terça-feira, 26 de julho de 2016

Festas de Chelo 2016


A Festa de Chelo encontra-se enraizada, cresce dentro de nós a necessidade impetuosa de mergulhar na memória, tornar presente o passado e descobrir que há mudanças inevitáveis. Já nada é como era e nada voltará a ser como foi!
Esta Comissão de Festas de Chelo 2016 está sempre disposta a procurar e encontrar pequenos indícios do passado para abrilhantar a Festa do presente.
É no Jardim – Parque Infantil de Chelo, naquele recinto que a Festa vai ser realizada mais um ano, um espaço por excelência para a realização destas festividades.
A Comissão de Festas de Chelo 2016 vai pelo segundo ano consecutivo empenhar-se para manter a tradição sem deixar de inovar e de ter responsabilidade ecológica (pelo segundo ano consecutivo que não se enfeitou as ruas porque é proibido utilizar fitas plásticas por não serem degradáveis e por colarem em risco a segurança das pessoas e automobilistas) e no combate ao consumo de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos que vão ter uma barraquinha ao seu dispor com as mais variadas bebidas não alcoólicas.
Vamos dar início às festividades em Honra da Nossa Senhora do Livramento no próximo dia 7 de Agosto pelas 8h30 com o II Passeio de Motas e Motorizadas de Chelo até á Aldeia do Piódão onde será servido o almoço. Na manhã do mesmo dia a partir das 9h00 realizamos o Torneio do Fito e a partir das 14h30 o Torneio da Sueca que este ano vai ter um novo formato e prémios até à 4ª classificada. A partir das 17h00 vamos repetir um sucesso do ano passado com os famosos Jogos Tradicionais para as crianças (corrida do saco, corrida dos ovos na colher de pau, jogo da farinha entre outras surpresas, finalizamos a tarde com a Partida de Cântaros.
No dia 12 de Agosto – Dia da Juventude - a partir das 22h00 iremos realizar a abertura oficial da Festa com a atuação do Magico Telmo Melo num espetáculo de magia e ilusionismo e de seguida teremos baile e muita música/diversão.
No dia 13 de Agosto celebramos o Dia da Amizade com o III Memorial Zé Martins a partir das 16h00 num Torneio Triangular de Futsal e a atuação da Academia de Cultura e Desporto Wolfdance. Encerramos o Dia da Amizade com um baile a cargo dos RM e o DJ Bastez.
No dia 14 de Agosto – Dia da Família – realizamos uma tarde de convívio em família onde podem assistir à atuação da Escola de Kempo Chines das Aveleira e um arraial popular com Os Rotação - Kota.
No dia 15 de Agosto – Dia de Assunção Maria – iremos receber a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense à entrada da nossa Aldeia. Pelas será realizada uma Missa seguida de Procissão pelas ruas de Chelo e no final realizaremos um Convívio Popular ao som dos Cheirinhos do Sul que este ano em vez da tradicional sardinhada com pernil assado para todos os presentes.
Foi com enorme prazer, desgaste físico e psicológico que cerca de meia dúzia de elementos da Comissão de Festas de Chelo conseguimos a tempo e horas que tudo estivesse pronto para a inauguração da Festa. Foi um “combate” duro contra muita coisa e muita gente, mas foi uma enorme satisfação que conseguimos ter tudo pronto no devido tempo.
 Agora que comece a Festa, que esteja bom tempo, que as gargantas sintam-se secas e apuradas e as pernas em boa forma para que desfrutem destes dias de amizade e convívio que é de todos e para todos.

Comissão de Festas de Chelo 2016

Jorge Neves