quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

“Trilhos” desafiam famílias a (re)conhecer a Alta de Coimbra

(Foto e texto CienciaPT )
"O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida todos os curiosos a levantar a cabeça e olhar para a cidade antiga que rodeia o Laboratório Chimico, numa nova edição dos “Trilhos”, a 30 de Janeiro. O que edifícios degradados, novos ou reabilitados nos contam sobre a Alta de Coimbra e as suas vivências? Resposta no Domingo, a partir das 11 horas. A participação é livre.
Para Raimundo Mendes da Silva, que vai acompanhar o “Passeio pela Alta de Coimbra”, o desafio colocado é olhar para a Alta como para um quadro numa galeria, que se observa de longe e, depois, mais de perto (e que se pode tocar). O professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai falar de construção, de materiais e de tecnologia, numa linguagem acessível a todos.
“O detalhe do telhado, do beiral ventilado e da cornija ornamentada ficam fora do alcance habitual da nossa vista”, esclarece Raimundo Mendes da Silva, referindo também “os fingidos de cal, já raros, que se escondem por baixo de musgos e crostas negras que o tempo lhes impôs e esperam a nossa redescoberta”.
“Conhecer a cidade – para todas as idades e sensibilidades - é o primeiro passo para gostar dela e para perceber que contributo dar para que tenha futuro e participe activamente num percurso de desenvolvimento sustentável”, defende o especialista.
O programa “Trilhos” desafia crianças e adultos a sair de casa com a família e amigos, para um passeio pedestre pelos lugares à volta do Museu da Ciência e da Universidade de Coimbra, à procura da ciência surpreendente que se encontra fora dos edifícios, nas ruas e nos jardins.
A inscrição na iniciativa é gratuita, mas requer marcação prévia, uma vez que o número de participantes é limitado a 25 pessoas. No dia 27 de Fevereiro, António Leal Duarte, docente no Departamento de Matemática da FCTUC, coordena um “Passeio com os Azulejos Jesuítas”."

Fonte: www.cienciapt.net

Sem comentários: