terça-feira, 17 de abril de 2012

A subversão de valores nas noites da atual sociedade


Já se perdeu a conta das vezes que a Rua Venâncio Rodrigues, é notícia devido às constantes sessões de pancada e alguns atos de vandalismo na mesma.
Nas noites de quinta para sexta-feira e de sexta para sábado quem mora e tem o azar de trabalhar perto da zona do NB tem de estar preparado para o pior em cada madrugada, entre as 4 e as 7 horas da manhã.
Os moradores e não só, têm “apenas” de suportar o barulho do movimento de passantes na rua, alguns deles completamente embriagados, que se deslocam nos seus carros estacionados em segunda fila e em cima dos passeios sem serem incomodados pelas forças policiais, os vidros das suas janelas e portas de entrada a serem o alvo privilegiado e nem a calçada à portuguesa escapa, servindo na maioria das vezes de arma de arremesso durante a exteriorização dos seus comportamentos anti-sociais.
Quem tiver os seus quartos virados para a rua fica e os seus carros estacionados fica com menos horas para poder descansar e fazer face a mais um dia de trabalho que se avizinha.
Quase que apetece escrever que quando não há barulho nem zaragata na Rua Venâncio Rodrigues, é Feriado Nacional.
Uma noite destas a porta de uma Instituição Publica bem como o passeio estavam cheios de sangue, já para não falar de garrafas e copos.
Urinam, dejectam e vomitam contra as paredes e carros estacionados e escapam-se!
Quase todos os dias de manhã o lixo amontoa-se nos passeios, não será da responsabilidade da Câmara Municipal proceder diariamente à limpeza dos passeios?
Defende-se uma articulação e patrulhamento mais apertado da Polícia de Segurança Pública, bem como da Polícia Municipal, e uma urgente intervenção da Câmara Municipal de Coimbra em relação ao licenciamento que aprovou para aquele estabelecimento de diversão, que segundo se consta pode funcionar até às 6 horas da manhã, mas também se consta que não tem licenciamento da Câmara Municipal.
Não é uma irresponsabilidade licenciar estabelecimentos de diversão que abrem quase diariamente até às 7 da manhã? Segundo se consta existem estabelecimento bem próximos que só podem funcionar até às 4 da manhã.
Que fique bem esclarecido que nada me move contra o estabelecimento de diversão que me referi, nem contra outro qualquer, mas sim em relação da sua localização, funcionamento e horário que está a praticar.

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

É caso para dizer: "CHAMEM A POLÍCIA!" -isto um pouco a "reinar".
Agora a sério. A Polícia Judiciária (PJ) fica a 20 metros deste estabelecimento, não me diga que não tem (esta polícia) uma palavra a dizer? Plasmar que o restabelecimento da ordem pública é da competência da PSP, para o cidadão comum e perante a inactividade da PJ, custa a entender demais. É algo surreal. Aliás,no meu ponto de vista, atenta contra a própria dignidade desta instituição. Porque, repare, perante o que se está a passar, as chefias da PJ não podem sensibilizar o coordenador máximo, que é o Ministro da Administração Interna? Tenha paciência, Jorge, mas, no meu entender, estamos perante alguma apatia e "deixa correr" bem à portuguesa.
Bem sei que a questão de fundo é outra -e aqui mais uma vez também não entendo, mas também é feito para não ser entendível. Não se consegue compreender porque razão há-de um estabelecimento de hotelaria, implantado no meio do casario e onde moram pessoas, ter licença até às 6h00. Acho que só por aqui se vê que por parte da Câmara Municipal de Coimbra,nos licenciamentos de horários comerciais, deve ser conforme a cara do requerente. E ainda faço outra pergunta: ainda há dias li no Diário de Coimbra que, às 7h00 da manhã, houve aí desacatos com sangue à mistura. Ora, perante isto, a autarquia fez alguma coisa, por exemplo, para reduzir os horários -que é o que deveria ter já feito imediatamente e há muito?
Continuo a teimar, Jorge, isto acontece porque a vizinhança, incluindo a PJ, se estão a borrifar para o problema. Houvesse interesse de quem aqui reside e trabalha e, em três tempos, estava resolvido.
Abraço.