segunda-feira, 23 de maio de 2011

Escadas Monumentais do meu descontentamento!


As Escadas Monumentais em Coimbra para mim são um dos pontos máximos de referência da nossa cidade, como tal merece no meu entender o melhor tratamento possível, já basta o abandono em que se encontra, com degraus partidos, desnivelados.
A Escadas Monumentais foi e é o palco de muitas “lutas” estudantis, é a montra de muitas iniciativas da Associação Académica, não deviam no meu entender ser utilizadas por nenhum partido politico, clube de futebol como montra de grafites de campanha, como se encontram hoje.
Não é uma crítica em particular ao PCP, partido que admiro pela sua coerência e onde dei os primeiros passos na política, pois já outros partidos as utilizaram para o mesmo efeito é um alerta a todos os partidos e a quem tem responsabilidade pela conservação das Escadas Monumentais.

2 comentários:

LUIS FERNANDES disse...

Concordo inteiramente, Jorge. Olhar para estes degraus pintados agora, dá, pelo menos a mim, uma certa dor e tristeza. Bem sei que nos idos 1969 isso se fez, mas era diferente, havia uma necessidade absoluta de espaço para expressar o que ia na alma das gentes. Agora não. Sobra espaço e falta criatividade no passar da mensagem. É certo que este mau gosto é reiterado pelos estudantes, mas tem de acabar. Este acesso à Universidade deveria ser classificado de interesse público pela sua história.
Olhar para estas escadas actualmente todas pintalgadas é o mesmo que encontrar na rua uma velhinha, suja e maltrapilha, que quando éramos crianças nos ensinou o "Bê-à-bá". Neste usar de grafite forte sem arte, há muito abuso implícito e falta de respeito. O que é lamentável é exactamente o prevaricador ser o PCP, pela sua história de luta pela democracia. Se repararmos, pela luta estudantil de então, este grande partido estará muito ligado a este acesso pedonal. Logo, deveria estimar melhor os seus marcos. Não deveria ser preciso sujar as escadas monumentais para este grande partido fazer passar o seu recado político. Lamentável... pura e simplesmente.

MANUELA DUARTE disse...

LINDO....IMPORTANTE É CADA UM PERCEBER QUE ESTÁ NA HORA DA MUDANÇA E A MUDANÇA ...É SEM DÚVIDA A QUE ESTÁ MONUMENTAL MENTE INSCRITA NAS MONUMENTAIS ESCADAS...AVANTE!!!