quarta-feira, 14 de junho de 2017

Avançamos ! Desabafo da Alma para acalmar as memórias alquebradas por terras de Penacova!

Desabafo da Alma para acalmar as memórias alquebradas por terras de Penacova!

O prometido é devido e como anunciei ontem aqui deixo o meu Desabafo da Alma para memória futura.

Está tudo bem por Penacova? Não, não está? Está tudo feito? Não, não está?
Havia Escola de Artes em 2009? Não, não havia! Havia incentivo à natalidade? Não, não havia! Havia Centro de Trail? Não, não havia! Havia Centro de BTT? Não, não havia! Havia o Cartaz Cultural que existe hoje todos, repito, todos os meses do ano? Não, não existia! Havia o número de visitantes no Mosteiro de Lorvão que há agora? Não, não havia! Aliás, enquanto outros monumentos eram divulgados na A1, o nosso monumento mais relevante nem isso merecia. Hoje felizmente já se passa por essa placa com orgulho.
Em 2008 tínhamos 6 Clubes/associações com actividade federada. Sim leram bem? Tínhamos 6 e á data de hoje temos 19.
 Em 2008 o nosso Concelho tinha cerca de 280 atletas federados. Hoje temos cerca de 900. Dos 280 de 2008 não havia uma única atleta feminina federada. Zero! Hoje existem no Concelho mais de 200 Senhoras/meninas a praticar modalidades federadas.
Atrás falei na Escola de Artes. Pois bem. Foi criada, repito criada em 2013 e no início registou 60 inscrições. Sabem quantos inscritos tem hoje? Mais de 300. Essas 300 pessoas, provavelmente teriam que se deslocar para outros pontos do país para frequentarem as aulas.
Falei atrás do incentivo à natalidade não falei? Pois bem, saberão vocês que o Município investe anualmente nesse programa 250 mil euros? Sabem para onde vão esses 250 mil euros? Para o comércio local, dado que as despesas só são validadas se os produtos/serviços para as crianças forem adquiridos no Concelho de Penacova. Quem ganha com isso? Fácil: Farmácias, sapatarias, pronto-a-vestir, supermercados, etc.
Havia o movimento associativo que existe hoje em dia? Havia a criação de grupos e colectividades como hoje aparecem? Os clubes e associações eram apoiados como são hoje?
Havia alguma praia com Bandeira Azul, havendo hoje duas?
Havia capacidade de fazer alguma coisa em 2009 com um passivo de 5 milhões quando hoje são apenas cerca de 800 mil?
Havia 4 programas diferentes para apoio a idosos e ou crianças?
Havia títulos nas mais variadas modalidades como aparecem hoje, mês sim, mês sim?
Havia capacidade de dar a voz aos cidadãos como se dá hoje através do Orçamento Participativo?
Se o vosso filho quisesse praticar Judo, Natação de Competição ou Basquete para onde iria? Para Coimbra. Hoje tem isso cá.
Se a vossa filha quisesse ser atriz ou dançar ballet para onde iria? Para Coimbra. Hoje tem isso cá.
E se você quisesse perder uns quilinhos antes do verão ia para um Ginásio, onde? Para Coimbra. Hoje tem isso cá.
E se quisesse assistir a eventos de carácter Nacional onde iria? Já sabemos, por cá, guardava aquelas duas datas do ano para ver o Triatlo e o Festitradições. Hoje, pode escolher entre a mais variada oferta. Eventos desportivos, Teatro, Ópera, etc. Eventos que movimentam centenas, milhares de pessoas, muitas vezes com direito a divulgação na televisão e rádio. Antigamente as noticia que iam de Penacova era tão só os acidentes no IP3. Hoje temos orgulho de ver as noticias que vão daqui.
E diga lá que não tinha inveja de olhar para os Concelhos vizinhos e ver os cartazes todos os anos das mais variadas festas municipais. Hoje tem isso à “sua porta” sem ter que se deslocar.
Mas já que o tema do momento é o tribunal, sabe onde iria resolver os seus problemas caso o PSD fosse poder? A Coimbra, pois. Já não teria isso cá.
Poderia dar aqui mais 20 ou 30 exemplos, mas é nisto que as pessoas terão que pensar. Coloquem os dois pratos na balança e enxerguem o que querem para si e para os seus filhos e netos. Perguntem a vocês próprios, perguntem à vossa consciência se querem a continuidade da evolução ou se querem voltar a regredir 30 anos e voltar a sentir inveja dos Concelhos vizinhos. Concelhos que hoje em dia já se “alimentam” dos exemplos do nosso Concelho de Penacova quando antigamente por aqui, só se tentava copiar o que outros faziam sem qualquer rasgo de visão futura ou capacidade de inovar e arriscar.
E são esses. Sim, são os mesmos que foram poder e tiveram cargos de vereador executivos ou não executivos, que depois nem integraram as listas pelo seu próprio partido, que agora brotam, qual D. Sebastião, a prometer tudo e mais alguma coisa. A prometer o que nunca conseguiram por em prática quando lhes foi dada essa oportunidade. Será que merecem uma segunda oportunidade? Na minha opinião não.


 Cada um agora que pense.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Sónia Marques Carvão - No Mosteiro do Vale do Silêncio


Sónia Marques Carvão apresenta no próximo dia 17 de Junho pelas 15h30 na escadaria do Mosteiro de Lorvão um romance histórico “ No Mosteiro do Vale do Silencio “ ficcionado sobre os beneditinos que estiveram no Mosteiro de Lorvão no século XII. Um romance com humor, filosofia e história. Acessível a todos tal e qual o livro das Aves copiado por estes monges neste Mosteiro. 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Penacova : andam por ai a palrar aos ouvidos...

Fotografia retirada da Web 

Desabafo da alma para clarificar o que algumas pessoas andam por ai a palrar aos ouvidos para tentarem definhar as consciências.
Temos pena contra fatos não existem argumentos!
Para que se conste e fique para memória futura, o Humberto Oliveira quando tomou posse como Presidente da Câmara no mês de Outubro do ano de 2009 encontrou as contas da Câmara Municipal com uma divida a rondar os 5 Milhões de Euros, repito, uma divida a rondar os 5 Milhões de Euros.
Só no ano de 2016 a divida a terceiros baixou mais de 20% e em Janeiro de 2017 a divida da Câmara Municipal de Penacova ronda os 800 mil Euros.
Para quem anda ai a tentar palrar números diferentes sobre a divida da Câmara Municipal de Penacova tem a oportunidade de aqui contrariar estes números.