sábado, 3 de maio de 2014

Para ti mãe que nos deixas-te faz hoje um ano

Mãe faz hoje um ano…
Deste mundo terreno partiste.
Mas de mim nunca vais sair, continuo a sorrir e a pensar em ti.
Só ainda passou um ano, mas parece uma eternidade a tua falta.
Quando entro todos os dias no teu quarto sinto tanta saudade...
Sinto dúvidas, tormentos, tenho receio de dormir algumas noites.
Sinto uma revolta mas as saudades ainda são maiores.
Partiste para não sofreres e não fazeres sofrer quem te ama, mas deixaste nossos corações vazios. Muita coisa se desmoronou e outras já não fazem sentido.
Tenho saudades das lições que me davas com o teu simples olhar,
Tenho saudades de ouvir a tua voz meiga.
Nunca me preparei para a tua partida, acreditava sempre que ias viver mais um dia e depois um novo dia, nunca me preparei…
Tive momentos que queria chorar mas já não tinha lágrimas, por isso sorriu e penso em ti.
Onde Estás?
Partiste mas nunca de mim…
Mãe, estas palavras que derramo que cheguem a ti.

Vamos continuar a sorrir e a pensar em ti!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Não cortem as "asas" ao Polo Silva Gaio

Fotografia da web

Li uma entrevista do Senhor Director da FCDEF – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra, onde refere que existe a possibilidade de ocupar parcial ou na totalidade a Escola Silva Gaio.
Espero com toda a serenidade que não tenha passado de um simples desabafo para exteriorizar a falta de condições da FCDEF para se expandir e mater a qualidade que vem apresentando. Porque se for mesmo intenção da Universidade de Coimbra avançar com este assalto sobre a Escola Silva Gaio vai ter uma dura luta pela frente.
Apesar de estar sereno também estou desconfiado, porque a minha experiencia diz-me que quando estas notícias saltão ao publico em forma de intenção, já existem movimentações neste sentido. Vou estar atento! Vou começar a desenvolver alguns contactos para não ser apanhado desprevenido neste assunto.
Eu como Representante dos Pais e Encarregados de Educação do Ensino Secundário no Conselho Geral do Agrupamento Escolas Coimbra Centro, vou tentar envolver e concertar um rumo com a Associação de Pais da Escola Silva Gaio, Associação de Pais da Escola São Bartolomeu e da Escola da Almedina, União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, União de Freguesias de Coimbra, a Direcção do Agrupamento e a Câmara Municipal de Coimbra, já que o Silva Gaio é do Ministério da Educação mas o terreno onde está construída a Escola é da Câmara Municipal.
Todos juntos temos de estar atentos e unidos para não deixar que o Silva Gaio seja “usurpado” pela Universidade de Coimbra, já que a mesma tem o Estádio Universitário num estado pouco dignificante que bem pode ser reclassificado.
O Silva Gaio tem de seguir o seu caminho e tornar-se numa escola de referência na zona centro e continuar o magnifico trabalho que faz com as crianças com Necessidades Educativas Especiais porque é:
- Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos;
- Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Espectro do Autismo;
- Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência e Surdo-Cegueira Congénita;
- Escola de Referência para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão.
Para continuar com este excelente trabalho é preciso manter a Escola Silva Gaio e dota-la de mais e melhores meios humanos, materiais, tranquilidade e aposta/articulação com a Câmara Municipal para melhorar a oferta de autocarros da SMTUC e melhorar a zona envolvente no seu percurso pedonal, com melhor iluminação, melhores passeios e vedação de protecção do lado do rio.

Jorge Neves
Representante dos Pais e Encarregados de Educação do Secundário no Conselho Geral do Agrupamento.

Feira de Tradições em Lorvão dias 1,2,3 e 4 de Maio.