sexta-feira, 17 de agosto de 2012

"Penacova a mexer" contra muita gente

Todos os governos de direita e centro direita falham

Toda a  sociedade fica estagnada quando as elites governativas arrecadam de baixo par acima. Os pobres, que são a maioria e que menos têm não se conseguem defender de um Governo que governa contra o seu povo.
Todos os governos de direita e centro direita falham porque cobram sempre de baixo para cima e ignoram o povo mais desfavorecido e espezinham as crianças e idosos.
Só os governos de esquerda moderada tal como o governo do partido socialista, quando tem um verdadeiro líder socialista, são capazes de transformar as grandes crises em soluções.
As autarquias governadas por socialistas tem as contas equilibradas
Porque razão as sedes de bancos e outras instituições não pagam IMI?
Ou muito me engano ou em 2013 não vai haver Manta Rota nem Pontal. O ódio ao Terreiro do Paço é cada vez mais abrangente.
Quase que me atrevo a garantir que antes da data de se pagar o subsidio de Natal de 2013 o Passos estará fora do governo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Alerta aos habitantes de Penacova

Anda a circular no Facebook, um pedido de alerta aos habitantes de Penacova.
Dois indivíduos do sexo masculino, bem vestidos a fazerem-se passar por funcionários da Segurança Social.
Segundo informação recolhida, dois indivíduos do sexo masculino burlaram um casal de habitantes de Lorvão, de 79 e 84 anos de idade, apesar de serem pessoas ainda lúcidas. Abordaram a senhora na rua e pediram-lhe o ouro e dinheiro. O marido ao aperceber-se começou a gritar por socorro, mas sortir efeito, já que os dois indivíduos desapareceram sem deixar rasto. A GNR foi chamada ao local e iniciou investigação, e segundo parece este modus operandi já não é novo nestes últimos dias por Penacova.



Festa de Chelo , Penacova ,2012 - O recolher da procissão , que foi acompanhada pela Filarmónica Boa- Vontade Lorvanense

Festa de Chelo ,2012

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Procissão em Honra da Nossa Senhora do Livramento


Os Santos da Capela de Chelo


Interior da Capela de Chelo








Festa de Chelo : Banda Filarmónica Boa Vontade Lorvanense






Há festa na minha terra. Há festa em Chelo!


A Comissão de Festas, este ano foi assegurada pela Direção do UPC de Chelo, devido a uma situação que agora não interessa para o caso.
As gargantas estão afinadas, os Grupos Musicais e os DJ´S contratados, os andores estão preparados e ornamentados, as ruas estão engalanadas e o palco para os conjuntos e DJ´S prontos.
Apesar das constantes e normais críticas a quem organiza a Festa de Chelo, quando chega o princípio do mês de Agosto, os poucos emigrantes, familiares e amigos estão de regresso à nossa terra, mesmo que estejam muito longe.
Todos estão à espera do início da Festa, para matarem saudades dos amigos e familiares, entre copos de cerveja e o som dos Grupos Musicais.
A maioria das conversas começa assim:

Lembras-te?

No Verão há festa na aldeia. Vestem-se os melhores fatos; engalanam-se as ruas; mata-se a cabra para a chanfana; há música; há missa solene e procissão. Há a banda de música a tocar pelas ruas da aldeia. Bebem-se cervejas e vinho tinto, e o calor aperta cada vez mais. Chupam-se rebuçados e comem-se bifanas e cachorros.
E o calor aperta sobre o recinto da Festa.
A tradicional Festa de Chelo encontra-se enraizada, cresce dentro de nós a necessidade impetuosa de mergulhar na memória, tornar presente o passado e descobrir que há mudanças inevitáveis. Já nada é como era.
Mas estamos sempre dispostos a procurar e encontrar pequenos indícios do passado para abrilhantar a Festa do presente: nem que seja através dos jogos tradicionais e dos bailaricos.
Muito do que somos está ali! A cor dos nossos olhos foi pintada ali, com as diversas tintas dos céus e dos campos, do amanhecer claro e límpido e do anoitecer cinzento, triste e por vezes até com chuvadas de verão. É naquele recinto da Festa, que se encontram as telas onde esboçaram as ideias, as pedras onde esculpiram os primeiros sonhos.
As melodias que nos embalaram noite dentro durante estes seis dias, os namoricos secretos na Fonte, o vento que uiva harmoniosamente nas noites, as conversas ao luar entre muitos copos de cerveja, shots, e vinho tinto, deram uma enorme colorido e animação aos bailes durante estes seis dias. Até mesmo os mais críticos e sépticos tiveram de se render à boa organização da Festa.
Ao mergulhar na memória daquilo que somos, encontramos uma terra, a nossa, iluminada pelo sol ou banhada pelo luar e nevoeiro.
Os festejos terminam hoje com a missa solene e Procissão em Honra da Nossa Senhora do Livramento e será anunciado uma nova Comissão de Festas, para que para o ano a Festa seja vivida com a mesma intensidade.

Obrigado a todos que com muito esforço, dedicação e empenho, nos proporcionou estes dias de festa, de amizade e diversão.

Nem o temporal estragou a festa








DJ MC BASTEZ e DJ NUKA a bombar em Chelo









5º dia da Festa de Chelo