quinta-feira, 18 de abril de 2013

O desassossego das noites na Rua Venâncio Rodrigues







Muitos acontecimentos florescem na Rua Venâncio Rodrigues, mais conhecida entre os jovens pela rua do NB Coimbra.
O NB é frequentado na sua maioria por jovens, a sua maioria estudantes universitários, com idade própria de serem rebeldes, de terem o sangue na guelra, de consumirem bastantes bebidas alcoólicas explosivas, mas isso não serve de desculpa para tudo.
Muito se tem escrito sobre este assunto, mas ninguém com responsabilidades na sociedade para poder intervir o faz, para acabar de uma vez por todas com estes sucessivos comportamentos anti-sociais. Quase de forma diária, mas com mais relevância nas madrugadas de terça e quinta feira, podemos verificar, dezenas de garrafas de vidro espalhadas nos passeios, debaixo dos carros, vidros partidos, pedras arrancadas dos passeios, sinais de transito arrancados, zonas completamente cheias de urina, de vomitado e até de dejectos.
Não é da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra o licenciamento?
Não é da responsabilidade da Câmara municipal de Coimbra proceder à limpeza e lavagem dos passeios e da estrada?
A Junta de Freguesia da Sé nova nada diz ou faz em relação a este assunto?
Defendo uma articulação e patrulhamento mais apertado da Polícia de Segurança Pública e Polícia Municipal, e uma urgente intervenção da Câmara Municipal de Coimbra em relação ao licenciamento, que não deve exceder as 4 da madrugada, até porque os veículos de recolha do lixo passam antes dessa hora.
Estive no local a observar atentamente os estragos da noite de 17 de Abril na via publica e reparei que o referido bar tem para a Rua Venâncio Rodrigues 4 portas de saída de emergência, logo essas mesmas portas não podem no meu entender ser utilizadas como entrada pelo bar em questão. A ser correcta esta minha observação denota que existe uma falha dos serviços de fiscalização.
Por outro lado, os moradores e não só, são obrigados a suportar o barulho do movimento de passantes na rua, alguns deles completamente embriagados, que se deslocam nos seus carros estacionados em segunda fila e em cima dos passeios sem serem incomodados pelas forças policiais, os vidros das suas janelas e portas a serem o alvo privilegiado dos vómitos e dejectos e nem a calçada à portuguesa escapa, servindo na maioria das vezes de arma de arremesso durante a exteriorização dos seus comportamentos anti-sociais.
No meu entender, a Câmara Municipal deve limitar o horário de funcionamento do NB até às quatro da manhã, vista ser uma zona residencial e de se encontrar na zona a Policia Judiciária de Coimbra. E deviam limitar o trânsito na Rua Venâncio Rodrigues exclusivamente a moradores, veículos de emergência médica e das forças policiais das 20h00 até ás 8h00.
Sei que é difícil “combater” os interesses instalados, mas eles não estão acima dos órgãos de decisão do Estado.
Haja coragem.

Enviei este texto para:

Comando da Policia de Segurança Publica de Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra

Junta de Freguesia da Sé Nova


Enviar um comentário