sábado, 25 de janeiro de 2014

Câmara de Penacova solidária com manifestação pela reabertura da EN110 - País - Notícias - RTP

Câmara de Penacova solidária com manifestação pela reabertura da EN110 - País - Notícias - RTP

Informação

INFORMAÇÃO

Movimento pela reabertura da EN110 no Caneiro – Penacova.


Como todos sabem a nossa Estrada Nacional 110 junto ao Caneiro continua encerrada à circulação automóvel devido a um deslizamento de terra e pedras.
 A Empresa EP – Estradas de Portugal, S.A a Estradas de Portugal, na sua página na Internet informa que a estrada está condiciona e não presta qualquer esclarecimento da intervenção que vai ser realizada nem para quando a reabertura da estrada.
Os utilizadores da Estrada Nacional 110 que espontaneamente fundaram o Movimento pela reabertura da EN 1110 na zona do Caneiro – Penacova, concentraram-se hoje pelas 15 horas para dar a conhecer à comunicação a sua indignação pela forma que estão a ser mal tratados pela Estradas de Portugal.
Foi decidido em assembleia popular uma acção surpresa para segunda-feira e o “nascimento” de uma Comissão de utentes da Estrada Nacional 110 entre Penacova e Coimbra, onde qualificamos a Estrada Nacional 110 como se fosse a “nossa rua”.



Penacova, 25 de Janeiro de 2014

Concentração pelas 15 horas no Caneiro pela abertura da EN110


Faça chuva ou faça sol compareçam hoje pelas 15 horas na EN 110 junto ao Caneiro pela reabertura da Estrada Nacional 110. 
Vem e trás um amigo ou familiar todos juntos vamos mostrar a nossa indignação pela falta de informação da Estradas de Portugal e pela demora da reabertura da estrada.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sónia Marques Carvão - Uma mulher da nossa freguesia de Lorvão que não esquece as suas origens.


Uma mulher da nossa freguesa de Lorvão que não esquece as suas origens.

Dia 15 de Fevereiro em Penacova para apresentar o seu livro de contos para crianças e não só.

Sónia Marques Carvão Licenciada em Filosofia com certificação em Filosofia para crianças e Filosofia da educação, edita um livro de contos para crianças e para a adultos , trazendo a Filosofia para a rua , mostrando como se podem trabalhar conceitos como o belo e o feio , sensibilizando as crianças e adultos para os problemas ambientais , direitos humanos, respeito pelo ponto de vista do outro , respeito pelos costumes e tradições dos povos ( respeito e reconhecimento pelas várias etnias ), incutindo ao outro o hábito de leitura , abertura, espírito critico e sobretudo fazer com que as crianças e adultos saiam do escondimento, se revelem.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Algo de estranho que não a segurança impede a Estrada Nacional 110 de reabrir ao transito .





Uma coisa que não sou é burro e cada não resposta leva-me a persistir e a considerar as mais variadas hipóteses.
Após observar estas fotografias que foram tiradas hoje e comparando-as com as fotografias que a comunicação social publicou no dia 15 e 16 de Fevereiro, pode-se verificar que a única diferença entre as fotografias é a reparação do muro do lado esquerdo conforme podem verificar.
Agora questiono, ao fim de 10 dias de profunda analise da encosta conforme me foi dito, aliás escrito via correio electrónico pelas Estradas de Portugal, qual o motivo da reparação do muro e as pedras se encontrarem no mesmo sitio? Pensei que tinha sido nova derrocada, mas verifiquei que eram as mesmas da derrocada inicial, não conheço pedras gémeas. Alguém conhece?
Leva-me a suspeitar que as pedras ainda se lá encontram com algum objectivo ou muito provavelmente por algum motivo. Qual motivo? Na minha modesta opinião para a estrada não ser reaberta. Porquê? Na derrocada existiu um acidente com um operário que foi hospitalizado quando procedia à limpeza da estrada durante a madrugada e foi vitima de uma segunda derrocada, segundo a comunicação social foi a GNR que socorreu prontamente o trabalhador.
Aqui entra o meu raciocínio que pode ser considerado sem nexo, mas que para mim faz sentido. Se existiu um acidente de trabalho, com uma empresa contratada pelas Estradas de Portugal, onde existiu um trabalhador ferido, possivelmente maquinaria estragada, podemos estar aqui com um problema entre empresas, seguros que impede a reabertura da estrada e por isso é que as pedras ainda se encontram no mesmo sitio.
Quero deixar aqui uma pergunta se me permitirem. Permitem? Claro que sim.
Se a empresa que foi limpar a estarda da derrocada em vez de ter ido pelas 2H00 da manha quando se deu a primeira derrocada só tivesse ido limpar a estrada pelas 6H00 da manha, não tinha havido feridos, não tinha existido duas derrocadas mas sim só uma, tinham limpo a estrada e a mesma não se encontrava encerrada por questões de analise da encosta. Certo?


Comunicado : Estrada Nacional 110


COMUNICADO

Movimento pela reabertura da EN110 no Caneiro – Penacova.

Concentração sábado pelas 15h00 no Caneiro

A Estrada Nacional 110 junto ao Caneiro continua encerrada à circulação automóvel após dez dias devido a um deslizamento de terra e pedras. Empresa
Segundo a EP – Estradas de Portugal, S.A a Estradas de Portugal, na sua página a estrada continua condicionada, e apesar dos diversos emails enviados para a EP – Estradas de Portugal, S.A não se conseguiu obter nenhuma resposta para além que continua em “analise a encosta antes de voltar a abrir à circulação automóvel.”
Os utilizadores da Estrada Nacional 110 estão a ser severamente penalizados pela demorada análise à referida encosta, já que o risco de deslizamento de terra e pedras é uma constante na Estrada Nacional 110 em todo o seu percurso entre Penacova e Coimbra, basta estar atento para se verificar que poucos metros à frente de onde a estrada se encontra encerrada que existe um separador em cimento que limita a estrada a uma única faixa de rodagem com semáforos há quase dois anos.
Devido à falta de informação e ao corte demorado da EN 110, os utentes da mesma vão-se concentrar no próximo sábado pelas 15H00 na zona do Caneiro para demonstrar a sua indignação e articular acções futuras caso a estrada permaneça encerrada que pode passar por uma deslocação em auto-caravana até à Delegação da Estradas de Portugal em Antanhol – Coimbra na próxima semana.


Nota: Se a Estrada Nacional 110 for reaberta ao trânsito automóvel até sexta-feira esta acção fica sem efeito.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Movimento pela reabertura da EN110 na zona do Caneiro.


Concentração sábado pelas 15h00 no Caneiro

Já passaram vários dias e a Estrada Nacional 110 junto ao Caneiro continua encerrada à circulação automóvel devido a um deslizamento de terra e pedras.
Segundo a Estradas de Portugal, a estrada continua condicionada/encerrada para análise da encosta devido ao risco de um novo deslizamento de terra e pedras.
Os utilizadores da Estrada Nacional 110 estão a ser severamente penalizados pela demorada análise ao talude, já que em risco de deslizamento de terra e pedras é uma constante na Estrada Nacional 110 em todo o seu percurso entre Penacova e Coimbra, basta estar atento para se verificar que poucos metros à frente de onde a estrada se encontra encerrada que existe um separador em cimento que limita a estrada a uma única faixa de rodagem com semáforos à quase dois anos.
Apela-se a todos os habitantes utilizadores da EN110 para tomarem uma posição firme e demonstrarem o seu descontentamento por esta demorada analise ao talude, que não passa de uma enorme inércia e desrespeito pela população da parte da Estradas de Portugal SA, já que mais nenhuma informação concede.
Aclama-se a todos que se sentem prejudicados pela falta de informação e pelo corte demorado da EN 110 para no próximo sábado pelas 15h00 concentrarem-se na zona do Caneiro para demonstrar a indignação e articular uma acção futura caso a estrada permaneça encerrada.

Nota: Se a Estrada for reaberta ao trânsito automóvel até sexta-feira esta acção fica sem efeito.
Jorge Neves
Chelo

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pela reabertura da EN110 na zona do Caneiro

Fotografia da web

Já passaram vários dias e a Estrada Nacional 110 (a 1ª estrada verde de Portugal) continua encerrada à circulação automóvel devido a um deslizamento de terra e pedras.
Segundo a Estradas de Portugal a estrada continua condicionada para análise do talude devido ao risco de um novo deslizamento de terra e pedras.
Os moradores do concelho de Penacova que utilizam diariamente a Estrada Nacional 110 estão a ser severamente penalizados pela demorada análise ao talude, já que em risco de deslizamento de terra e pedras está a Estrada Nacional 110 em todo o seu percurso entre Penacova e Coimbra.
Está na hora de todos os habitantes e de todos os utilizadores da EN110 tomarem uma posição firme e demonstrar o seu descontentamento por esta demorada analise ao talude, que não passa de uma enorme inércia e desrespeito pela população da parte da Estradas de Portugal SA.
Convoco todos que se sentem prejudicados pelo corte demorado da EN 110 para no próximo sábado pelas 15h30 fazermos uma concentração na zona do Caneiro para demonstrar-mos a nossa indignação e combinarmos uma acção futura caso a estrada permaneça encerrada.

Nota: Se a Estrada for reaberta ao trânsito automóvel até sexta-feira esta acção fica sem efeito