quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Igreja da Graça em Coimbra tratada de forma selvagem


Fachada principal da Igreja da Graça de Coimbra.A Igreja da Graça, também Colégio da Graça, localiza-se na rua da Sofia, no centro de Coimbra, Portugal.
O Colégio da Graça pertenceu à Ordem dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho e foi fundado por D. João III em 1543, incorporando-se à Universidade de Coimbra em 1549. O desenho do complexo foi realizado por Diogo de Castilho, que estabeleceu no Colégio da Graça o modelo arquitectónico renascentista da igreja e claustro que seria empregado pelo mesmo arquitecto em outros colégios da cidade.
A fachada da igreja é muito simples, de recorte clássico. O portal rectangular com colunas toscanas e entablamento possui um nicho com imagem da Virgem com o Menino. Na parte superior há um frontão triangular com o escudo régio.
A planta da igreja é muito inovadora para a época. A igreja é de nave única coberta com uma abóbada de caixotões de pedra, com capelas conectadas por corredores nas laterais. A capela-mor possui um monumental retábulo de talha da primeira metade do século XVII, contendo seis telas com pinturas sobre a vida da Virgem da autoria de Baltazar Gomes Figueira, pai da pintora Josefa de Óbidos. Junto à entrada encontra-se o coro-alto com cadeiral entalhado do século XVII.
O claustro do colégio tem dois pisos e foi iniciado em 1548, com desenho de Diogo de Castilho. O primeiro piso possui arcos geminados e está coberto por abóbada de berço. O segundo piso foi edificado somente no século XVII.
O colégio foi desactivado no século XIX e ocupado pelo Exército. Está classificado como Monumento Nacional desde 1997.
Conforme se pode observar na fotografia em cima a Igreja da Graça está a ser vitima de um crime publico contra o património.

Sem comentários: