segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Entrevista com Madalena Balça sobre a Fundação Miguel Escobar

Miguel é um homem diferente... Encantou-se com Coimbra, gostou da forma como foi acolhido e encara o trabalho que agora desenvolve junto das crianças de bairros sociais da cidade, como uma maneira de dizer obrigado...
Naquele fim de dia no Bairro da Rosa falei com um homem que tem a ternura no olhar e que me mostrou, de modo muito claro, que acredita firmemente que é possível trabalhar a integração social daquelas crianças através do futebol.
Por outro lado, devo dizer-vos que fiquei impressionada com a maturidade dos miúdos e, principalmente, com o facto de perceber que para eles aqueles momentos de treino semanal representam muito mais do que uma brincadeira - ali eles aprendem um conjunto de valores e princípios e têm já consciência disso.
Enfim, ali aprendem afinal a crescer melhor.
Jorge Neves, João Ferraz e Miguel com parte da equipa da escola de Futebol Social da Fundação Miguel Escobar.

Jorge Neves é um dos que têm estado sempre ao lado de Miguel neste projecto. Conheceram-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação onde estão ambos a concluir a licenciatura em Serviço Social. Quando Miguel lhe falou da ideia de trabalhar a integração social de crianças do Bairro da Rosa e do Ingote, através do futebol, Jorge Neves não lhe virou as costas. Não podia já que ele próprio é um homem com particular sensibilidade para estas questões que se relacionam com a protecção dos desfavorecidos.
Também João Ferraz se disponibilizou para dar uma mão a este projecto. João é treinador de futsal e conheceu Miguel exactamente num curso para treinadores. Quando Miguel Escobar necessitou de apoio João disse presente. Passou parte do inverno passado naquele campo ao ar livre a treinar as crianças e aprendeu muito com a força e tenacidade daqueles jogadores tão especiais.
Não está na galeria de imagens mas tenho que falar-vos ainda do Marco Rodrigues, outro amigo da Fundação Miguel Escobar. Marco tem uma fábrica de equipamentos desportivos - TREZE - e teve conhecimento da existência deste projecto através de uma reportagem televisiva. Ficou de tal modo sensibilizado que resolveu, dentro das suas possibilidades, ajudar... A partir daí as crianças da Fundação vão para os jogos devidamente equipados. Deste modo, a estigmatização a que à partida estavam votados desapareceu.
 Miguel Escobar nasceu há 52 anos no Paraguai mas em 1982 veio para Portugal como futebolista profissional. Jogou na Associação Académica de Coimbra, Vianense, Monção entre outros e acabou por se radicar no nosso país, onde terminou a carreira de jogador depois de uma lesão grave no joelho. Coimbra foi a cidade que escolheu para viver.

Hoje Miguel Escobar está a escassos meses de terminar a Licenciatura em Serviço Social na Universidade de Coimbra, depois de ter obtido um diploma em Trabalho Social na Universidade de Salamanca.
Há mais de 10 anos respondeu ao apelo da Associação de Moradores do Bairro da Rosa e começou a treinar alguns jovens ajudando-os a ocupar os tempos livres de uma forma saudável.
A experiência positiva no Bairro da Rosa fê-lo sonhar com um projecto que associasse a paixão pelo futebol, à formação académica que, entretanto, obteve. Em 2008 nasceu a Fundação Miguel Escobar e o projecto de integração social através da prática desportiva a que chamou – futebol social.
Pela sua tenacidade, pela determinação e por acreditar que todas as crianças têm direito a uma oportunidade Miguel Escobar será esta semana Herói Como Nós.
Pode ouvir a entrevista aqui:
RTP-ANTENA 1

Sem comentários: