segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O que é ser português? Ser português é…

O que é ser português? Ser português é…

Sem querer generalizar, este texto é para todos os portugueses!
Especialmente para aqueles que têm o dom de ser… mesmo tugas!
Ser português é não respeitar quem o respeita, é ter inveja do seu vizinho e ser curioso mas ter preguiça em aprender. É dar um murro na mesa quando quer ser ouvido e ser bom mas não ser reconhecido, ou então ser reconhecido e deixa de ser português.
Ser português é levar o arroz de frango para a praia, é guardar aquelas cuecas velhas para polir o carro e criticar o governo local mas jamais se queixar oficialmente. É enfeitar as estantes da sala com as prendas do casamento, é emigrar e mandar piropos a desconhecidas.
Ser português é ninguém saber nada do nosso país excepto os Brasileiros e os Espanhóis que gozam dele, é levar a vida mais relaxada da Europa mesmo sendo os últimos de quase todas as estatísticas.
Ser tuga é fazer sinal de luzes para avisar os maus condutores, é ter o resto do mundo a pensar que Portugal é uma província espanhola, é exigir que lhe chamem “Doutor” mesmo sendo um zé-ninguém e passar o domingo no centro comercial. É tirar a cera dos ouvidos com a chave do carro ou a tampa da esferográfica.
Ser português é axaxinar o Portuguex ao eskrever. É ir à aldeia todos os fins-de-semana visitar os pais ou avós, é deitar tarde e ver diariamente cinco telenovelas brasileiras. É já ter “ido à bruxa” e ter os filhos baptizados e de catecismo na mão mas nunca por os pés na igreja.
Ser português é ir de carro para todo o lado, aconteça o que acontecer e lavar o carro na fonte ao domingo. É não ser racista mas abrir uma excepção para com os ciganos. É levar com as piadas dos brasileiros, mas só saber fazer piadas dos alentejanos. É ter uma mãe ou avó que se veste de luto, é viver em casa dos pais até aos 30 e acender o cigarro a qualquer hora e em qualquer lugar sem quaisquer preocupações.
Ser português é ter bigode e ser baixinho, é ter três telemóveis e organizar jogos de futebol solteiros e casados. É ir à bola ao domingo à tarde e bater na mulher à noite.
Ser português é gastar uma fortuna no telemóvel mas pensar duas vezes antes de ir ao dentista, é cometer 3 infracções ao código da estrada em 5 segundos. É pedir um empréstimo para ir pró Algarve em Agosto, é ir passear de carro ao domingo para a avenida principal e ser adolescente e dizer “prontos” no fim de cada frase.

Texto adaptado
in Portal das Curiosidades

Enfim, ser tuga é o sonho de qualquer um, excepto o nosso! Mas é um orgulho ser português!


Sem comentários: