quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ontem pelas 09h30 na Rua Venâncio Rodrigues...









Ontem pelas 09h30 na Rua Venâncio Rodrigues uma senhora caiu num dos muitos buracos que se encontram na estrada, alguns desses buracos de grandes dimensões e profundidade. Sim a senhora caiu na estrada e não no passeio porque não existe nenhuma passadeira na Rua Venâncio Rodrigues.
Já escrevi e alertei as mais variadas vezes, por email, nas redes sociais e jornais locais para o estado de degradação da referida rua que agora teve uma excelente intervenção a nível dos passeios e das árvores existentes, tornando a rua bem mais agradável, mas se continuarem a utilizarem os passeios como local de carga e descarga do precioso liquido amarelo (cerveja) as árvores não vão aguentar muito tempo porque já começaram a ser mal tratadas. Esta mais do que na hora da Câmara Municipal de Coimbra resolver o assunto de uma vez por todas e a solução é simples; colocar dois lugares para cargas e descargas do lado esquerdo da rua imediatamente a seguir ao lugar reservado aos deficientes e tapar os imensos buracos que abundam na rua. A União de Freguesias de Coimbra tem a obrigação de alertar para este problema, mas pelos vistos continua a assobiar para o lado.
Não posso deixar de referir que a senhora que ficou deitada na estrada após ter caído num dos buracos ficou muito mal tratada.

Silva Gaio : Silêncios pouco inocentes .




Vamos lá tentar quebrar o silêncio premeditado, do tipo pescadinha com o rabo de fora, acerca da Escola Silva Gaio e o projecto para o Estádio Universitário de Coimbra para acolher a realização dos EUSA Games em 2018.
Ontem vinha num jornal local que a Câmara Municipal de Coimbra tem conhecimento dos projectos para o Estádio Universitário, a maioria das pessoas também sabe que a UC pretende a Escola Silva Gaio embora nunca o assuma e nem responda aos emails que o Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro endereça, o mesmo faz a Câmara Municipal de Coimbra.
Muitos não sabem, mas a Escola Silva Gaio (edifício) pertence ao Ministério da Educação, mas os terrenos onde foi construída são da Câmara Municipal, bem sei que esta parte não era para ser do conhecimento publico, mas já a temos desde o tempo do anterior executivo camarário. A decisão do encerramento do Silva Gaio está nas mãos da autarquia, que até já assumiu que vê com bons olhos o encerramento do Silva Gaio e a transferência dos alunos para o D. Duarte. Mas esqueceu-se que a escola D. Duarte não pertence ao mesmo agrupamento e quem decide o futuro daquelas crianças/alunos são os pais e encarregados de educação e não se pode de modo algum esquecer o superior interesse dessas crianças/alunos.
Se o encerramento vier acontecer, o que não acredito, porque vai fazer correr muita tinta, pois os pais, Associações de Pais estão atentos e bastante unidos e têm memória, não se esquecem do que foi dito antes das últimas eleições autárquicas.
Esperamos que qualquer decisão passe sempre pelo Agrupamento da Escola, pela Associação de Pais e pelo Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral. Nós temos uma palavra a dizer, temos soluções, propostas que defendem o superior interesse das crianças/alunos e que não inviabiliza nenhum dos projectos do Estádio Universitário.
Este assunto tem mais repercussões do que se possa pensar, porque se o Silva Gaio encerrar vai levar à diminuição de alunos na escola primária de São Bartolomeu, na escola primária de Almedina e por arrastamento vai prejudicar ainda mais a baixa de Coimbra. A utilização da Escola Silva Gaio para a realização dos EUSA Games em 2018 é bem-vista e recomendável mas o encerramento da mesma para passar para as mãos da UC nem pensar!
Fico e ficaremos aguardar atentamente.
Jorge Neves
Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral