sábado, 21 de setembro de 2013

A luta dos Pais da turma do 5ª ano da Jaime Cortesão já chegou à Assembleia da Republica









Fotografias da CDU de Coimbra.
Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência

Jorge Manuel da Fonseca Neves, Representante dos Pais e Encarregados de Educação e Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Coimbra Centro, vem por este meio solicitar uma resposta o mais rápido possível ao abrigo do Artigo 61º Direito dos interessados à informação conforme o Código de Procedimento Administrativo em vigor em Portugal.´
Solicito que se prenuncie acerca da turma do 5º Ano da Escola Jaime Cortesão em Coimbra, já que no passado dia 12 de Setembro assumiu publicamente que desconhecia o assunto e passados 10 dias continuam a não se prenunciar sobre o mesmo.
As diligências que o Agrupamento e o Representante dos Pais e Encarregados de Educação têm efectuado com o seu Ministério não têm sortido nenhum efeito, só na passada quinta-feira o Senhor Director-Geral da DGEST informou que este é um assunto que o Senhor Ministro tem de resolver e não ele.
Como estes pais e encarregados de educação querem o melhor para os seus filhos, o melhor inclui a sua evolução como cidadãos, a sua evolução como alunos e exigem a sua estabilidade, já que está em causa o futuro de 20 crianças com 10 anos de idade, que já apresentam perturbação do sono, irritabilidade e ansiedade.
Solicitamos mais uma vez que nos seja endereçada uma resposta nos termos do Artigo 61º do Código do Procedimento Administrativo.

Pede Deferimento

Representante dos Pais e Encarregados de Educação
Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro
Jorge Manuel da Fonseca neves


Coimbra, 20 de Setembro de 2013


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vinte(20) alunos do 5º ano continuam sem Escola.

Jorge Neves, Representante dos Pais e Encarregados de Educação esgotaram a paciência 8 dias após o Senhor Ministro da Educação ter afirmado em directo na SIC que não tinha conhecimento deste caso. Já passaram 8 dias e continua por responder às exposições dos Pais e Encarregados de Educação, continua por responder aos ofícios do Agrupamento e continua por responder aos mails que a Câmara Municipal de Coimbra enviou onde apoiam esta reivindicação dos pais para a turma do 5º ano funcionar na Escola Jaime Cortesão em Coimbra.
Os Pais, para acautelar o futuro dos seus filhos permitiram a inscrição da Turma no Silva Gaio, dando como prazo máximo até sexta-feira dia 20 de Setembro para reporem a validação da turma no Jaime Cortesão, já que o Ministro da Educação disse publicamente que não tinha conhecimento deste assunto. Neste Momento estes 20 alunos encontram-se a estudar na Escola Silva Gaio,com os transportes assegurados durante 15 dias pela Junta de Freguesia de Santa Clara, e a turma continua por ser validada pela senhora Directora da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro, que se recusa a validar a turma ou a enviar um parecer favoravel para o Senhor Director Geral,porque este assunto estava em analise no Ministerio da Educação, mas na passada sexta-feira proibido os alunos do 5 ano de serem recebidos na Escola Jaime Cortesão.
No decorrer do dia de hoje o Senhor Director Geral da DGEST mostrou-se irredutível para resolver esta situação remetendo a resolução deste assunto para o Senhor Ministro da Educação.
Os pais não se intimidam quando os mandam desligar os telemóveis e não se intimidam com o bloqueio que sofreram a semana passada para entrarem nas instalações da antiga DREC.
Estes Pais vão continuar a lutar pelo futuros dos seus filhos e não aceitam e vão denunciar todas as tentativas para os silenciarem e vão denunciar comportamentos menos correctos que têm conhecimento.
Lamentamos profundamente a maneira como a Senhora Directora da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro, está a tratar este assunto bem como o Senhor Ministro da Educação que agora já não pode mostrar desconhecimento destes 20 alunos que se encontra em grande instabilidade emocional, alguns deles já com perturbações de sono.
O Governo disse que os Pais têm liberdade de escolha, mas pelos vistos essa liberdade é unicamente para escolher entre escolas privadas. Este Governo está a colocar em causa a autonomia de funcionamento dos agrupamentos e principalmente a limitar o crescimento e desenvolvimento destas crianças.
Queremos agradecer ao senhor Presidente da CONFAP pelo apoio que não nos tem dado, e relembrar-lhe que a CONFAP não é um cargo político partidário.
 Os pais continuam unidos e vão endurecer a luta por esta causa, onde já têm apoio do Conselho Geral da Escola, da Câmara Municipal de Coimbra e amanha vão-se concentrar com os seus filhos a partir das 14h15 em frente da Câmara Municipal de Coimbra onde vão demonstrar a sua indignação e programar novas formas de luta para além da deslocação para a próxima semana a Lisboa ao Ministério da Educação.

Jorge Neves

Representante dos Pais e Encarregados de Educação

domingo, 15 de setembro de 2013

Vídeo sobre a turma do 5º ano da Jaime Cortesão em Coimbra

Clique no link abaixo:

Comunicado : Turma do 5º ano da Jaime Cortesão

Comunicado

Turma do 5º Ano no Jaime Cortesão

A Comissão de Pais, para acautelar o futuro dos seus filhos, para não prejudicar o arranque do ano lectivo dos seus educandos, para os seus filhos não perderem matéria que os outros alunos já estão a lecionar, a título excepcional e temporário permitiu a inscrição da Turma no Silva Gaio, dando como prazo máximo até à próxima sexta-feira para reporem a validação da turma no Jaime Cortesão, já que o Ministro da Educação disse publicamente que não tinha conhecimento deste assunto, o que não corresponde inteiramente à verdade, os pais e encarregados de educação podem comprovar isso, já que encontram-se na posse de várias respostas do Senhor Ministro desde o dia 8 de Agosto.
Esta tomada/alteração de posição deveu-se à Senhora Directora da antiga DREC, não autorizar a Presidente do Agrupamento de receber os alunos do 5º ano na Escola Jaime Cortesão e que tinha de inscrever a turma numa Escola do Agrupamento que não fosse a Jaime Cortesão, á qual o Representante dos Pais e Encarregados de Educação deu autorização para a inscrição da turma ainda que provisoriamente já que o Ministério da Educação ainda não respondeu de forma positiva ou negativa às exposições e requerimentos efectuados pelo Agrupamento e pelo Representante dos Pais e Encarregados de Educação.
É importante realçar que a Turma o 5º ano está autorizada em Rede Escolar no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro e só não a deixam abrir na Sede do Agrupamento, podendo funcionar em São Silvestre e no Silva Gaio, que se encontra prestes a ser vendida pelo Ministério das Finanças conforme foi noticiado pelo Senhor Reitor da Universidade de Coimbra numa Cerimonia Oficial.
Em defesa desta causa temos o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que concorda com a vinda dos alunos do 5ªano para o Jaime Cortesão e está a desenvolver contactos para que isso venha a acontecer.
Os pais e os alunos na segunda-feira vão se apresentar com os filhos pelas 8h15 à porta da Jaime Cortesão para assinalar o início do funcionamento da turma, onde pelas 9h00 se vão dirigir para a Silva Gaio para mostrar as instalações da Escola aos alunos, terem conhecimento do horário e director de turma. A partir de terça-feira aproveitando o período de férias de alguns pais, vai ser feita uma escala onde alguns pais vai acompanhar os alunos no percurso da baixa ao Silva Gaio e do Silva Gaio à baixa da cidade de Coimbra, porque os perigos do percurso pedonal que está na base de querermos os nossos filhos no Jaime Cortesão mantêm-se se e vão se agravar com a mudança para a hora de inverno e com o aumento da carga horária laboral dos pais imposta por este governo.
Os pais e encarregados de educação dão o prazo máximo até sexta-feira para a turma ser validada no Jaime Cortesão e continuarão em luta mas sem prejudicar o desenvolvimento académico e aprendizagem dos seus filhos e a Exm.ª Senhora Directora da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direcção Serviços da Região Centro e o Senhor Ministro da Educação e Ciência ficam a partir deste momento responsabilizados nos termos da Lei em vigor em Portugal por qualquer acidente ou incidente que decorra a este grupo de alunos no percurso pedonal entre a baixa de Coimbra e a Escola Silva Gaio e no percurso inverso.
Comissão de Pais e Encarregados de Educação
Representante dos Pais e Encarregados de Educação e Membro do Conselho Geral Transitório do Agrupamento Escolas Coimbra Centro
Jorge Neves

Coimbra 15 de Agosto de 1013