quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Silva Gaio : Silêncios pouco inocentes .




Vamos lá tentar quebrar o silêncio premeditado, do tipo pescadinha com o rabo de fora, acerca da Escola Silva Gaio e o projecto para o Estádio Universitário de Coimbra para acolher a realização dos EUSA Games em 2018.
Ontem vinha num jornal local que a Câmara Municipal de Coimbra tem conhecimento dos projectos para o Estádio Universitário, a maioria das pessoas também sabe que a UC pretende a Escola Silva Gaio embora nunca o assuma e nem responda aos emails que o Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro endereça, o mesmo faz a Câmara Municipal de Coimbra.
Muitos não sabem, mas a Escola Silva Gaio (edifício) pertence ao Ministério da Educação, mas os terrenos onde foi construída são da Câmara Municipal, bem sei que esta parte não era para ser do conhecimento publico, mas já a temos desde o tempo do anterior executivo camarário. A decisão do encerramento do Silva Gaio está nas mãos da autarquia, que até já assumiu que vê com bons olhos o encerramento do Silva Gaio e a transferência dos alunos para o D. Duarte. Mas esqueceu-se que a escola D. Duarte não pertence ao mesmo agrupamento e quem decide o futuro daquelas crianças/alunos são os pais e encarregados de educação e não se pode de modo algum esquecer o superior interesse dessas crianças/alunos.
Se o encerramento vier acontecer, o que não acredito, porque vai fazer correr muita tinta, pois os pais, Associações de Pais estão atentos e bastante unidos e têm memória, não se esquecem do que foi dito antes das últimas eleições autárquicas.
Esperamos que qualquer decisão passe sempre pelo Agrupamento da Escola, pela Associação de Pais e pelo Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral. Nós temos uma palavra a dizer, temos soluções, propostas que defendem o superior interesse das crianças/alunos e que não inviabiliza nenhum dos projectos do Estádio Universitário.
Este assunto tem mais repercussões do que se possa pensar, porque se o Silva Gaio encerrar vai levar à diminuição de alunos na escola primária de São Bartolomeu, na escola primária de Almedina e por arrastamento vai prejudicar ainda mais a baixa de Coimbra. A utilização da Escola Silva Gaio para a realização dos EUSA Games em 2018 é bem-vista e recomendável mas o encerramento da mesma para passar para as mãos da UC nem pensar!
Fico e ficaremos aguardar atentamente.
Jorge Neves
Representante dos Pais e Encarregados de Educação no Conselho Geral
Enviar um comentário