sábado, 22 de janeiro de 2011

Momento de reflexão eleitoral

Reflicta sobre os últimos anos: em quem votou? Lembra-se exactamente quais os candidatos eleitos para os cargos de Presidente da República e Governo? Muito provavelmente sim.
Em 2011 o processo eleitoral vai-se repetir, o que é fundamental num regime democrático. Amanhã vamos eleger o futuro Presidente da República. O momento é de reflexão. Chegou a hora de avaliarmos os candidatos e votarmos. Esse exercício deve dar a capacidade do eleitor fazer uma análise profunda de suas necessidades colectivas.
A reflexão tem a função de fazermos a triagem das promessas eleitorais feitas pelos candidatos, das armadilhas tais como: promessas espalhafatosas, marketing eleitoral, ligação do candidato com questões pouco profícuas à política, conjecturas e histórias estranhas. Concentre-se na competência de o candidato transformar em acção o que é necessário.
Não podemos esquecer que o nosso voto é um cheque em branco que dá o direito de quem elegemos de ajudar a governar e fiscalizar Portugal.
Se o candidato que escolheu após a reflexão não ganhou, temos o direito de fiscalizar, exigir e reivindicar de forma continuada.
A democracia não exige apenas a escolha, mas sim uma acção consciente. Vamos discutir política sem a defesa de posições partidárias e preocupados com o fortalecimento de nossa democracia.
Por isso vamos votar de forma correcta, chega de mentiras.



Sem comentários: