segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Falta recursos humanos na Escola EB1 São Bartolomeu

No decorrer da reunião de pais no dia de hoje, 13 de Setembro de 2010, referente ao inicio do ano lectivo na Escola EB1 São Bartolomeu, chegou ao conhecimento dos pais e encarregados de educação, que o inicio do ano lectivo não iria começar da melhor maneira. A aposentação de uma Assistente Operacional e a sua não substituição faz com que a Escola fique reduzida a duas Assistentes Operacionais para cerca de 80 alunos, alguns com necessidades educativas especiais e que terão que desempenhar todas as tarefas inerentes à sua função bem como assegurar a hora de almoço com as refeições dos alunos. Como vão ter de assegurar todo o horário de funcionamento da Escola, vão existir momentos no decorrer do dia escolar que todo o serviço só vai ser assegurado por uma Assistente Operacional (da hora da abertura da Escola até á das 10.30 e das 14 horas até às 15.30, estes são alguns dos exemplos).
Para além da falta de Assistentes Operacionais a Escola São Bartolomeu também tem falta de Técnicos indispensáveis ao funcionamento e acompanhamento de alunos surdos (Formador de Língua Gestual e Terapeuta da Fala), é importante referir que a Escola EB1 de São Bartolomeu é a única no distrito considerada Escola de Referência para Educação Bilingue.
Os Encarregados de Educação deliberaram, fazer uma declaração/abaixo-assinado para enviar para a Direcção Regional de Educação do Centro, já que DIRECÇÃO EXECUTIVA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SILVA GAIO já informou da falta de recursos humanos existentes.
Eu na qualidade de Encarregado de Educação e Vogal Independente na Assembleia de Freguesia de São Bartolomeu, onde se encontra situada a referida Escola, e como um dos representantes dos pais da Turma do 3ª Ano, tenho a dupla obrigação e o dever de levar a público o conteúdo do abaixo-assinado.
Esperamos uma resposta breve e satisfatória, para assegurar o bom funcionamento do ano lectivo que agora teve começa, bem como a segurança dos nossos educandos, para garantirmos uma boa qualidade do ensino público para o qual todos nós contribuímos.
Lanço desde já um alerta, que caso não seja ultrapassado este problema de falta de recursos humanos, entrarei em contacto com os restantes representantes dos pais da EB1 São Bartolomeu para decidirmos que outras medidas serão tomadas para solucionar o problema, sempre com o objectivo de garantir a segurança para os nossos educandos e restante comunidade escolar e uma boa qualidade do ensino público.

Nota: Já enviei o texto e o comunicado a todos os Grupos Parlamentares, alguns Orgãos de Comunicação Social, Sede do Agrupamento e Direcção Regional de Educação do Centro.

2 comentários:

Anónimo disse...

PORQUE NÃO FOI CONVOCADA A JUNTA DE FREGUESIA PARA ESTA REUNIÃO?
QUANDO SE SABE QUE O PRESIDENTE DA JUNTA, FAZ PARTE DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SILVA GAIO.
GOSTARIA DE SER ESCLARECIDO.

Jorge Neves disse...

Muito fácil a resposta e mais concordo plenamente com a pergunta.
Eu disse "reunião" de pais no meu texto que serviu de introdução para publicar o abaixo-assinado,para utilizar o mesmo termo do abaixo-assinado/declaração. Pois na verdade foi-nos comunicado a falta de recursos humanos quase no fim da apresentação do novo ano lectivo, ou seja, estavamos todos numa das salas da Escola, estos todos engloba os professores, alunos e pais e alguns avós.
Uma mãe que tem um aluno no ensino especial, disse que era necessario fazer algo pois já no ano passado os tecnicos só tinham sido colocados em Novembro, alguem disse para se fazer um texto e as respectivas recolhas de assinaturas para ser enviado para a DREC, depois dessa mãe falar, cada turma foi com o respectivo aluno para a sala que lhe está destinado este ano lectivo, não se falou mais no assunto até aparecer uma professora de apoio a dizer que já tinham a declaração feita e para os pais a assinarem , ai eu pedi uma fotocopia da declaração que me foi entregue quando assinei o respectivo abaixo assinado,tambem foi falado que um pai ia mandar para os jornais, salvo erro esse pai trabalha num dos jornais locais.
Eu senti-me na obrigação de enviar tambem para a comunicação social local, que não publicaram,para a DREC, para a Sede do Agrupamento,Ministra da Educação e Grupos Parlamentares.
E como sou Vogal na Assembeia de Freguesia vou levar esta assunto no proximo dia 30 à reunião.
Posso dizer só mais uma coisa, não "confio" muito no responsavel do Agrupamento que está como responsavel pela Escola Primária.
Devo tambem informar que segundo sei este ano a Autarquia não ofereceu aos alunos das esclas primárias o Kit de aluno como faz todos os anos.
Tambem penso que a Directora da Escola São Bartolomeu deveria ter informado o Presidente da Junta de forma oficial.