quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Baixa de Coimbra regista menos crimes e mais visitantes

"Secretária de Estado da Administração Interna garante que o sistema de videovigilância permitiu reduzir de 15 a 20 por cento o volume de crimes. Comerciantes andam “mais seguros e satisfeitos”
A Baixa de Coimbra regista, nos últimos meses, um decréscimo no número de crimes e um aumento de visitantes, garantiu ontem a secretária de Estado da Administração Interna. «As cidades do Porto, Coimbra e Fátima, onde foi instalada a videovigilância, estão a registar menos 15 a 20 por cento de casos de criminalidade», afirmou Dalila Araújo.
«O balanço é para já positivo. No caso de Coimbra e do Porto além da redução dos casos participados e das ocorrências, verificamos que está a haver um aumento de pessoas na rua. Esse é para nós o primeiro sinal de que existe mais segurança», acrescentou.
Os dados são confirmados pelos comerciantes da Baixa. «Partilhamos as ideias da senhora secretária de Estado. É notório que há menos criminalidade. Não tenho como provar que tem exclusivamente a ver com o sistema de videovigilância, mas acredito que sim», explicou ao Diário de Coimbra o presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Armindo Gaspar. A rede de câmaras de vigilância montada na Baixa de Coimbra foi inaugurada em Dezembro de 2009.
O responsável garantiu também que «ultimamente tem existido um crescimento do número de pessoas na Baixa». «Somos visitados por muita gente, não só portugueses, mas sobretudo, neste período de férias, por estrangeiros», acrescentou.
Os comerciantes garantem que se sentem «mais seguros e satisfeitos» em relação a alguns meses atrás e desejam que as coisas «continuem assim».
O Diário de Coimbra contactou a PSP de Coimbra, que ao fim da tarde de ontem não conseguiu confirmar ou desmentir os dados da secretária de Estado, remetendo um comentário para mais tarde.
Para além de Coimbra, a secretária de Estado da Administração Interna comentou também a eficácia dos sistemas de videovigilância noutras cidades. Relativamente ao santuário de Fátima, onde o sistema de videovigilância funciona há dois anos, Dalila Araújo referiu que as câmaras têm sido importantes não só na «repressão» da criminalidade, como também para aumentar a capacidade de intervenção em casos de emergência médica.
A cidade de Lisboa, mais concretamente a zona da Baixa Pombalina e do Bairro Alto, será a próxima a receber o sistema de videovigilância o que, segundo adiantou, deverá acontecer até ao final deste ano.
Dalila Araújo adiantou ainda que além de Lisboa, estão a ser preparados projectos de videovigilância para as cidades de Portimão e Albufeira e para as vilas da Batalha e Óbidos."
Agora escrevo eu!
Alto e pára o baile! Mas nais visitantes na Baixa? Claro, estamos em pleno mês de Agosto, época de saldos e reduções de preços, muita gente de ferias sem dinheiro para sair de casa e turistas a visitar a nossa Cidade. Como é lógico, temos mais visitantes na Baixa, e menos crimes.Porque menos crimes( assaltos a estabelecimentos comerciais), resposta simples também, nesta altura do ano, os senhores do alheio deslocam-se para a Figueira da Foz e outras zonas balneares, esperem pelas primeiras semanas de Setembro e vamos ver se os crimes continuam a diminuir. Lógico que o comando da PSP nada diz, o sistema de videovigilância  continua a não trabalhar 24 horas por dia e a não gravar as imagens.
Vamos com calma nas declarações que se fazem do tipo politicamente correcto.

Sem comentários: