quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quando a sofreguidão pelo “comer” nos afasta da luta pelos nossos direitos.

Fotografia retirada de "Fotos do Mural" no Facebook

A campanha selvagem e a adesão em massa dos portugueses ao saque consentido pelo Grupo Pingo – Doce dentro das suas lojas na campanha de desconto de 50% no valor de compras superior a 100 euros levou-me à conclusão que grande parte dos portugueses são pobres de espírito e este Grupo económico não tem o mínimo de sentido democrático e respeito pelos trabalhadores.
Não vi ninguém do Governo a falar sobre o assunto, a criticar mesmo a nível pessoal o dito acontecimento, que só ajudou a afundar o pequeno comercio que há muito foi deixado ao abandono.
Não gosto de falar e escrever com base no que os outros escrevem e falam, por isso desloquei-me para observar a grande golpada publicitaria das Lojas Pingo – Doce em Coimbra, nem queria acreditar no que estava a ver!
Eram centenas de pessoas em fila para entrar, centenas de carros estacionados na via publica, em cima dos passeios e passadeiras, espreitei pelos vidros das lojas e lá dentro era uma autentica selvajaria, prateleiras fora do sitio, vários produtos completamente esmagados no chão, atropelos, gritos, empurrões e elementos da PSP a tentar acalmar quem estava dentro das lojas e quem queria entrar.
Este saque consentido e promovido pela cadeia das Lojas Pingo – Doce é digno de reflexão por parte de quem governa Portugal e pelas autoridades competentes que não faz respeitar a Lei e as Leis da concorrência. Foi um triste espectáculo ao nível do terceiro mundo quando o povo faminto ou puro e simplesmente vândalo saqueiam toda uma cidade, só que neste caso é um saque promovido e incentivado pela Grupo económico em causa.
Ao povo português deixo um recado, está na altura de não serem tão ignorantes, de não se deixarem manipular por situações destas e de não serem cúmplices do fim do comércio tradicional, dos direitos sociais e da democracia.

Nota: Observei imensas pessoas com os carrinhos de compras repletos de cerveja, vinhos, licores, sumos, batatas fritas, iogurtes, enlatados, quantidades imensas de guardanapos e detergentes.

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

Bom texto, Jorge.
Abraço.