quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eco Veículo, de Coimbra, Portugal

Um amigo meu de Coimbra, mandou-me este e-mail.
Por tudo e porque se tratava de uma competição internacional, é de louvar o sucesso dos nossos jovens.
Parabéns à equipa e em particular ao jovem Luis Miguel Pontes.
Para os pais, vai também um louvor porque todos sabemos que estas “coisas” só se conseguem com muito esforço dos intervenientes directos, mas de igual modo, de muito apoio na “retaguarda”!

... Afinal... somos os melhores!!!!!!!!!!!!!!
Eco Veículo, de Coimbra, Portugal
1º Lugar na classificação das Universidades, com motor de combustão interna
2º Lugar na classe de protótipos, com motor de combustão interna
8º Lugar na classificação geral de protótipos
Estes foram os títulos conseguidos pela Equipa Eco Veículo, de Coimbra, após conseguir uma prestação de 2204,4 quilómetros com um litro de gasolina sem chumbo 95, a uma velocidade média de 30 km/h, naquela que é considerada actualmente a prova de eficiência energética mais importante do mundo, a Shell Eco-marathon Europe 2010. Esta teve lugar entre os dias 4 e 7 de Maio, no EuroSpeedway Lausitz, na Alemanha. Participaram nesta competição 22 países, com um total de 211 equipas e com mais de 3000 estudantes. Na categoria de protótipos com motor de combustão interna, categoria em que o Eco Veículo participa, inicialmente estavam inscritas 105 equipas, mas apenas 73 conseguiram aprovação no controlo técnico e somente 66 destas realizaram tentativas válidas.
De Portugal participaram no total 13 equipas, 6 destas na classe deprotótipos com motor de combustão interna:
Universidade do Minho - 1251 km/Litro;
Escola Secundária Alcaides de Faria – 722,4 km/Litro;
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu – 712,3 km/Litro;
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – 330,1 km/Litro;
Universidade de Aveiro – 245 km/Litro.
De Espanha participaram no total 18 equipas, com 12 destas na classe de protótipos com motor de combustão interna.
Relativamente aos dias da competição, os dias 4 e 5 de Maio estavam programados para as equipas realizarem os respectivos controlos técnicos e treinos, e os dias 6 e 7 para prova. Dadas as péssimas previsões meteorológicas para o dia 6, primeiro dia, a organização abdicou dos treinos na parte da tarde do dia 5 para que decorressem tentativas válidas para classificação. No dia 6 a pista esteve encerrada e no dia 7, o Eco Veículo alcançou o 2º lugar logo na primeira tentativa.
No âmbito geral as 12 equipas melhor classificadas em 2009, diminuíram a sua prestação em média 10% devido às condições climatéricas adversas (temperaturas baixas e vento moderado) e ainda devido ao piso do circuito apresentar alguma degradação. Todavia a Equipa Eco Veículo aumentou a sua prestação em cerca de 8%, relativamente ao ano de 2009.
Em resumo a Equipa Eco Veículo, mesmo com a escassez de apoios e sem qualquer suporte financeiro por parte da FCTUC e da UC, é actualmente a 2ª melhor equipa do Mundo na classe de protótipos com motor de combustão interna e a melhor equipa universitária do Mundo na classe de protótipos com motor de combustão interna.
Todas as informações sobre a equipa estão disponíveis no site: Aqui
Informações sobre a Shell Eco-marathon Europe 2010: Confira aqui


Sem comentários: