domingo, 23 de dezembro de 2012

Uma reflexão sobre o Futsal de UPCC


Não era para escrever nada sobre este assunto porque nem sou associado, mas a pedido de “várias famílias  aqui deixo a minha reflexão sobre o estado do futsal em Chelo.

O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, assim diz o ditado.
Não era para existir futsal em Chelo este ano segundo já ouvi dizer, acabou a secção de futsal passando o mesmo a ficar a cargo da direcção do UPCC, também segundo ouvi dizer.
Não sei se é bom ou menos bom ou até mesmo mau, mas é o que existe.
Eu pessoalmente defendo que o futsal deve ter uma secção autônoma dentro do UPCC da mesma forma que o Rancho também teu, mas isto é o que eu penso e nada mais que isso.
Para mim o futsal sénior em Chelo devia ter sido suspenso durante três anos e apostarem exclusivamente nas camadas de formação e futsal feminino.
Como tudo o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita,  a aposta nas camadas jovens resume-se a uma única equipa de formação, deixou-se fugir para os outros clubes os melhores jogadores, o UPCC ficou sem quantidade e qualidade para assegurar o futuro do futsal sénior  mas esta minha reflexão tem o valor que tem e falo como observador sem ter o conhecimento real do que verdadeiramente se passa no interior do UPCC, mas não devo estar muito longe da realidade.
Desde Setembro que tenho assistido como espectador aos desenvolvimentos do futsal em Chelo, com passagens do género  “ treino ou treinas tu”, “eu fui convidado por fulano e tu por Sicrano , “se ele for o treinador o meu filho não joga, se o outro for o treinador não vale a pena porque não chega ao fim”, uma coisa é certa eu estava presente quando um treinador foi convidado para assumir uma equipa, e no meu entender quem o convidou fez muito bem, porque teve um excelente desempenho na época anterior como treinador trazendo um titulo para o UPCC, pena o clube não ter assegurado esses mesmos jogadores para dar continuidade ao projecto.
No futsal sénior  tudo na mesma como na época passada, com a particularidade de terem perdido um ou dois elementos de valor e de terem um plantel muito reduzido conforme se vem a provar neste momento devido ao número de lesões e de castigos.
Se o treinador podia fazer mais? Se calhar podia, mas fazer omeletes sem ovos não é possível  Muito pessoalmente, não sei como o treinador tem paciência e a coragem de continuar à frente da equipa, eu já tinha batido com a porta há muito.
Dizem que existe indisciplina no balneário  desorganização no UPCC e em relação a isso não posso opinar muito, porque gosto de escrever do que sei na realidade. Que existe muita indisciplina dentro do campo de jogo, isso existe, mas do que vi, essa indisciplina deve-se ao querer ganhar, ao calor do jogo e aos erros da arbitragem que quase sempre prejudicam o UPCC.
No último mês a equipa sénior de futsal praticamente esta reduzida a 6 jogadores, castigos e lesões são mais que muitos, os motivos todos os sabem e sobre isso não me vou alongar.
Mas posso dizer que em relação a esse motivo, a solução não era fácil de ser tomada, pelos vistos foi uma solução encontrada pelos jogadores e a direcção pouco ou nada podia fazer.
Se é a direcção que manda, se é os jogadores que mandam, se é os jogadores-directores que mandam ou se devia ser o treinador a mandar, nada vou acrescentar, os protagonistas se quiserem acrescentar algo a esta minha reflexão que o façam.
Em conclusão eu defendo aqui o que defendo publicamente em conversas, está na hora de apostar nas camadas de formação e suspender o futsal sénior durante três anos e reaparecer depois com uma equipa sénior formada nas camadas jovens do UPCC.

2 comentários:

Anónimo disse...

O típico adepto: "erros de arbitragem quase sempre contra o Chelo". É sempre importante fundamentarmos as nossas expressões:
-como foram cometidos esses erros?
-em que situações?
Quero que considere apenas uma critica positiva e não algo destrutivo porque até sou um admirador das suas palavras.
um bem haja e umas santas festas.

Jorge Neves disse...

Não costumo responder a comentários anónimos, mas como nunca digo nunca...
Alguns erros ao longo do campeonato cometidos pelas equipas de arbitragem, mas que ao mesmo tempo não desculpa o mau comportamento de alguns jogadores.
- Arbitro mandar jogar se f...
- Arbitro fazer peito para jogador que leva depois o mesmo a reagir
- Guarda-redes do UPCC defender fora da área com a mão e cartão vermelho e passado 5 minutos situação idêntica só mostrou cartão amarelo ao guarda-redes adversário.
Jogo decorrer 47 segundos com cronometro parado e a equipa do UPCC a jogar com menos um jogador
-Equipas de arbitragem a chegarem com a equipa adversaria

Estes são alguns erros mas existem mais principalmente dualidade de critérios, mas também devo acrescentar que na maioria dos casos não é devido a esses erros que o UPCC perde os jogos mas esses acumulares de erros leva a comportamentos menos próprios de alguns jogadores.

Nota : Estes erros são quase sempre cometidos por duas equipas de arbitragem.
Também lhe desejo um bom e Santo Natal e obrigado por comentar.