domingo, 17 de outubro de 2010

Lutar

Primeiro levaram os comunistas,Mas eu não me importeiPorque não era nada comigo.Em seguida levaram alguns operários,Mas a mim não me afectouPorque eu não sou operário.Depois prenderam os sindicalistas,Mas eu não me incomodeiPorque nunca fui sindicalista.Logo a seguir chegou a vezDe alguns padres, mas comoNunca fui religioso, também não liguei.Agora levaram-me a mimE quando percebi,Já era tarde.
Nos últimos tempos tenho sido assaltado frequentemente pela memória deste texto do Pastor protestante Martin Niemoller, texto que toda a gente se foi habituando a atribuir a Bertold Brecht e de que existem tantas versões quantas as traduções e realidades em que é citado. De qualquer modo é o seu profundo significado que realmente conta.
Na verdade, a cada dia que passa e pelo caminho que o país está a trilhar, é cada vez maior o número de pessoas (algumas conheço-as pessoalmente) que confessam o seu arrependimento por não terem, há já muito tempo, começado a envolver-se activamente na transformação da nossa triste realidade, participado na luta, nas manifestações, ter erguido a voz... ter estrilhado.
Outros, infelizmente, ainda não são capazes de o admitir publicamente. Outros ainda, desgraçadamente, estão convictamente do outro lado da barricada.
A mudança vai tardando, mas como escreveu o José Carlos Ary dos Santos,
«Levanta-te meu povo, não é tarde Agora é que o mar canta, é que o sol arde Pois quando o povo acorda é sempre cedo.»
http://samuel-cantigueiro.blogspot.com/

Sem comentários: