sábado, 4 de setembro de 2010

Ordem dos Templários

(Foto da Web)


"Mais de 50 cidadãos de vários países foram hoje investidos como novos membros da Ordem dos Templários, numa cerimónia solene que decorreu na catedral da Sé Nova, em Coimbra.

A investidura internacional, a que registou o maior ingresso de membros no conjunto das três realizadas este ano em Portugal, consistiu numa cerimónia solene e pública em que o grão-mestre universal nomeou os novos cavaleiros e damas, perante uma assembleia constituída pelos líderes e membros da Ordem dos Templários, bem como por diversas entidades eclesiásticas, civis e militares.
Após a entrada do cortejo dos templários, adejando os seus mantos brancos, no templo católico, seguiu-se uma cerimónia religiosa e depois a investidura internacional, em que os novos membros assumem o compromisso de cumprir os estatutos da Ordem do Templo.
Os postulantes ajoelhavam-se perante o grão-mestre, o português Fernando Pinto Fontes, que, segundo o ritual templário, lhes tocava levemente nos ombros e cabeça com a espada, dizendo, ao invocar a Santíssima Trindade, “Eu te faço Cavaleiro/Dama Templária hoje e para sempre”.
Após o toque com a espada, que tem o “significado simbólico de pureza, justiça e comunhão física e espiritual num mesmo ideal”, era-lhes colocado o manto branco e a cruz peitoral da Ordem dos Templários e dada a “palmada ritual”, que representa a &ldqu o;última injúria que o cavaleiro/dama recebe, sem dela tomar vingança”.
Fundada em 1118, a Ordem dos Templários, que tem mais de 20 mil membros distribuídos por cerca de 50 países, reúne-se, em convento internacional, desde quinta feira em Coimbra.
Nesta reunião magna internacional participam cerca de 250 templários de 30 nações, estando em discussão a relação da organização com o Vaticano e a localização da sede e de um museu para acolher o espólio da instituição, de acordo com a agenda definida pelo grão-mestre.
O evento é organizado pela Comendadoria de Coimbra Rainha Santa Isabel, liderada por Claudino Marques.
De acordo com este responsável, o mais jovem membro hoje investido em Coimbra é Ana Ataíde, de 22 anos, da Guarda.
“Era muito importante ingressar na Ordem, porque os princípios da minha profissão [assistente social] são comuns: a justiça, a dignidade, o fazer o bem”, explicou a nova dama templária à agência Lusa no final da cerimónia.
A jovem adiantou que quer dar continuidade ao trabalho de seu pai, José Maria Ataíde, da Comendadoria da Guarda.

“Como bons cidadãos, mesmo antes de fazermos o juramento o facto de fazermos o bem já é cumprido, agora é uma maior responsabilidade”, considerou ainda.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***"
Autor
Lusa

Sem comentários: