segunda-feira, 17 de maio de 2010

Famílias Gays e Lésbicas

É muito difícil para as famílias e especialmente para os jovens falar da sua homossexualidade por isso, muitas vezes, este assunto permanece sob forma de segredo.
No meu entender a terapia de família auxilia a revelação do segredo da homossexualidade e proporciona a pais e filhos a oportunidade de expressarem sentimentos, temores, ansiedades e conflitos, isto é, ter um encontro com a própria realidade, embora os pais evite abordar o assunto.
As famílias, em geral, operam a partir de uma crença de que os filhos são heterossexuais e, portanto, seguirão estilos de vida e experiências heterossexuais: casar, ter filhos, ser pais, avós...
O que acontece àqueles jovens que se sentem diferentes, desde a infância, preferindo a companhia de meninas à de meninos, sendo mais artísticos, expressivos emocionalmente e menos interessados em desportos competitivos?
E àquelas jovens, que desde muito cedo, preferem brincadeiras de meninos, identificando-se com eles na maneira de vestir e de se comportar?
O preconceito social que assistimos, nas atitudes dos pais e amigos, em relação aos homossexuais, leva os filhos a reprimirem seus impulsos, escondendo sua verdadeira identidade sexual.
Na minha perspectiva as modificações não são fáceis de atingir, porém com acompanhamento especializado e mudanças de mentalidade serão o caminho a seguir.
Com este artigo de opinião espero ter aberto um espaço para reflexão sobre dificuldades enfrentadas por famílias com membros homossexuais e da socialização dos não homossexuais.
O acompanhamento a tais famílias levou-me a pensar sobre a maneira mais adequada de intervenção nesses casos já que tanto a bibliografia e estudos sobre este tema ainda são restritos.
Espero, aprofundar os meus conhecimentos sobre esse assunto tão polémico, e seguir os estudos e escrever sobre o tema e obter respostas à questão que proponho. Como afinal a ciência se propõe a explicar a homossexualidade?

Sem comentários: