quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ucrânia: Governo proíbe estendais nas varandas, mulheres despem-se em protesto

(Fotografia e noticia do noticias.sapo)

"Um grupo de ucranianas, membros da associação feminista FEMEN, despiu-se ontem nas varandas de Kiev em sinal de protesto. O governo proibiu que se estendesse roupa nas varandas durante o Campeonato Europeu de Futebol, a realizar-se em 2012, e as mulheres enfrentaram cinco graus negativos, sem roupa.
A Ucrânia já prepara o Euro 2012 e o governo tem anunciado as medidas que, durante o campeonato, vão garantir que os visitantes encontrem um país sem falhas.
Uma delas tem causado polémica: devido às suas casas tradicionalmente pequenas e ao baixo uso de secadores, os ucranianos usam habitualmente as suas varandas para estender roupa ou armazenar bens pessoais. O governo proibiu agora que o façam durante o campeonato.
Dez mulheres decidiram tirar a roupa interior e sair para as varandas de uma das principais ruas da capital, Kiev, protestando contra a medida. Seguraram cartazes com frases como «As varandas são do povo!» e «Propriedade privada!» e enfrentaram as gélidas temperaturas negativas.
A proibição foi estendida a todas as quatro cidades que acolhem o Euro 2012 e estima-se que vá afectar mais de um milhão de habitantes. "
@SAPO

Sem comentários: