sábado, 29 de janeiro de 2011

Train fantasma


                                (Musica do Luís Quintas do Blogue Questões Nacionais)

Serpins é Portugal
Queremos o METRO no Ramal!!

Mais um recado para o Srº Presidente da Câmara Municipal de Penacova

Buracos e mais buracos. Esta é a realidade da Rua do Ramal de Chelo que liga a Rebordosa a Lorvão no Concelho de Penacova.
O Ramal de Chelo dá cabo dos nervos e da bolsa dos automobilistas, tantos os danos que provoca nas viaturas e nos automobilistas.
O Sr. Presidente da Câmara Municipal acerca de 3 meses afirmou que a obra estava concluída m duas semanas, mas nem obra concluída nem sinais do empreiteiro a quem a obra foi adjudicada, mas não é novidade alguma, pois o Sr. Presidente da Câmara Municipal tinha conhecimento da situação da obra e do empreiteiro mas preferiu não dizer a verdade quando foi confrontado pelos jornalistas.
Dói-nos quando temos de passar por lá. Rebentamos com pneus, jantes e amortecedores, já para não falar das dores que ficamos na coluna. Quem paga os prejuízos materiais e de saúde?
Chega de mentiras e de buracos!

Está na hora de avançar com uma reorganização das freguesias de Coimbra





A minha reorganização sempre aberta a ser melhorada, mas é preciso começar por algum lado.


‎1 Lamarosa
2 São Silvestre / São João do Campo/ São Martinho da Arvore
3 Vil de Matos /Antuzede/Trouxemil
4 Souselas
5 Botão
6 Torre Vilela/Brasfemes
7 Eiras /São Paulo Frades
8 Arzila/Ameal
9 Taveiro / Ribeira Frades
10 São Martinho Bispo
11 Antanhol/ Assafarge
12 Cernache
13 Olivais (dividida ao meio passava a existir a Freguesia São José)
14 São José
15 Santa Cruz (ficava sem a parte da baixa que passava para São Bartolomeu)
16 São Bartolomeu
17 Santa Clara
18 Almedina/Sé Nova
19 Torres do Mondego
20 Castelo Viegas / Ceira
21 Almalaguês

VAMOS PRESERVAR

Alberto Indio - Sinceramente


Gravado pelas ruas da baixa de Coimbra

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

“Trilhos” desafiam famílias a (re)conhecer a Alta de Coimbra

(Foto e texto CienciaPT )
"O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida todos os curiosos a levantar a cabeça e olhar para a cidade antiga que rodeia o Laboratório Chimico, numa nova edição dos “Trilhos”, a 30 de Janeiro. O que edifícios degradados, novos ou reabilitados nos contam sobre a Alta de Coimbra e as suas vivências? Resposta no Domingo, a partir das 11 horas. A participação é livre.
Para Raimundo Mendes da Silva, que vai acompanhar o “Passeio pela Alta de Coimbra”, o desafio colocado é olhar para a Alta como para um quadro numa galeria, que se observa de longe e, depois, mais de perto (e que se pode tocar). O professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai falar de construção, de materiais e de tecnologia, numa linguagem acessível a todos.
“O detalhe do telhado, do beiral ventilado e da cornija ornamentada ficam fora do alcance habitual da nossa vista”, esclarece Raimundo Mendes da Silva, referindo também “os fingidos de cal, já raros, que se escondem por baixo de musgos e crostas negras que o tempo lhes impôs e esperam a nossa redescoberta”.
“Conhecer a cidade – para todas as idades e sensibilidades - é o primeiro passo para gostar dela e para perceber que contributo dar para que tenha futuro e participe activamente num percurso de desenvolvimento sustentável”, defende o especialista.
O programa “Trilhos” desafia crianças e adultos a sair de casa com a família e amigos, para um passeio pedestre pelos lugares à volta do Museu da Ciência e da Universidade de Coimbra, à procura da ciência surpreendente que se encontra fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins.
A inscrição na iniciativa é gratuita, mas requer marcação prévia, uma vez que o número de participantes é limitado a 25 pessoas. No dia 27 de Fevereiro, António Leal Duarte, docente no Departamento de Matemática da FCTUC, coordena um “Passeio com os Azulejos Jesuítas”."

Fonte: www.cienciapt.net

Senha 001 para serviços públicos

Está disponível desde ontem um novo serviço público. O Senha 001 passa a permitir a realização totalmente online de algumas tarefas de interacção com os serviços do Estado, a partir de uma única plataforma e recorrendo ao Cartão de Cidadão.
Alterar a morada, pedir uma segunda via da carta de condução, marcar uma consulta ou criar uma empresa são as possibilidades que já convergiram para o novo site.

Fumo sem fogo na Rua Alexandre Herculano

Hoje pelas 17h00 as sirenes dos carros dos bombeiros entoavam pela zona da Praça da Republica, o trânsito ficou bastante congestionado na Rua Alexandre Herculano devido ao estacionamento em segunda fila dos auto-tanques dos bombeiros.
Tudo não passou de um pequeno susto devido a uma chamada telefónica a informar que deflagrava um incêndio num prédio que tem no rés-do-chão o famoso “Tapas”, mas tudo não passou de um falso alarme. Segundo me informaram, o fumo provinha de um quintal nas traseiras do prédio onde estavam a realizar uma queimada (sem informarem os bombeiros) que teria sido realizada pela empresa que anda a realizar obras numa discoteca.

Jerónimo Martins abre mercearias de bairro com a marca Amanhecer

( Fonte e foto da noticia : http://economico.sapo.pt/)

"As duas primeiras unidades de comércio tradicional abrem na próxima semana em Viana do Castelo e em Lisboa.
Amanhecer dá nome à marca da cadeia de 'cash&carry' Recheio e ao novo conceito de mercearias de bairro que a Jerónimo Martins (JM) vai lançar para a semana.
As duas primeiras unidades de comércio tradicional aderentes abrem na próxima quinta-feira, dia 3, em Viana de Castelo e na baixa lisboeta.
Em conferência de imprensa, David Lopes, director-geral da Recheio, adiantou que este conceito "é um acordo de cooperação comercial e não um franchising", já que a empresa não cobra nenhuma taxa aos comerciantes. Apenas garante que os donos das mercearias compram a quase totalidade dos produtos nas lojas Recheio."

Estágios na administração local: candidaturas abrem hoje

Estágios na administração local: candidaturas abrem hoje1.330 vagas nas mais diversas áreas, de Norte a Sul do país
Abre esta segunda-feira o prazo para as candidaturas aos 1.330 estágios na administração local. Os interessados podem candidatar-se através da Internet até ao próximo dia 4 de Fevereiro. De acordo com a Lusa, quem quiser entrar na quarta edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) pode fazê-lo através do site da Direcção-Geral das Autarquias Locais www.portalautarquico.pt.

Apesar de o programa permitir um máximo de 2 mil estagiários, apenas 1.330 vagas foram abertas pelas autarquias em estruturas municipais, de freguesia, de comunidades intermunicipais, de associações de municípios e em empresas locais.
As ofertas de estágios vêm de todas as regiões, embora com maior incidência no Centro, que abriu 515 vagas. O Norte oferece 485 e o Alentejo 319, a Grande Lisboa abriu apenas 10 e o Algarve apenas uma.
As autarquias procuram pessoas com formação em diversas áreas, do turismo, ciências da comunicação e educação ao direito, desporto, arquitectura, serviço social, geografia, engenharias e gestão, entre outras.
O programa destina-se a jovens licenciados, desempregados, à procura do primeiro emprego ou à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.
A edição anterior do PEPAL, que conta com fundos comunitários, colocou 915 estagiários em câmaras municipais, 94 em juntas de freguesia e 36 em associações de municípios.
Os estagiários licenciados recebem uma bolsa correspondente a dois salários mínimos, durante o ano de duração do estágio, enquanto que os estagiários de formação técnico-profissional recebem uma bolsa correspondente a um salário mínimo e meio.
www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/estagios-estagiarios-administracao-local-autarquias-municipios

CHINA: os "novos" PATRÕES de Portugal.


ÚLTIMA HORA:
Chegaram-nos notícias fidedignas sobre um novo escândalo nacional, envolvendo mais uma vez este GOVERNO de José Sócrates com a China.
Portugal será a "PORTA DE ENTRADA" da China para toda a Europa e Norte de África.
A China está a comprar o BPN (seus passivos, mas também os seus ACTIVOS, nomeadamente os terrenos de Alcochete...).
O TGV irá ser subsidiado pela China.
A expansão do Porto de Sines irá ser subsidiada pela China.
O novo aeroporto de Alcochete irá ser subsidiado pela China.
Os produtos chineses virão por mar em "mega – cargueiros", que os desembarcarão em Sines.
Daí seguirão para toda a EUROPA e NORTE DE ÁFRICA por TGV, AVIÕES e BARCOS.
O que resta da nossa indústria desaparecerá nos PRÓXIMOS ANOS!
Foi isto que o PM Chinês veio cá negociar.
Foi isto que o Ministro das Finanças foi lá negociar.
Portugal como Nação Independente desaparecerá.

(Recebido por mensagem no Facebook)

Socratear - Verbo irregular de estranha conjugação

Rcebido por e-mail

Dívida em Espanha paga com entrega da casa

Se isto "pega" cá....


Um tribunal de recurso de Navarra (Espanha) considerou, numa decisão sem precedentes, que devolver uma casa ao banco é suficiente para saldar a hipoteca, mesmo que o valor do imóvel tenha diminuído devido à crise.
A decisão polémica foi tomada pela Audiência Provincial de Navarra que apoia assim a decisão de um tribunal de primeira instância, rejeitando um recurso apresentado pelo segundo maior banco espanhol, o BBVA, a quem o tribunal condenou também a pagar os custos do processo.
Em causa está um processo que remonta a 2009 quando um homem hipotecou a sua casa por um valor de 79 mil euros. Depois de vários meses sem pagar a hipoteca activou-se o sistema normal de execução da garantia do empréstimo.
O BBVA acabou por ficar com o imóvel, através de um leilão, por apenas 48 mil euros, ou seja, por menos 30 mil euros do que o valor da hipoteca.
Fazendo cumprir a lei hipotecária, o BBVA activou a segunda fase da execução, invocando a garantia pessoal do hipotecado e reclamando outros bens para pagar a dívida.
O homem levou o caso ao tribunal e um juiz de primeira instância deu-lhe razão considerando que, como foi o banco a avaliar inicialmente o imóvel -- em 78 mil euros --, a responsabilidade sobre a perda de valor é da própria entidade.

Pormenores do NOVO Certificado de Sócrates


Sempre fui de opinião que é nos pequenos pormenores que estão as grandes diferenças!
Tal como recebi, aqui vai...

CONFISSÃO DE UM PROFESSOR (Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes)

DÁ QUE PENSAR...
DIÁRIO DO PROFESSOR ARNALDO - A FOME NAS ESCOLAS
Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes

Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola. Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e, até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para dar aos dois filhos.
Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é óbvio, fiquei chocado. Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não podia fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também não queria nada a não ser desabafar.
De vez em quando, dão-lhe dois ou três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e recorre à instituição daqui da vila - oferecem refeições quentes aos mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha. Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.
Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A, porque o desemprego já se prolonga há mais de um ano (quem quer duas pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?). Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche.
O pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago, misturado com o sal das suas lágrimas...
Sem saber o que dizer, segureia-a pela mão e meti-lhe 10 euros no bolso. Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da mensagem que eu enviara na caderneta.
Onde eu dizia, de forma dura, que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a dormir».
Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter reparado nesta situação dramática. Mas com 8 turmas e quase 200 alunos, como podia ter reparado?
É ESTE O PORTUGAL DE SUCESSO DOS NOSSOS GOVERNANTES.
É ESTE O PORTUGAL DOS NOSSOS FILHOS.
É ESTE O PORTUGAL DE SUCESSO E ORGULHO DO SóCRATES!!!!
DIVULGUEM E NãO SE CANSEM DE DIVULGAR POR ESSE MUNDO FORA.....NãO SE CALEM.....
Erro! Nome de ficheiro não especificado.
DEPOIS DE LER ISTO SO ME OCORRE ESCREVER O SEGUINTE:
O estado a que este país chegou...
Quando alguém vai ter coragem de demitir este governo? E de nomear alguem com capacidade para endireitar o país sem fazer favores a amigos ou apoiantes e viver com dignidade mas sem luxos para os governantes que nao sao adquados a este país.
Houve recentemente eleicoes em Portugal e eu nem sequer fui votar. Fiquei a saber esta semana que, se numa determinada eleicao mais de 50% dos votantes que se apresentem a exercer o seu direito de voto o fizerem em branco entao a eleicao nao produz efeito e todos os candidatos cosntantes dessas listas ficam automaticamente impossibilitados de se voltarem a recandidatarem por recusa expressa da populacao votante. PORQUE ESCONDEM ISTO AO POVO PORTUGUES?
O povo fala, fala, fala... mas so brinca com isto e por isso tem o que merece. Se forem votar e escreverem "viva o rei" nao produz qualquer efeito. Se escreverem palavroes ou insultos, nao produz qualquer efeito. Mas se o povo em massa for votar em branco os politicos estao tramados... Na proxima eleicao, ao contrario do que fiz nesta em que fiquei em casa com a familia, eu irei votar. VOTAREI EM BRANCO e durante a proxima campanha eleitoral irei fazer campanha a favor do "voto em branco" pois parece que afinal pode funcioanr e por os politicos na ordem, isto se ate la eles nao descobrirem o que se passa e se nao alterarem a norma que os impede de serem eleitos caso numa votacao mais de 50% sejam votos em branco (os nulos e abstensao nao contam para este numero). Por isso VAMOS TODOS (os que ainda tem alguns valores e dignideade) VOTAR EM BRANCO.
Agora percebo porque s efala tanto da abstensao mas ninguem quer fazer nada para a evitar. Se querem acabar com a abstesao é facil. Basta torna-las obrigatorias ou fazer as eleicoes a um dia de semana e obrigarem as entidades patronais e dar tempo para os funcionarios irem votar. Estou certo de que haveria menos abstensao mas tambem sei que aumentaria drasticamente o numero de votos em branco e isso iria por em risco a subsistencia desta classe politica caso esse numero ultrapasse os 50% de eleitores...

Estou vivo e não quero ter medo de ir a Coimbra-B por Manuel Rocha

Estou vivo e não quero ter medo de ir a Coimbra-B por Manuel Rocha a quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 às 2:44

Queridos amigos! Boletim clínico: fractura do perónio e lesão na articulação da perna direita; escoriações muito ligeiras; sem mais lesões físicas ou morais; sono profundo e descansado. Descrição da ocorrência: abordagem por marginal à entrada da estação de Coimbra-B; impedimento, pelo dito, de fecho da porta do automóvel; reacção enérgica, minha, à prepotência do marginal; agressão primeira sob a forma de pontapé; reacção enérgica, minha, saindo do carro para desimpedir a via pública (revelando excesso de visionamento de séries norte-americanas nas quais o "bom" ganha sempre); confronto físico de exagerada proximidade; intervenção do resto da alcateia colocando-me em inferioridade numérica e física seguida de manobra de elemento feminino (demonstrativo de elevado profissionalismo) de inutilização do membro acima referido; pausa para retirar os feridos do campo de batalha (eu). Análise de conteúdo: não se tratou de violência étnica - os bandidos são bandidos seja qual for a característica dos indivíduos. A atitude demissionária e de assobiar para o ar de quem presenciou a ocorrência, não pode ser justificada pelo medo (característica, como é sabido, de quem tem cú), ou não faria sentido evocar esse pilar da civilização ocidental que é o amor ao próximo. Moral da história: há que lutar pela criação de condições que reduzam os caldos de cultura da marginalidade; há que reprimir sem contemplações e com máxima contundência os assomos de marginalidade; há que denunciar a atitude que produz "Solidariedade sim, mas só se for a do Banco Alimentar contra a fome". Tenho a perna partida, é certo. Mas desta vão tratar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Quem vai tratar da violência criminosa dos marginais e da criminosa (por omissão) passividade dos cidadãos cumpridores? Grande abraço de gratidão pela vossa amizade.

Texto retirado do Facebook

Nota:
Foi de uma enorme cobradia a agressão ao Manel e ao seu amigo e sinto uma revolta enorme ao saber que existiam pessoas a assistir a tudo e nada fizeram.
Muito mal vai a nossa sociedade muito mal vão os nossos taxistas e principalmente muito mal vai a sefurança na nossa cidade.
Será assim tão dificil saber quem foi? Claro que não, toda a gente sabe quem "manda" naquela zona.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desistir Nunca

Rui Avelar foi agarrado e arrastado pelo segurança

Rui Avelar é jornalista do Campeão das Províncias

Ensino Particular: Ministra considera encerramentos ilegítimos e admite apurar responsabilidades de diretores

As rápidas melhoras ao Manel Rocha após a desumana agressão que foi vitima

(Foto da Web)
Francisco Queirós

“Coimbra é cidade de Paz! A violência é filha das políticas sociais, culturais, étnicas dos governos de direita que há 35 anos desgovernam país. Os que barbaramente agrediram o Manel Rocha tentando assaltá-lo na estação velha são filhos de tudo isto! O Manel vai ficar bem. Como amigo, camarada e autarca sinto-me revoltadíssimo. Abração Manel votos de rápidas melhoras! Contra a violência! Viva a brigada e o Manel!”
-/-
Ontem o Autarca Francisco Queirós publicou no facebook a desumana agressão ao Manuel Rocha na zona da Estação Velha em Coimbra, não posso de deixar estar solidário com o Francisco Queirós nas frases que escreveu a demonstrar a sua indignação com o sucedido e de desejar as rápidas melhoras ao Manel Rocha.
Tive conhecimento no dia de hoje que o Manel tentou defender-se do assalto e essa sua reacção levou entre outras mazelas a que lhe partissem uma perna e que algum tempo atrás uma amiga do Manel foi agredida com uma navalha na mesma zona da Estação Velha.
A insegurança aumenta na cidade, aquela sempre foi uma zona bastante complicada e quase deserta a partir do fim da tarde que é frequentada quase exclusivamente por toxicodependentes e aprendizes de pequenos furtos.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Poder de antecipação do Presidente da Junta de São Bartolomeu

Nas últimas eleições aconteceram alguns percalços com o número de eleitor aos portadores do Cartão de Cidadão.

Eu estive nas mesas de voto na Freguesia de São Bartolomeu, onde tudo correu normalmente, embora tenhamos encaminhado várias pessoas para outras mesas de voto de outras freguesias vizinhas.
Na hora de almoço ouvi na televisão que estava a ocorrer problemas técnicos para se saber o número de eleitor aos portadores do Cartão de Cidadão, eu tentei aceder ao portal e por sms e a resposta que recebia era que o meu número de cidadão era inválido.
Devo realçar que o Executivo da Junta de Freguesia se antecipou a este problema técnico e tínhamos em cada mesa uma lista com todos os eleitores da Freguesia por ordem alfabética com o número de eleitor.
Sou um aficionado pelas novas tecnologias mas não dispenso a cábula manual que se torna muito útil nestas situações.

Assim vão as ruas da nossa baixa

As ruas da baixa da cidade foram à muito deixadas ao abandono como se pode confirmar diariamente.

Ordem de suspensão das obras no Bêco das Canivetas

Na tarde de hoje a Engenheira da Câmara Municipal de Coimbra responsável pela obra do Bêco das Canivetas, (pode ler a noticia aqui) deu ordem de suspensão da obra até nova ordem. Segundo alguns moradores, amanhã pelas 9h00 vai-se realizar uma reunião e uma visita ao prédio da Rua das Azeiteiras nº34, que é pertença da Autarquia, como pode verificar aqui .

Como pode aferir nas fotografias, a parede frontal do prédio do Bêco das Canivetas é a parede lateral do prédio da Rua das Azeiteiras, que se encontra num estado “criminoso” e a própria chaminé está na iminência de cair para o que ainda sobra do telhado.

Tirania – democrata ou ditadura - democrática

"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes" (William Shakespeare)

Corrupção, violência, violação dos direitos humanos, política politicamente incorrecta. A Democracia surgiu na Grécia Antiga, precisamente em Atenas, significando em epítome, governo do povo.

Ninguém é obrigado a fazer nada nesta vida, afinal, estamos em democracia, certo? Errado!
Existe quem defenda que deve ser obrigatório votar, mesmo tendo a opção de votar nulo ou em branco, o patriotismo fala mais alto. Intrujice! Patriotismo uma merda, isso chama-se "Ditadura Democrática", ou Pseudo-Democracia, tudo o que lhe quiserem chamar, menos democracia!
Evidentemente, que estou mais preocupado com o ano que agora se iniciou, pois o velho tempo do “Eusébio e da Amália” vai voltar!
Indigna-te!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

É preciso mantê-los quentinhos

Tempestade de poeira durante a hora de almoço na Rua das Azeiteiras

No dia de hoje pelas 12h30, alguns proprietários dos restaurantes da Rua das Azeiteiras interpelaram o empreiteiro, que afinal é subempreiteiro, que anda a demolir a fachada principal do prédio do Bêco das Canivetas que tem como proprietário a Câmara Municipal de Coimbra, por causa da enorme quantidade de pó amarelo que invadiu os estabelecimentos comerciais durante o almoço e conforme podem verificar na ultima fotografia, os panos de limpar as mesas e balcões estava naquele estado lastimável.
Como estava por ali (sou membro da Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu) aproveitei para tirar umas fotografias e informar que iria na parte da tarde ao Gabinete de Habitação expor a referida situação e tentar encontrar um consenso, já que o subempreiteiro diz que a culpa é da Câmara Municipal, pois não tem culpa do prédio não ter água.
Estive a falar com a Engenheira responsável pela obra foi bastante atenciosa, tomou nota do sucedido, ficou de pedir ao responsável pela obra para não fazer demolição das paredes entre as 12h00 e as 14h00 e apontou o problema da falta de água na obra.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Resultado Freguesia São Bartolomeu em Coimbra:

Resultado Freguesia São Bartolomeu em Coimbra:


Inscritos - 832

Votantes - 344

Brancos - 16

Nulos - 9

Cavaco Silva -169

Defensor Moura - 3

Francisco Lopes - 17

José Coelho - 7

Manuel Alegre - 85

Fernando Nobre - 38

Resultados Concelho de Penacova:

Resultados Concelho de Penacova:


Inscritos - 15286

Votantes - 6824

Brancos - 268

Nulos - 148

Cavaco Silva - 3848

Defensor Moura - 43

Francisco Lopes - 224

José Coelho - 181

Manuel Alegre - 1585

Fernando Nobre - 530

Pessoalmente fico satisfeito por ter sido escolhido para Mandatário de Fernando Nobre em Penacova.