sábado, 9 de outubro de 2010

Fundação Miguel Escobar. Entrevista com Jorge Neves

Amanha na Antena 1, no programa Heróis como Nós de Madalena Balça das 11H às 12H, pode asistir a uma entrevista sobre a Fundação Miguel Escobar, Escola de Futebol Social, da qual faço parte da direcção.
Deixo abaixo o link da Fundação e do Heróis como Nós.
Clicar abaixo:


Convite para o aniversário da Rua do Ramal de Chelo

O bebé chamado Rua do Ramal de Chelo, que é nada mais que a estrada que liga a Robordosa a Lorvão (Terra onde se encontra O Mosteiro de Lorvão um dos mais antigos da Europa, já que a sua fundação remonta a meados do século sexto, de acordo com as memórias relatadas pelos cronistas monásticos, corroboradas por uma pedra de ornato visigótico que se encontra incrustada na torre dos sinos) está quase a fazer o seu primeiro aniversário se a memoria não me atraiçoa.
Deixo aqui o convite ao Sr. Presidente da Autarquia de Penacova, ao Sr. Presidente da Junta do Lorvão e ao Presidente das Águas de Coimbra para estarem presentes e se possível que levem uns doces tradicionais de Lorvão, umas Nevadas de Penacova, que eu ofereço o bolo de aniversário com o formato do Órgão de Tubos do Mosteiro de Lorvão.
O meu desejo é que o festejo deste primeiro aniversário seja de forma pública, para agradecer o mau estado que a estrada se encontra devido às obras que se iniciaram e não acabaram e que se encontram praticamente suspensas.
O Ramal de Chelo, está com valas abertas, algumas com bastante profundidade, dificultando a passagem a pé dos peões, bem como da centena de veículos que por ali passam diariamente, incluindo os transportes escolares. Nem as camadas de terra e de “entulho” que alguns populares colocam nas referidas valas para minimizar os saltos que os veículos dão ao passar resiste mais que meia dúzia de horas, para já não falar nas “novas” tampas de saneamento que se encontram alguns centímetros abaixo do nível da estrada, dos buracos com diâmetro bastante considerável que colocam em risco quem por lá circula, onde ainda vai resistindo alguma defeituosa sinalização dos mesmos (já parei varias vezes para colocar os respectivos sinalizadores de obras que por lá se encontram em mau estado) e das viaturas da empresa responsável pela obra que se encontram estacionadas na berma da estrada mais precisamente nas curvas com menor visibilidade.
Por toda esta situação, gostava de festejar o aniversário da obra de forma pública, com os representantes das referidas Instituições, para ver se desta forma no menor espaço de tempo se põe fim a esta vergonha, antes que aconteça algo de mais grave, pois segundo me informaram a empresa se encontra na falência.



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O inicio de uma nova derrocada num prédio da Baixa



Estas fotografias são de um prédio que se situa na Rua das Azeiteiras, cujo proprietário, é o herdeiro(a) do falecido Fausto Correia.
Tenho assistido á degradação lenta do prédio em causa, que se agravou com as primeiras chuvas fortes do dia de hoje.
No dia de hoje desabou mais uma parte da parede para cima do telhado da casa ao lado, partindo algumas telhas que juntamente com a parede bastante degradada faz com que a água se infiltre para a casa ao lado que é mais baixa conforme se pode constatar nas fotografias, o que causa enormes transtornos para a família que mora nessa casa, pois a senhora está acamada a recuperar de uma operação bastante delicada.
Caso o proprietário não meta mãos à obra, ou a autarquia não notifique o proprietário (enviei no dia de hoje via e-mail a informação deste caso, bem como para a Junta de Freguesia São Bartolomeu), não tenho a menor dúvida que vai acontecer alguma tragédia, que espero que não seja durante a hora de almoço, porque passam largas dezenas de pessoas por ali para ir almoçar aos restaurantes da baixinha.
Também devo esclarecer que a actual proprietária do imóvel já tem conhecimento há alguns meses do estado que se encontra a referida parede.

Trabalho civico que os politicos não fazem

Chuva intensa e vento forte fustigam - Na Rua Alexandre Herculano



Chuva intensa e vento forte fustigam - Na Praça da Republica







Chuva intensa e vento forte fustigam - Na Baixa

O 13º Mês não existe. Confirme as contas

O Seu 13º Salário Não Existe - FAÇA AS CONTAS (VERDADE OCULTA)

No início dos anos 60, o advogado carioca Aarão Steinbruch consegue aprovar a lei trabalhista de sua autoria que institui o 13º salário.
Uma brilhante idéia que serviu como alicerce para sua trajetória política que o levou até o Senado Brasileiro.
Muito se tem festejado desse adicional pecuniário nos vencimentos da classe trabalhadora de nosso país, a ponto de envolver a todos numa histérica expectativa e ansiedade até a chegada do mês de Dezembro.
Mas afinal o 13º salário existe, ou não existe? Qual sua opinião?
Contudo, a mais escandalosa de todas as mentiras do capitalismo e justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam, é a invenção do Décimo Terceiro salário.
Eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como é fácil novamente enganar os trabalhadores.
Suponhamos que você ganha 400 por mês. Multiplicando-se esse salário  por doze meses, temos ao fim do ano 4.800.
400x12 = 4.800
Quando chega o Dezembro, o generoso patrão cristão manda então pagar-lhe o conhecido Décimo Terceiro Salário.
4.800 + Decimo Terceiro =5.200
4.800 (Salário anual)+ 400 (Decimo Terceiro) = 5.200 (Salário anual mais o Décimo Terceiro)
O trabalhador vai para casa todo feliz com o patrão.
Agora veja bem o que acontece quando o trabalhador procura um simples professor de aritmética do Primeiro Grau e que lhe ensina sabiamente que faça o seguinte :
Se o trabalhador recebe 400 por mês e o mês tem quatro semanas significa que ganha por semana 100.
400 (Salário mensal) / 4(semanas do mês) = 100 (Salário semanal)
O ano tem 52 semanas.
Se multiplicarmos 100 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será 5.200
100 (Salário semanal) x 52 (número de semanas anuais) = 5.200
O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o Décimo Terceiro.
Surpresa, surpresa ? Onde está portanto o 13 Salário ? A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes trabalhistas nunca se tenham dado conta desse fato simples.
A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.
No final do ano o generoso patrão cristão presenteia o trabalhador com um décimo terceiro, dinheiro que saiu do próprio bolso do trabalhador.
Em 1945 o deputado Aarão Steinbruck, com essa gloriosa mentira conseguiu se eleger várias vezes.
Daí que, como palavra final para os trabalhadores inteligentes, não existe nenhum Décimo Terceiro. O patrão apenas lhe devolve o que sorrateiramente lhe surrupiou do salário anual. Que é o que explica porque, quando da votação do projeto Steinbruck, a lei foi aprovada rapidamente pelos patrióticos deputados .
Conclusão: o povo recebe o que já trabalhou e não um adicional.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Feira do Comércio Justo e Solidário

Sexta-feira, 15 de Outubro às 10:00 - 16/10 às 19:00
Local CC Dolce Vita, Coimbra
Criado por Odm Na Cidade Coimbra
Mais informação Com a participação de:
Equação, Reviravolta,
Instituto Marquês de Valle Flôr, AJ PAZ, Cáritas,
Mercadinho do Botânico, Associação Integrar, APPACDM,
Agricultura Biológica de Coimbra, Atlas e Saúde em Português.
Comércio Justo é uma alternativa ao comércio convencional que procura estabelecer um preço justo, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados, nas cadeias produtivas. É o comércio onde o produtor recebe remuneração justa pelo seu trabalho.
O movimento do comércio justo dá especial atenção às exportações de países em desenvolvimento para países desenvolvidos

Função Pública: Saiba em quanto o seu salário vai ser cortado

25 Anos de Sonho e Tradição" no Teatro Académico de Gil Vicente

25 Anos de Sonho e Tradição" no Teatro Académico de Gil Vicente

A Estudantina Universitária de Coimbra vem assim anunciar a sua Gala dos 25 Anos com Lançamento do Seu Novo CD Duplo. Tendo como mote "25 anos de sonho e tradição" a Estudantina encontra-se a preparar um espectáculo memorável que perpetuará na história a importância deste grupo neste cidade e neste pais que o viu nascer há 25 anos atrás.
Estão previstas surpresas e convidados especiais!
Apareçam! Estão todos convidados a desfrutar desta grande ocasião de festa!

Crónica de Francisco Queirós no jornal "As Beiras"

DEPUTADOS POBRES

“Ou é parvo ou está a fazer pouco dos pobres!” – disse a minha filha de 10 anos ao ouvir as palavras de Ricardo Gonçalves, deputado da Nação e dirigente nacional do PS. “Eu e muitos deputados da província quase não temos dinheiro para comer”. Histórica declaração de um provinciano representante do povo! Propõe o eleito que a cantina da Assembleia da República esteja aberta à hora de jantar, desse modo acudindo aos pobres deputados, exauridos nos seus proventos.
Ó Gonçalves, Ó Gonçalves! Qual Morgado em tempos idos! Varão esse que de sexual petisco manducara poucas vezes e que sendo pai de um só rebento, da procriação, prova do truca-truca, só usara - parca ração - uma vez! Ficara capado o Morgado, no imortal poema de Natália Correia. Eis agora o Gonçalves! Faminto! Paupérrimo! O deputado do PS argumenta que aufere somente 3700 euros por mês, mais 60 e picos diários de subsídio de refeição! O professor de filosofia com dez anos de serviço que lhe garantiriam um vencimento de mil e poucos euros não ficará rico como deputado. Dispense-se a demagogia! Há deputados e ministros que ficam ricos, depois de um estagiozito em cargo público são promovidos a administradores de uma dúzia de empresas, recebendo de vencimento em cada uma várias vezes mais do que antes.
Ricardo Gonçalves maltratou os portugueses. Cuspiu na sopa de milhões de pobres. Ofendeu a D. Alda que recebe 300 euros e tem cinco filhos por criar, uma renda de casa, água e luz para pagar. E os filhos precisam de comer! “O quê, D. Alda?” “Arroz, massa, sabe Deus.” Deus sabe, Gonçalves não! A D. Ester, reformada, sem dinheiro, enche a barriga de fome. Os comprimidos para o coração, diabetes e que sei lá, deixa-os na farmácia. Não há dinheiro…
Gonçalves insulta os seus colegas professores e a classe média que faz contas à vida todos os dias e não janta à conta do Estado.
Gonçalves devia ter visitado a casa da D. Bina. Paredes a ruírem, tecto a cair, pele de cobra dependurada das traves do telhado e contudo uma dignidade imensa que não se rendia, “naperons” e “bibelots” espalhados pelo casebre, um cheirinho a sopa que não esquecerei. Gonçalves nunca viu casebres ou barracas. Não conhece Binas. Gonçalves não cheira, não vê, não sente. Gonçalves: puf, nada! Gonçalves nunca entenderia o mar de alegria no olhar da D. Bina, feliz por agora ter um tecto digno. Gonçalves não cheira sopas de pobres, nem sente o desespero dos desempregados ou o sofrimento dos reformados. Gonçalves está convidado - convido-te, ó Ricardo! - a acompanhar-me nos atendimentos aos munícipes de Coimbra! Talvez então descubra Portugal! - Se gritares, se chorares, se vomitares, não será por isso que te levarei a mal, ó Gonçalves!
Há muitos milhões de portugueses a viverem na merda! A vida é vernácula! Gil Vicente não te perdoava, ó Gonçalves! O que diria Natália Correia?
Há um povo inteiro e digno, cansado da miséria, esgotado de sonhar com dias melhores. Desesperado. E há fome! Ó deputado Gonçalves - há muita fome e há uma soberba desmedida!

Francisco Queirós
Membro do Comité Central do PCP
Vereador da CDU da Câmara Municipal de Coimbra

Eu não votei...

Puto francês para um português



Diz um puto francês para um português:

- Eu como chocolate e tu comes broa!
Triste o puto português contou à mãe o sucedido, que lhe disse para responder o seguinte: "- E eu tenho o PS no governo e tu não tens..."
No outro dia o puto francês volta a chatear o português:
- Eu como chocolate e tu comes broa!
E então o português respondeu:
- E eu tenho o PS no governo e tu não tens...
O puto francês sem resposta, foi para casa e contou também à sua mãe o que o puto português lhe tinha respondido e a mãe disse-lhe:
- Olha filho, diz-lhe que não tens, mas que também vais ter!!!
No dia seguinte o puto francês chega triunfante e insiste com o português:
- Eu como chocolate e tu comes broa!
E responde-lhe outra vez o puto português:
- E eu tenho o PS no governo e tu não tens...
Diz então o puto francês:
- Não tenho, mas também vou ter...
E responde o português:
- Então também vais passar a comer broa que te vais f...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Crise, de quê?

Vejam.
As soluções estão aí. Outras haverá que podiam ser acrescentadas.
Todos esses PEC's e afins são apenas o agravar da crise. E eles sabem-no.
O que nos leva a questionar então, que tipo de crise estamos a atravessar?
De moral? de vergonha, ou falta dela, dos que se apoderaram do poder? de coragem para correr com eles?
Junto anexo um interessante texto, para ajudar a compreender onde se pode ir buscar os milhões para o deficit.


Diário da República nº 28 - I série - não deixar esquecer

Diário da República nº 28 - I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010
RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.
Vamos ler;


Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica
1 - Vencimento de Deputados ...............................12 milhões 349 mil Euros
2 - Ajudas de Custo de Deputados..........................2 milhões 724 mil Euros
3 - Transportes de Deputados ................................3 milhões 869 mil Euros
4 - Deslocações e Estadas ...................................2 milhões 363 mil Euros
5 - Assistência Técnica (??) ..................................2 milhões 948 mil Euros
6 - Outros Trabalhos Especializados (??) ...............3 milhões 593 mil Euros
7 - RESTAURANTE,REFEITÓRIO,CAFETARIA........961 mil Euros
8 - Subvenções aos Grupos Parlamentares..............970 mil Euros
9 - Equipamento de Informática .............................2 milhões 110 mil Euros
10- Outros Investimentos (??) .................................2 milhões 420 mil Euros
11- Edificios ..........................................................2 milhões 686 mil Euros
12- Transfer's (??) Diversos (??).............................13 milhões 506 mil Euros
13- SUBVENÇÃO aos PARTIDOS na A. R. ...........16 milhões 977 mil Euros
14- SUBVENÇÕES CAMPANHAS ELEITORAIS ....73 milhões 798 mil Euros
NO TOTAL a DESPESA ORÇAMENTADA para o ANO de 2010, é :€ 191 405 356,61
(191 Milhões 405 mil 356 Euros e 61 cêntimos) - Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 - 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.
E são estes sujeitinhos que depois pedem sacrifícios ao povo.
Confirme Aqui:

Afinal não é só o Eça que estava à frente do seu tempo!

José Régio e o seu burro' - por Hermínio Felizardo

Soneto quase inédito

Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.
Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.
E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,
Também faz o pequeno "sacrifício"
De trinta contos - só! - por seu ofício
Receber, a bem dele... e da nação.

JOSÉ RÉGIO Soneto escrito em 1969, no dia de uma reunião de antigos alunos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República


Para ti Ana Cristina. MuitasFfelicidades e Parabéns

Deus fez os abismos para que o homem compreendesse as montanhas. Fez o fogo para que o homem valorizasse as águas. E fez você para que com Ele descobrisse a vida que há pela sua frente e encontrasse a felicidade. Portanto... Tens de ser Feliz.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Coimbra

Nova União Nacional

(Foto tirada da Web)

Esta é a EDP que temos! E a demora da reparação das avarias?


Ontem eu e uma grande maioria de habitantes do concelho de Penacova, mais concretamente da Freguesia do Lorvão, estivemos privados de energia eléctrica das 10 da manhã até cerca das 00h15.
Não se admite mais de 12 horas para reparar uma avaria. Estariam os piquetes de prevenção aos U2? Qual o motivo da linha de participações de avarias da EDP estar fora de serviço? Quando ligávamos 800506506, do outro lado aparecia uma voz que dizia” o número não se encontra atribuído”.
A EDP em vez de reforçar as equipas de piquete, para a reparação de avarias e manutenção dos cabos que fornecem a energia, aposta antes em pagar ordenados chorudos a quem pouco ou nada produz para a sociedade. Que falta faz a concorrência!
Eu vou accionar os mecanismos previstos para pedir indemnização por danos materiais e morais, desafio todos a fazerem o mesmo.
Este é um problema antigo do concelho de Penacova, faço chuva ou vento, gostava de ver a Autarquia e as Juntas de Freguesia a fazerem um protesto conjunto contra a EDP.