quarta-feira, 6 de abril de 2011

"nenhumas patentes sobre as sementes"

"Sabem, que no próximo dia 18 de Abril será aprovado em Bruxelas uma directiva sobre as sementes para a agricultura?
Que, por exemplo, 75% das sementes que são lançadas à terra em cada ano são sementes guardadas pelos próprios agricultores e que isso será absolutamente proibido a partir de então?
Que vão ficar certificadas meia dúzia de marcas/empresas para fornecer à agricultura, acabando com identidades nacionais nessa área?
Que apenas podem chegar ao mercados, couves, alfaces e outros verdes, por exemplo, espécies provenientes dessa certificação?
Que para poder-se produzir, a exploração terá de ter um mínimo de 10 hectares?
Que tudo isso se faz com base no interesse de algumas empresas produtoras de sementes que afirmam não ter o rendimento do investimento feito em tecnologia e outros meios de produção, esquecendo que os seus investigadores foram formados em universidades públicas e a tecnologia é sempre um esforço do País e sempre colocada à disposição da iniciativa privada?
Que a maioria dessas empresas beneficiaram de apoios económicos e financeiros em larga escala, quer de programas oficiais da comunidade, que em empréstimos da banca que hoje pagam os contribuintes à conta de tornar pública uma dívida que é privada?
Sabem que iremos ter a ASAE de novo a correr mercados municipais a analisar, a apreender e a inutilizar as couves que sempre comemos no nosso caldo verde à portuguesa?"


Paulo Bernardino


Paulo Bernardino (PhD)
Director
Pedro Bessa (PhD)
Vice-Director
Mestrado - Criação Artística Contemporânea
http://www.ua.pt/ca/PageCourse.aspx?id=100&b=1
Departamento Comunicação e Arte
http://www.ua.pt/ca/
Universidade de Aveiro
3810 - 193 Aveiro
Portugal
tel. + 351 234 378 148
fax + 351 234 370 868
email. pbernard@ua.pt

(Recebido por mail)

Sem comentários: