quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aminetu Haidar

Aminetu Haidar, vai receber a medalha da Universidade de Coimbra, numa cerimónia a realizar no próximo dia 9 de Novembro.

Aminetu Haidar foi detida no aeroporto de El Aaiún, a 13 de Novembro, quando regressava de Nova Iorque, onde recebeu o prémio «Coragem 2009» da Fundação norte-americana Train.
De acordo com a Amnistia Internacional, a activista foi submetida a um interrogatório de mais de 24 horas, sem direito a advogado, tendo depois a polícia marroquina apreendido os seus documentos.
Aminetu Haidar foi enviada de avião para Lanzarote, Espanha, contra a sua vontade, e com o consentimento do governo espanhol, que agora não permite o seu regresso ao Sara Ocidental por não ter documentação, segundo informações da Amnistia Internacional.
A activista associou-se nos anos 1980 à resistência pacífica contra a ocupação marroquina do Sara Ocidental de 1975, ano em que Espanha saiu da zona e em que Marrocos e a Mauritânia a invadiram, tendo este último país reconhecido a independência da República Árabe do Sara Ocidental em 1979.

Sem comentários: