e que no acto da matricula para alem da pressão para não saírem desse Agrupamento nada lhes foi informado que não podiam matricular os seus educandos na Jaime Cortesão porque não iria haver turma.
Não aceitamos este ataque aos alunos em causa e ao ensino público.
É triste ver todos os dias as nossas crianças a abandonaram a escola publica e quando querem prosseguir os seus estudos são surpreendidos com esta crueldade.
A nossa Sede de Agrupamento, Escola Jaime Cortesão, garante aos pais e às crianças todas as condições para o funcionamento da turma do 5º ano.
A escola possui uma localização privilegiada, no centro da cidade, onde trabalha a maioria dos pais dessas crianças, é a única escola pública da margem direita, onde funciona as Escolas Primárias do Agrupamento, que pode assegurar a continuidade dos alunos no Agrupamento e os seus estudos.
Este Governo não pode virar as costas a estas crianças e os pais e encarregados de educação vão levar este assunto até às últimas consequências, estão todos unidos.
Os pais e encarregados de educação decidiram por unanimidade não transferir ou deixar transferir os seus educandos para outra Escola seja ela do Agrupamento ou não, e no dia da abertura do ano lectivo, apresentam-se com os alunos na Escola Jaime Cortesão, exista turma ou não, para dar início ao ano lectivo 2013/2014.
Queremos a validação da turma do 5º ano no Jaime Cortesão já!
Por uma escola pública, de qualidade e democrática!


Coimbra, 13 de Agosto de 2013

Os signatários