sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Novo ordenamento do território

Em Setembro de 2009, depois das eleicoes, la veio o orcamento rectificativo... Agora, que se aproxima Setembro de 2010, e por conta do PEC preparem-se para o novo Ordenamento do Territorio.


Piso superior da Pastelaria Palmeira ocupado por toxicodependentes

(Foto publicada no DC)
Vem publicada uma notícia no DC hoje, que demonstra inteiramente a minha preocupação como morador e encarregado de educação.
"Metro Mondego inspeccionou outros prédios expropriados para apurar se existem mais casos de invasão de propriedade privada. Teme-se que indefinição do Governo aumente insegurança nos edifícios devolutos
O piso superior da Pastelaria Palmeira, na Rua da Sofia, tem sido ocupado por grupos de toxicodependentes, que por ali pernoitam e consomem droga. No local, são evidentes as marcas de indivíduos consumidores de estupefacientes, nomeadamente seringas, mas também lixo variado e até fezes em algumas das várias divisões do edifício, expropriado pela Metro Mondego (MM) para a construção do canal da Baixa.
António Pereira, proprietário da pastelaria, adianta que a ocupação do prédio já não é recente, mas no sábado passado foram apanhadas duas pessoas em flagrante, tendo sido chamada a PSP ao local. De acordo com o comerciante, os indivíduos entram para o prédio através de arrombamento de porta e também por uma janela que está a cerca de 10 metros do solo na Travessa da Rua Nova, de onde foi arrancado um varandim de ferro, com vários quilos.
Apesar da indefinição do Governo, António Pereira tem indicação da Metro Mondego para abandonar a totalidade do prédio em meados de Janeiro, para reconstrução, no âmbito do Sistema de Mobilidade do Mondego. Ao alertar para o perigo, teme que situações idênticas possam estar a acontecer noutros prédios devolutos da Baixa, que assim podem continuar por tempo indeterminado caso o projecto fique condicionado pelo Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC)
O Diário de Coimbra apurou que a MM ainda esta semana procedeu a uma ronda pelos edifícios desocupados, no sentido de perceber se o que se está a acontecer na Pastelaria Palmeira era caso único. Ao que foi possível perceber, não há registos de outras marcas de utilização, confirmou João Rebelo, representante da Câmara de Coimbra na Metro Mondego, revelando que a sociedade, como proprietária, não foi informada formalmente do que se passou no prédio da Palmeira"
Já algum tempo publiquei/denunciei neste blogue e no blogue Questões Nacionais  e nos jornais locais, um artigo a dar conta desta e de outras situações semelhantes, que volto a publicar .
“Os caminhos labirínticos do consumo e tráfico de droga e prostituição da cidade de Coimbra, vai desde o Largo da Portagem (tráfico principalmente Buprenorfina (subutex)); Largo do Romal (consumos com prevalência de álcool); Praça do Comércio (consumo e tráfico SPA); Terreiro da Erva (consumo e tráfico SPA com grande concentração de indivíduos à hora das refeições); Azinhaga da Pitorra e Fábrica Ideal e Triunfo (consumo endovenoso, prostituição).”

Estas são algumas das zonas e edifícios, mais referenciados por ocupação de toxicodependentes, prostitutas e sem abrigo da cidade de Coimbra, que segundo dados oficiais, publicados no Diagnóstico de território – Baixa – Coimbra 2008,os toxicodependentes referenciados são 198, as prostitutas cerca de 100 e os sem-abrigo 70, dados estes que não andam muito longe da realidade no inicio de 2010.
No meu entender existe habitações com perigo para a saúde pública, nomeadamente os edifícios da antiga fábrica Ideal e Triunfo, onde as agulhas, seringas com resto de sangue, lâminas, frascos com metadona, comprimidos, dejectos que se misturam com os ratos que por ali vagueiam a céu aberto junto às instalações e no seu interior.
Já por várias vezes os agentes de socorro foram buscar toxicodependentes com overdose de heroína e os bombeiros chamados por causa de incêndios nas referidas instalações.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Natalia Juskiewicz - "Com Que Voz"


Breve biografia:

Natalia Juskiewicz é uma violinista polaca que reside em Portugal há vários anos. Titular de um diploma superior em estudos clássicos de violino, pela Academia de Poznan, uma das escolas mais conceituadas do
mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e, também, integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.
Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar.
Facilmente se adaptou à língua e à cultura portuguesas e aqui desenvolveu, a solo ou fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, um novo e variado percurso profissional, que a levou a percorrer inúmeras vezes o país onde hoje se sente em casa.

DO MELHOR QUE JÁ VI ATÉ HOJE EM SÁTIRA POLÍTICA INTERNACIONAL

Há seis meses fui violada.

Há seis meses fui violada. Durante muito tempo culpei-me. Gostava dele. Se não tivesse falado com ele... se não o tivesse beijado...
Queria morrer enquanto estava a ser violada. Por muito tempo depois continuava a sentir-me suja e má e tudo mais. Isto aconteceu quando eu estava na escola - ao sair, ele seguiu-me mais uns colegas. Estávamos só a uns cinco metros da porta da Escola na zona do Pavilhão Desportivo.
Conversámos e subitamente as suas mãos foram para baixo e ele violou-me. Quando percebi o que estava a acontecer, não conseguia fazer nada. Não podia mexer-me, nem falar, os colegas dele nada fizeram, ficaram assistir e a filmar, eles não fizeram nada. Depois senti tanta vergonha. As minhas amigas tentaram ajudar-me, mas não compreenderam a minha situação. A minha família nunca descobriu, e espero que nunca descubram! Hoje foi o dia que ficaram a saber.
Falo muito com Deus sobre isto, e sei que Ele sabe tudo que aconteceu. Ele compreende o que se está a passar comigo e sempre ajuda a sentir-me melhor.

Baixa de Coimbra regista menos crimes e mais visitantes

"Secretária de Estado da Administração Interna garante que o sistema de videovigilância permitiu reduzir de 15 a 20 por cento o volume de crimes. Comerciantes andam “mais seguros e satisfeitos”
A Baixa de Coimbra regista, nos últimos meses, um decréscimo no número de crimes e um aumento de visitantes, garantiu ontem a secretária de Estado da Administração Interna. «As cidades do Porto, Coimbra e Fátima, onde foi instalada a videovigilância, estão a registar menos 15 a 20 por cento de casos de criminalidade», afirmou Dalila Araújo.
«O balanço é para já positivo. No caso de Coimbra e do Porto além da redução dos casos participados e das ocorrências, verificamos que está a haver um aumento de pessoas na rua. Esse é para nós o primeiro sinal de que existe mais segurança», acrescentou.
Os dados são confirmados pelos comerciantes da Baixa. «Partilhamos as ideias da senhora secretária de Estado. É notório que há menos criminalidade. Não tenho como provar que tem exclusivamente a ver com o sistema de videovigilância, mas acredito que sim», explicou ao Diário de Coimbra o presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Armindo Gaspar. A rede de câmaras de vigilância montada na Baixa de Coimbra foi inaugurada em Dezembro de 2009.
O responsável garantiu também que «ultimamente tem existido um crescimento do número de pessoas na Baixa». «Somos visitados por muita gente, não só portugueses, mas sobretudo, neste período de férias, por estrangeiros», acrescentou.
Os comerciantes garantem que se sentem «mais seguros e satisfeitos» em relação a alguns meses atrás e desejam que as coisas «continuem assim».
O Diário de Coimbra contactou a PSP de Coimbra, que ao fim da tarde de ontem não conseguiu confirmar ou desmentir os dados da secretária de Estado, remetendo um comentário para mais tarde.
Para além de Coimbra, a secretária de Estado da Administração Interna comentou também a eficácia dos sistemas de videovigilância noutras cidades. Relativamente ao santuário de Fátima, onde o sistema de videovigilância funciona há dois anos, Dalila Araújo referiu que as câmaras têm sido importantes não só na «repressão» da criminalidade, como também para aumentar a capacidade de intervenção em casos de emergência médica.
A cidade de Lisboa, mais concretamente a zona da Baixa Pombalina e do Bairro Alto, será a próxima a receber o sistema de videovigilância o que, segundo adiantou, deverá acontecer até ao final deste ano.
Dalila Araújo adiantou ainda que além de Lisboa, estão a ser preparados projectos de videovigilância para as cidades de Portimão e Albufeira e para as vilas da Batalha e Óbidos."
Agora escrevo eu!
Alto e pára o baile! Mas nais visitantes na Baixa? Claro, estamos em pleno mês de Agosto, época de saldos e reduções de preços, muita gente de ferias sem dinheiro para sair de casa e turistas a visitar a nossa Cidade. Como é lógico, temos mais visitantes na Baixa, e menos crimes.Porque menos crimes( assaltos a estabelecimentos comerciais), resposta simples também, nesta altura do ano, os senhores do alheio deslocam-se para a Figueira da Foz e outras zonas balneares, esperem pelas primeiras semanas de Setembro e vamos ver se os crimes continuam a diminuir. Lógico que o comando da PSP nada diz, o sistema de videovigilância  continua a não trabalhar 24 horas por dia e a não gravar as imagens.
Vamos com calma nas declarações que se fazem do tipo politicamente correcto.

Meio de transporte de mercadorias não poluente e económico

Muita gente na Baixa? E o lixo durante o dia?

Sem menor duvida que circulam pela Baixa muito mais gente que no mês anterior, é de admirar? Claro que não, é Verão, muita gente de férias, sem fazer férias e alguns turistas. Era de bom grado que a recolha do lixo fosse efectuada mais que uma vez por dia, para quem nos visita não levar fotos como estas registadas nas suas maquinas fotográficas.

Ainda o Beco das Canivetas

 Tive hoje a informação, que esteve presente o responsável pelo Departamento do Ambiente no referido beco e que na próxima sexta-feira, os bombeiros vão proceder à referida desinfestação dos referidos ratos, ratinhos e ratazanas.Espero para ver se as refeidas pastilhas que usam em casos semelhantes resultam.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Numa rua da Baixa de Coimbra

Não deixa de ser uma das verdades...

A resposta da Autarquia a um prédio na Baixa de Coimbra

Uns meses atrás escrevi este artigo no blog Questões Nacionais : A Coluna do Jorge, e enviei para os órgãos de comunicação social.
Travessa e Beco das Canivetas, nas mãos da Câmara Municipal de Coimbra

Após denúncia publica que efectuei no passado mês de Fevereiro, e já depois da Junta de Freguesia de São Bartolomeu o ter feito de forma institucional umas semanas antes, referente a um dos prédios existente na Travessa das Canivetas na Baixa de Coimbra, que tem como proprietário a Câmara Municipal de Coimbra, que foi ocupada por toxicodependentes e sem abrigo, que durante a noite acendem fogueiras no seu interior para se alumiarem e aquecerem, metendo em risco as outras habitações vizinhas, todos dias passo para verificar se os serviços da Câmara Municipal já colocaram as duas dúzias de tijolos necessários para vedar a porta de acesso à porta. Até esta data, ainda nada foi feito. Hoje voltei a passar como de costume, e após a observação de que tudo continua na mesma como a lesma, retrocedi uns passos e dirigi-me pelo Beco das Canivetas, onde existe outro prédio na iminência de desabar a qualquer momento. O telhado já não existe, as janelas ainda seguras pelo tubo da caleira bastante degradado e a parede principal tem uma “barriga” de cerca de 70 centímetros ainda segura pelo reboco podre. É extremamente necessário e com a máxima urgência vedar o acesso ao referido beco. Quem cuida da nossa segurança?
Aqui deixo a resposta da Autarquia.