sábado, 12 de novembro de 2011

Um pensamento abstrato mas direcionado…


Quando se comete algo ilícito, um crime seja ele a tiro, à marretada ou à facada até lhe provocar a morte seja ela desconhecida ou familiar e se tem a consciência do crime que cometeu e o assume, tem todo o direito de se defender em Tribunal para tentar atenuar a pena, pode utilizar todos os estratagemas possíveis e imaginários, ter falhas de memória, arrependimento, pedir perdão ou simplesmente se remeter ao silêncio.
Tudo o que essa pessoa dizer em sua defesa vai sempre ter duas leituras por parte da opinião pública, os que conhecem os intervenientes ficarão chocados com certas afirmações e declarações de quem já não se pode defender, mas quem não conhece a vivência dos intervenientes pode sempre cair na tentação de aceitar os motivos que levaram a cometer tal ou tais atos.
Por isso é que temos instituições de investigação criminal que são das melhores do Mundo mesmo com poucos meios técnicos e que conseguem demonstrar em Tribunal todos os esquemas e estratagemas da defesa mostrando inequivocamente todos os detalhes da investigação.
Por parte do arguido pode haver arrependimento do ato mas não se pode aceitar que se defenda com insinuações, mentiras de quem não está cá para se defender mesmo que essa seja a estratégia da sua defesa, onde está a moral? Onde está o respeito pelo outro ser humano?

Sem comentários: