terça-feira, 9 de abril de 2013

Uma resposta em jeito de apelo à memória ao comunicado da Concelhia do PSD de Penacova



Uma resposta em jeito de apelo à memória ao comunicado da Concelhia do PSD de Penacova, ao candidato à Junta de Freguesia de Lorvão Sérgio Assunção e à Vereadora do PSD Cristina Simões.
O artigo em jeito de comunicado, ou o comunicado em jeito de desespero só revela mais uma vez a impreparação do seu líder politico e agora candidato à Câmara Municipal, Mauro Carpinteiro, de quem sou amigo mesmo que a amizade não seja recíproca, mas mais pessoas se queixam do mesmo ultimamente.
Senão vejamos: Fala no desinvestimento da Câmara Municipal em relação ao estado da estrada entre a Aveleira e Roxo. Pois bem, foi o anterior Presidente que após pavimentá-la decidiu fazer o saneamento. Não teve capacidade para a repor com qualidade em 3 anos. Desde 2006 e não 2009 como refere o comunicado. Neste momento, o concurso para a sua pavimentação já foi lançado.
Centro Escolar de Lorvão: Então mas não era o PSD, através da Carta Escolar, que defendia a construção do Centro Escolar de Lorvão e ainda de um outro na Aveleira? Além disso, como toda a gente sabe o empreiteiro abandonou a obra, não por falta de pagamentos de Penacova mas sim devido a dificuldades que a firma já atravessava há longos anos. De qualquer forma e por muito que custe ao PSD de Penacova essa situação já está igualmente ultrapassada estando as obras para arrancar brevemente e com o mesmo empreiteiro que executou o parque de estacionamento de Penacova.
Bem, o fecho do Hospital Psiquiátrico é de bradar aos céus. Então não foi o Governo PSD que o encerrou, transferindo os doentes para uma Instituição privada que tem como proprietário uma pessoa com ligações ao PSD? A Câmara nada fez nem esteve presente? O Presidente da Junta que é do PSD é que não esteve presente em nenhuma iniciativa segundo me consta ao lado da Câmara, ao lado dos deputados do PS e ao lado da população.
O Presidente da Junta é candidato à Câmara Municipal e o deputado municipal candidato à Junta de Freguesia de Lorvão, estão preocupados com a cultura? Então não foi ele que foi realizar a Feira de Artes e Cultura para Coimbra, impossibilitando os habitantes da freguesia de desfrutarem desses dias tão importantes para a freguesia?
O desinvestimento pela Freguesia: fica mal, muito mal ao Presidente da Junta, Mauro Carpinteiro de falar em desinvestimento. Se Chelo ainda não tem saneamento pergunto eu, quem esteve na Câmara e Junta nos últimos 16 anos? Desprezo? Porque é que se fez a circular externa de Lorvão e se esqueceram da ligação a Chelo? Desprezo pela Freguesia? Quem estava no poder quando decidiram dotar o Concelho com 3 relvados sintéticos e se esqueceram da maior Freguesia do mesmo? Quem estava no poder quando a UPC Chelo estava nos Nacionais de Futsal e se via obrigada a jogar em Poiares devido à falta de medidas do Pavilhão? Quem estava no poder quando encerraram o hospital de Lorvão? Quem estava no poder quando alguém do outro lado do rio, decidiu fazer um açude na nossa Freguesia?
Por outra perspectiva ser amigo da Freguesia de Lorvão é organizar uma prova de Downhill e segundo se consta a Junta ficar a explorar o bar em vez de dar essa exploração ao Clube como forma de apoio!
Qual foi a verba que a Junta de Freguesia deu aos clubes que tão bem têm representado a freguesia tanto a nível regional como nacional?

Investimento e ser amigo da Freguesia de Lorvão é:

- Financiar o Centro Paroquial de Lorvão pelo anterior Governo PS, quando o Pedro Coimbra era Adjunto da Segurança Social.

- Fazer as obras do Mosteiro de Lorvão e o Museu no Governo PS.

- A nova Extensão do Centro de Saúde realizada pela Ana Jorge do anterior Governo PS.

Para finalizar, vou demonstrar que afinal o desprezo pela Freguesia de Lorvão tem cor politica e é de cor laranja do PSD, porque quando o Governo era PSD, a Câmara Municipal PSD, não tiveram a capacidade de arranjar a EN110 que serve a Freguesia de Lorvão e todo o Concelho. Foi o Governo de José Sócrates que realizou esta obra de qualidade para promover e trazer mais turismo a Penacova.
Se Penacova quer evoluir, é por tudo isto e muito mais, que é fácil de perceber que o actual Presidente da Junta de Lorvão, candidato a presidir a Câmara Municipal de Penacova pelo PSD não poderá ser neste momento uma boa opção para gerir os destinos do Concelho.

Jorge Neves
Um morador da Freguesia de Lorvão.