quinta-feira, 21 de junho de 2012

O polémico regulamento do horário de funcionamento dos bares e discotecas de Coimbra

Foto retirada de : PROZAC virtual.

Como sabem eu sou a favor de disciplina e regulamentação para os bares e discotecas na cidade de Coimbra. Sou contra radicalismos neste caso específico, não podemos passar da selvajaria de horários até ao amanhecer para o “encerramento” nas horas de maior diversão e facturação dos bares e discotecas, tem de imperar o bom senso.
O novo regulamento se vier a ser aprovado e a indicação que tenho é que vai ser ou já foi a esta hora tem de ter um regime de excepção. Essa excepção tem de estar contemplada no regulamento com critérios bem explícitos e têm de ser cumpridos escrupulosamente pelos donos dos estabelecimentos e fiscalizados com imparcialidade por quem tem o dever de o fazer, se essas normas no regime de excepção não forem cumpridas o horário de funcionamento será reduzido de imediato.
Esse regime de excepção nunca pode contemplar bares e discotecas que estejam em zonas residenciais.
Eu sei muito bem que não é o “ambiente” do interior dos bares e discotecas que incomoda quem quer e precisa de descansar durante a noite, o problema reside no seu exterior, mas uma coisa não se pode desassociar da outra, só existe excessos às tantas da madrugada porque os bares/discotecas estão a funcionar a essa hora e muitos deles já fora do horário de funcionamento.
Mas o principal problema reside na falta de civismo e de respeito pelos outros (barulho, desacatos, excesso de álcool, vandalismo quando abalam às tantas da madrugada, para não dizer já em pleno dia desses estabelecimentos.
Das duas uma ou se aprovam horários de funcionamento adequados à área onde estão inseridos ou é necessário começar a aplicar coimas a quem não tem um comportamento adequado em sociedade.

Sem comentários: